Tópico original:

#TBT - Os Galaxy Tab A que não foram lançados no Brasil

(Tópico criado em: 01-09-2025 12:11 AM)
89 Exibições
CAV
Expert Level 1
Opções
Tablets

A linha Galaxy Tab A, desde 2015, vem fazendo sucesso com modelos básicos e intermediários com bom custo-benefício, e no Brasil não é diferente. Contudo, nem tudo que foi anunciado chegou por aqui.

Então gostaria de relembrar com os Samsung Members esses modelos.

Lá em 2018, quando a Samsung lançou o Galaxy Tab A 10.5 (eu tive um, e falei dele aqui), ela lançou também, mas sem alarde, o Tab A 8.0 (SM-T387) apenas para a América do Norte, que meio que sucedeu o modelo de 8 polegadas de 2017 (SM-T385), que tivemos no Brasil.

Ele basicamente manteve o Snapdragon 425, os 2 GB de RAM e bateria de 5000 mAh do modelo de 2017, mas era um pouco menor. Ele vinha com 32 GB de armazenamento (o outro tinha 16 GB), e as câmeras eram piores (5 MP traseira e 2 MP frontal, contra 8 MP e 5 MP do modelo anterior).

tab-a-8.0.png

Fonte da imagem: Samsung US

Agora pulando para 2020, a Samsung lançou, também na América do Norte, uma espécie de sucessor para o modelo comentado anteriormente, mas agora com tela ligeiramente maior: o Tab A 8.4 (SM-T307). Ele não era muito diferente do Tab A 8.0 com S-Pen (SM-P205) que tivemos no Brasil, já que tinha basicamente as mesmas especificações (tela LCD, chipset Exynos 7904, 3 GB de RAM, 32 GB de armazenamento, câmera traseira de 8 MP e frontal de 5 MP). Só a bateria que era maior, de 5000 mAh (contra 4200 mAh do modelo com S-Pen), e a saída de som que era estéreo, com dois alto-falantes.

tab-a-8.4.png

Fonte da imagem: Samsung US

Por fim, ainda em 2020, a Samsung lançou o Galaxy Tab A7 (SM-T500), que foi comercializado no Brasil, e fez um relativo sucesso (embora o Tab A7 Lite fez muito mais). Mas provavelmente no Oriente Médio, o sucesso deve ter sido maior, já que em 2022, sem alarde, ela relançou o mesmo Tab A7 (SM-T509), onde a única mudança foi o chipset, que passou a ser o Unisoc T618 (anteriormente era o Snapdragon 662). Mas de resto, continuou tudo igual: tela de 10.4 polegadas, 3 ou 4 GB de RAM, 32 ou 64 GB de armazenamento, câmera traseira de 8 MP, câmera frontal de 5 MP, áudio estéreo com 4 alto-falantes e bateria de 7040 mAh. O modelo de 2020 foi lançado com Android 10 e foi atualizado até o Android 12. Já o modelo de 2022 foi lançado já com o Android 12 de fábrica, mas não recebeu nenhuma atualização, dando a entender que a Samsung considerou o modelo de 2022 como se fosse apenas um novo lote do modelo lançado dois anos antes, diferente do que ela faria posteriormente com o Tab S6 Lite, por exemplo.

tab-a7.png

Fonte da imagem: Samsung PS

Deixe nos comentários o que você achou desse post, e se você tem ou já teve um Galaxy Tab A.

6 Comentários
ManuSM
Expert Level 4
Tablets
Esse 8.0 é o tamanho dele? Ou é a versão dele?
CAV
Expert Level 1
Tablets

Sim, é o tamanho da tela.

0 Kudos
ManuSM
Expert Level 4
Tablets
Os celulares de hoje em dia quase um tablet 😭
ManuSM
Expert Level 4
Tablets
Eu gostei. O Tab A7 Lite foi o último Tab com versão Lite, não tiveram outros, eu acho. E eu ainda me pergunto por que a Samsung continua lançando o Tab S6 Lite, com 4 GB RAM ainda.

O Tab A 8.4 tem o papel de parede parecido com o do Tab S6, me lembrou ele.

E não, eu nunca tive um Galaxy Tab A 😭
CAV
Expert Level 1
Tablets

O Tab A9 meio que ocupou o lugar do Tab A7 Lite.

E, sim, o Tab S6 Lite (2024) deveria ter vindo com 6 GB de RAM.

0 Kudos
ramonramon
Active Level 4
Tablets
Que interessante! Não conhecia o Tab A com S Pen. Seria ótimo! Infelizmente, ele não foi atualizado. Achei um modelo no ML por 1.400! 32 GB, 3GB de RAM, Android 9. Com fone! Difícil achar ou lidar com essas características em 2025.
Curioso também ver que a lógica da câmera traseira ser melhor do que a câmera frontal continua nos tablets mais modernos.