Tópico original:

Galaxy S26 Ultra com codec APV: o que é, como funciona e como gravar vídeos em 8K

(Tópico criado em: 04-16-2026 05:01 PM)
14318 Exibições
Moderadora_Marina
Community Manager
Opções
Tutoriais e dicas

O Galaxy S26 Ultra grava vídeos em até 8K a 30 fps com o codec APV (Advanced Professional Video). O recurso foi desenvolvido para oferecer qualidade de imagem mais alta, preservando mais detalhes e com mais flexibilidade na edição de vídeo. 

O codec APV no Galaxy S26 Ultra é indicado para quem busca gravação com aparência profissional direto no smartphone. 

O que é o codec APV no Galaxy S26 Ultra 

O APV (Advanced Professional Video) é um codec de vídeo criado para capturar arquivos com mais fidelidade visual e menos perda de qualidade ao longo da edição. 

Na prática, o codec APV ajuda a preservar mais informações da imagem, o que é útil para vídeos com texturas finas, contraste mais complexo e ajustes posteriores de cor, luz e nitidez. 

Para que serve o APV 

O APV no Galaxy S26 Ultra serve para gravar vídeos com mais qualidade e mais controle na pós-produção. 

Com ele, vocês podem: 

• Preservar detalhes de pele, água, tecido e cabelo. 
  • Manter uma qualidade melhor após a edição e a exportação. 
  • Gravar com visual mais próximo ao de produções profissionais. 
  • Ter mais flexibilidade para ajustes de cor e acabamento. 

Especificações do APV no Galaxy S26 Ultra 

O Galaxy S26 Ultra com APV oferece os seguintes recursos de vídeo:  

• Resolução: até 8K (7680 × 4320) a 30 fps. 
  • Cor: suporte a 4:2:2. 
  • Modos de qualidade: 4:2:2 HQ e 4:2:2 LQ. 
  • Perfis de imagem. 
  • APV HDR, pronto para uso. 
  • APV Log, ideal para color grading. 
  • Armazenamento: possibilidade de gravação em dispositivo externo por USB. 

Qual a diferença entre APV e HEVC 

A diferença entre APV e HEVC está no objetivo de cada codec. 

O HEVC prioriza compressão e arquivos menores. O APV prioriza maior retenção de informação visual, com melhor equilíbrio entre qualidade e eficiência. 

Com o APV no Galaxy S26 Ultra, vocês conseguem: 

• Manter mais detalhes da imagem. 
  • Reduzir perdas visuais após a edição. 
  • Trabalhar melhor com cor, textura e contraste. 
  • Ter um fluxo de vídeo mais avançado no smartphone. 

Como ativar o codec APV no Galaxy S26 Ultra 

Para ativar o APV no Galaxy S26 Ultra, sigam este caminho: 

Câmera > Configurações > Formato de vídeo > APV 

Depois, escolham a configuração mais adequada: 

Modos disponíveis 

APV HDR: melhor para quem quer praticidade e vídeo pronto para uso. 

APV Log: melhor para quem pretende editar e fazer color grading. 

Qualidade disponível 

4:2:2 HQ: máxima qualidade. 

4:2:2 LQ: melhor equilíbrio entre qualidade e espaço. 

Quando usar APV HDR ou APV Log 

Usem APV HDR se: 

• Quiserem um resultado mais pronto na gravação. 
  • Forem compartilhar o vídeo com poucos ajustes. 
  • Buscarem praticidade no dia a dia.  

Usem APV Log se: 

• Quiserem editar o vídeo depois. 
  • Precisarem de mais liberdade para correção de cor. 
  • Estiverem buscando um visual mais cinematográfico. 

O Galaxy S26 Ultra é bom para gravação de vídeo? 

Sim. O Galaxy S26 Ultra é uma opção forte para quem quer gravar com mais qualidade no celular, especialmente em cenários que exigem resolução alta, mais controle criativo e melhor desempenho na edição. 

O codec APV é um dos recursos que tornam o Galaxy S26 Ultra mais versátil para criação de conteúdo em vídeo. 

Como fazer efeito de câmera lenta no Galaxy S26 Ultra 

Além de gravar com alta qualidade, o Galaxy S26 Ultra também permite criar efeito de câmera lenta na edição. 

