Tópico original:

Problema assistência técnica - TV UNU7100

(Tópico criado em: 11-07-2022 05:01 PM)
422 Exibições
DCBarbosa
Active Level 1
Opções
TV

Após realização dos testes e procedimentos padrões pelo atendimento online da Samsung, foi aberto uma ordem de serviço (** bleep **) para que a assistência técnica mais próxima realizar um orçamento e, posteriormente, o reparo do meu equipamento.

Ao entrar em contato, a assistência técnica sem muitos questionamentos ou diagnóstico aprofundado do problema, propôs um orçamento inicial de  R$1.480,00: R$1.280,00 (valor da peça "troca do display") + R$200,00 (mão de obra).

Este orçamento, completamente fora da realidade, foi possivelmente realizado de má fé já que o equipamento nem foi avaliado. O defeito apresentado na minha TV, modelo NU7100, já é conhecido e inclusive notificado como "vício oculto" pelo Idec. O defeito foi no barramento de LED que queimou uma parte, deixando metade da tela escura, porém a imagem ainda é projetada e está apenas escuro (sem brilho/iluminação do LED). A simples troca da peça, que custa em torno de R$150,00 resolveria o meu problema, que sequer foi avaliado pela assistência.

Ao questionar este orçamento e a objetividade da proposta, um novo orçamento foi proposto pela assistência, porém mais uma vez com uma possível conduta de má fé e que pode ser entendido, inclusive, como um possível crime ao consumidor, o de "venda casada".

O novo orçamento, ficou da seguinte forma:

Total: R$1.030,00: R$150,00 (kit barramento de LED) + R$80,00 (folha reflexiva) + R$450,00 (folha LGP) +R$350,00 (mão de obra).

Sobre este novo orçamento apresentado, entendo que a mão de obra possa ser mais cara e faz sentido pelo tipo de serviço que seria realizado e não foi questionado. Entretanto, junto com o Kit barramento LED foi informado que é obrigatória a troca das folhas LGP e reflexiva, o que não faz sentido se a assistência sequer sabe se estão com defeito. Obrigar o consumidor a comprar 2 itens além do único item que claramente está com defeito, configura uma possível venda casada e logo é um crime ao consumidor, caso confirmado. O consumidor deveria escolher de forma separada os itens e ele ser responsável por estas escolhas e não ser induzido à compra, por ser informado que é obrigatório a troca em conjunto.

Com toda esta história, fiquei com alguns questionamentos que gostaria de ajuda da SAMSUNG.

1) A Samsung obriga a troca destas outras peças em conjunto ao se trocar o barramento de LED, mesmo quando não apresentam defeito?

2) São mostrados os laudos comprovando o defeito nestes itens adicionais que a assistência está obrigando a comprar junto? Pois se comprovado que não estão com defeito, por que foram trocados?

3) A assistência fica com as peças trocadas? Se sim, isto é um tanto quanto preocupante, pois no primeiro orçamento eles teriam uma tela completamente funcional com somente 1 peça de 150 reais defeituosa, isso é completamente fora da realidade.

Em anexo, os erros apresentados pela TV e a conversa com a assistência técnica.

Gostaria de um retorno da Samsung sobre estes pontos, por gentileza.

Teste 1.jfifTeste 2.jfifTeste 6.jfifTeste 7.jfifConversa Whatsapp.PNGAssistência Técnica.PNG

8 Comentários
AlêBsBS20Plus
Expert Level 5
TV
Vixi o esquema é para pequenas causas mesmo infelizmente
ImperadorEJ
Expert Level 1
TV
Seguinte, seu modelo de tv possivelmente não seja mais fabricado peças e é possível colocar peças de outro televisor mas teria que trocar conjunto todo "pode ser uma causa "

1 - o técnico pode avaliar o problema sem precisar abrir a tv possivelmente ele já sabe onde tá o defeito mas se tiver apenas a peça compatível com seu produto não necessita troca em conjunto "não é obrigatório trocar tudo"

2) como falei pode ser que não tenha mais peça compatível com seu modelo e técnico colocaria um conjunto de outro televisor "uma gambiarra"

3) você pode exigir a peça que está em boas condições pois eles estão fazendo uma troca e ambas peças são sua pois vc pagou pela antiga e está pagando pela nova, você pode revender ela posteriormente, se ainda estiver na garantia o serviço teria que ser gratuito
ImperadorEJ
Expert Level 1
TV
Entre tanto também tive problemas com vício oculto, pra mim ocorre que meu celular s20plus teve problema da famosa linha verde no display, e tinha um dano em outra parte do dispositivo que foi considerado mal uso mesmo não tendo nem uma ligação os problemas foi me cobrado 2600+350 reparo
0 Kudos
DCBarbosa
Active Level 1
TV

Um absurdo.

0 Kudos
DCBarbosa
Active Level 1
TV

Obrigado pela resposta. Entendo também que de fato podem não estar mais produzindo peças desse modelo de ano específico, mas uma rápida busca encontro revenda das peças no mercado e marcadas como original e novas.

1) Exatamente este o meu ponto. Eu já sei qual é o problema também, é um vício oculto deste modelo no barramento de LED.

2) Neste caso seria pior, pois estaria me forçando a colocar 3 peças de outro modelo, aumentando a possibilidade de problemas futuros, ao lado que trocando apenas a única peça com problema ficaria com apenas 1 peça genérica, pensando neste cenário.

3) Minha dúvida é que se a antiga está sem defeito, porque precisaria trocá-la? Lembrando que estamos falando de um problema no barramento de LED (peça simples) e não é nada relacionado à placa e com possibilidades de erro de compatibilidade.

De qualquer forma, o questionamento maior fica exatamente sobre eu ter a possibilidade de escolha e não ser obrigado a trocar tudo pelo valor orçado pela assistência (que foi alto e é configurado como venda casada). O cliente deve ser capaz de escolher ou não, assumindo o risco, de trocar somente 1 peça defeituosa e não o conjunto completo.

Obrigado pelas colocações, ImperadorEJ.

0 Kudos
Moderadora_Fernanda
Community Manager
Opções
TV

Olá, DCBarbosa!
Lamento muito por esse ocorrido! ‌‌😔

Contudo, atente-se para não divulgar dados pessoais e seus de outros para o público. E sua caixa de Mensagem Direta está desativada. Peço, por gentileza que ative-a pra que possamos enviar mensagens avisando sobre as regras da Comunidade.

0 Kudos
DCBarbosa
Active Level 1
TV

Olá Fernanda, obrigado pelo contato.

Os dados compartilhados são públicos e nenhum dado pessoal ou sensível foi compartilhado, fique tranquila.

O endereço e contato compartilhado é da assistência técnica e é uma informação pública disponibilizada no aplicativo "WhatsApp" da empresa e sendo disponibilizada também no Google.

Quanto ao orçamento, é apenas um valor e não possui vínculo com nenhuma outra informação pessoal/sensível.

Acredito não ter ferido nenhum princípio da LGPD.

Tentarei ativar a caixa de mensagem direta, desconhecia essa possibilidade e peço de antemão compartilhar, por gentileza, os passos para caso eu não consiga.

Obrigado pelo contato.

0 Kudos
LeandroS21plus
Active Level 4
TV

Estou com esse problema na minha tv 58nu7100, vou esperar retorno da assistência, caso não ocorra a troca das peças sem custo, nem vou titubiar, vou entrar logo no JEC e ir para as vias jurídicas, foi assim que tive reembolso do meu ACTIVE 2 com vício oculto. 

0 Kudos