Passo a passo: 

1. Gravem o vídeo em 60 fps. 
  2. Abram o vídeo na Galeria. 
  3. Toquem em Editar. 
  4. Escolham o trecho que querem destacar. 
  5. Toquem no controle de velocidade ou em 1x. 
  6. Selecionem uma velocidade mais lenta. 
  7. Ajustem o início e o fim do efeito. 
  8. Salvem o vídeo. 

Galaxy S26 Ultra.jpeg  WhatsApp Image 2026-03-26 at 16.14.02.jpeg

Descrição da imagem: menu da câmera do Galaxy S26 Ultra exibindo a configuração de ajuste de velocidade em trechos específicos do vídeo, permitindo controlar efeitos como câmera lenta ou acelerada.  

Resumo: principais vantagens do APV no Galaxy S26 Ultra   

O codec APV no Galaxy S26 Ultra oferece vantagens importantes para quem grava vídeos no smartphone: 

• Gravação em 8K a 30 fps. 
  • Mais detalhes. 
  • Suporte a 4:2:2. 
  • Opções APV HDR e APV Log. 
  • Mais flexibilidade para edição. 
  • Melhor qualidade para criação de conteúdo. 

Se o objetivo é gravar com mais controle e resultado mais profissional, o APV no Galaxy S26 Ultra é um dos principais recursos de vídeo do aparelho. 

E aí, curtiram?  

Vocês também gostam de gravar vídeos? Compartilhem aqui nos comentários as dicas que vocês usam no dia a dia, pode ser configuração de câmera ou até edição. 

41 Comentários
Tutoriais e dicas
Ainda não usei esse modo de gravação no meu S26U, mas esse conteúdo me motivou a me aventurar e extrair todo o potencial do meu aparelho para fazer vídeos com a máxima qualidade 😊 📽
Me-Belle
Active Level 6
Tutoriais e dicas
Já fiz alguns com meu S24 (de bichinhos é claro 🤭) mas quero fazer mais 😁

️Duas dicas:

1.Sempre limpar a lente antes de dar o play
2.Experimente usar rastreamento de foco 😌 assim o foco fica "cravado" mesmo com movimentações.

SemOQFazer
Active Level 1
Tutoriais e dicas
,,
0 Kudos
SemOQFazer
Active Level 1
Tutoriais e dicas
🔥
AcQueiroz
Expert Level 5
Tutoriais e dicas
Com o A55 fiz uma breve gravação em movimento enquanto eu tava no ônibus para mostrar a subida da serra 😊.
Eu deixei habilitado em FHD 60 FPS para gravar com estabilização ótica, assim não perceberá algum tipo de movimento trêmulo. 📸
Tutoriais e dicas
Poxa, vídeos cinematográficos são os meus preferidos, e o APV Log veio para preservar ainda mais a qualidade das câmeras. É bom lembrar que o APV gera arquivos bem mais pesados por não ter compressão como um HEVC ou MP4, mas isso significa que ele mantém muita da qualidade original da câmera, pois os pixels saem realmente como deveriam sair na imagem final. E para editar posteriormente, esse arquivo facilita muito, pois o processador não precisa lidar com arquivos comprimidos que necessitam de várias conversões internas para reprodução em tempo real. A questão é ter um bom armazenamento para o uso do APV.

A melhor coisa que veio na One UI 8.5 com a linha S26 é poder experimentar os LUTs diretamente na gravação dos vídeos em LOG, além de poder editá-los na própria Galeria. Visualizar só aquela imagem cinza do LOG às vezes pode atrapalhar a decidir um bom nível de exposição, por isso os LUTs ajudam demais.
KabutoYakushi
Expert Level 5
Tutoriais e dicas
Curti demais o APV! Essa possibilidade de gravar em 4:2:2 e ainda ter opção Log direto no smartphone é um baita diferencial pra quem gosta de editar depois. Já dá pra levar a criação de conteúdo pra outro nível 🔥

Dica: travar o foco antes de gravar, evita aquelas mudanças de luz e deixa o vídeo mais estável
HeitorFales
Active Level 3
Tutoriais e dicas
🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥
HeitorFales
Active Level 3
Tutoriais e dicas
🔥🔥🔥🔥🔥🔥👏👏👏👏👏👏😊😊😊😊🔥🔥🔥🔥🔥