Tópico original:

Atualização necessária e urgente para Galaxy Watch LTE/Brasil (ZTA, ZVV, ZTO[?])

(Tópico criado em: 01-01-2020 08:24 PM)
762 Exibições
Whammamoosha
Active Level 3
Opções
Wearables

Caríssimos moderadores da Samsung:


Estávamos, até novembro/2019, com o o firmware do Galaxy Watch LTE atrasadíssimo, de fevereiro/2019 (build SB, S=2019, B=fevereiro), como consta em https://doc.samsungmobile.com/SM-R805F/ZTA/doc.html (Claro) e https://doc.samsungmobile.com/SM-R805F/ZVV/doc.html (Vivo), e que foi liberado apenas em maio.


Para a região ZTO (Brasil/sem operadora), o doc https://doc.samsungmobile.com/SM-R805F/ZTO/doc.html nem ao menos existia, pois a Samsung JAMAIS comercializou esta versão, nem em suas lojas, nem em seu site, apesar de indicar no site que os consumidores procurassem adquirir o produto em suas lojas, o que sempre foi negado pelos vendedores em todas as 9 lojas que visitei, que se tornaram repetitivos em informar que o smartwatch só poderia ser adquirido nas operadoras. Apenas após um protesto meu nos fóruns públicos XDA-Developers e Reddit este doc foi criado, mesmo assim sem menção ao build SB, evidência de desorganização, sem mencionar a má-fé de acobertar um erro há muito corrente.


Apenas quando os smartwatches, em 3 de novembro de 2019, com o firmware extremamente atrasado (nem mesmo rodavam o One UI 1.0, sob o S.O. Tizen 4.0.0.4, já disponível desde maio em outras regiões), ENTRARAM EM HORÁRIO DE VERÃO, adiantando-se em 1h, quando NÃO EXISTIA MAIS HORÁRIO DE VERÃO, POR LEI, a Samsung PRONTAMENTE liberou uma versão mais atualizada, no meio da madrugada do mesmo dia, corrigindo o problema, PORÉM SEM INCLUIR A CORREÇÃO DO BUG QUE IMPEDE A ATUALIZAÇÃO DO SAMSUNG HEALTH, aplicativo central do smartwatch, com foco em fitness e monitoramento de saúde, e de outros aplicativos pré-instalados no dispositivo. Correção esta que já foi entregue em JUNHO a outras regiões.


A versão que roda atualmente nos smartwatches apresenta problemas de monitoramento de sono (acusa sonecas com o usuário ativo), de distância percorrida (mesmo com o GPS ligado) e de comprimentos de piscina em alguns estilos (conta duas piscinas a cada uma percorrida em nado de peito), entre múltiplos outros. E pelo referido bug não é possível atualizá-la.


Pelo Código de Defesa do Consumidor, em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078.htm, Artigo 18, em caso de defeito em um produto a regra é: o fabricante tem 30 dias para realizar o reparo. Após esse prazo, o consumidor tem o direito de exigir a troca ou a devolução de seu dinheiro.


O que é de estarrecer é que a Samsung faz regularmente builds para este smartwatch, como pode ser visto em http://fota-cloud-dn.ospserver.net/firmware/ZTA/SM-R805F/version.test.xml, http://fota-cloud-dn.ospserver.net/firmware/ZVV/SM-R805F/version.test.xml e http://fota-cloud-dn.ospserver.net/firmware/ZTO/SM-R805F/version.test.xml. Mas não os libera para atualização, como se pode ver em http://fota-cloud-dn.ospserver.net/firmware/ZTA/SM-R805F/version.xml, http://fota-cloud-dn.ospserver.net/firmware/ZVV/SM-R805F/version.xml e http://fota-cloud-dn.ospserver.net/firmware/ZTO/SM-R805F/version.xml.


A desorganização é tanta que nestes últimos consta apenas o release inicial, build RK (novembro/2018), e o último, SI (setembro/2019), sem menção para fevereiro. No último (ZTO, Brasil/sem operadora) não consta nem mesmo o release inicial, erro e sinal confesso da ausência da disponibilização desta versão no mercado brasileiro.


Em suma, a relação da Samsung com seus consumidores no Brasil, com relação ao Galaxy Watch LTE, está maculada por desorganização, má-fé e má-vontade, e em desrespeito às regras constantes do Código de Defesa do Consumidor.


Minha pergunta é: a Samsung vai tomar alguma atitude quanto a estes problemas, ou devo organizar uma ação de classe com outros usuários para levarmos este caso à Justiça Brasileira, bem como informar ao CEO da empresa acerca destas questões?


Sem mais, um bom 2020 para todos.


—Carlos Frederico Jeunon

9 Comentários
Lyvon
Active Level 6
Wearables
Então, em caso de defeito do APARELHO envolvendo seu hardware como um todo, a empresa tem sim 30 dias para trocar. Agora o software é um opcional no qual você pode escolher ter ou não, não havendo nenhuma ligação com o aparelho (apenas de o software causar danos ao hardware). Se você comprar um celular top de linha mais atual, a empresa pode sim não atualizar o produto se ela achar melhor, então, caberá a você escolher os produtos dessa empresa ou não. Se você for processar todas as empresas que fazem exatamente o que você está reclamando, terá que processar a Microsoft pelos bugs do Windows e do Xbox, a Apple pelos bugs do IOS, a Sony pelos bugs do Playstation, etc e etc. O Código de Defesa do Consumidor te protege de problemas causados pela empresa no aparelho, e não de um software mal otimizado.
0 Kudos
Whammamoosha
Active Level 3
Wearables
O firmware é parte integrante e essencial do "aparelho". O hardware não funciona sem o firmware.

Entregue um smartwatch com o hardware em perfeitas condições e com um firmware que, por exemplo, não permita que ele possa ser ligado ou atualizado para corrigir este problema, e tem-se uma peça imprestável e 100% passível de substituição.

Em segundo lugar, o smartwatch deve cumprir as funções prometidas. Qualquer dispositivo que não cumpre as funções prometidas ou que as executa com erros é visto pela Lei como defeituoso, e também é passível de devolução ou substituição por outro ou por um equivalente que não apresente os mesmos problemas.

A sua consideração está tecnicamente e legalmente equivocada por considerar apenas o hardware como parâmetros de avaliação de defeitos. O hardware sem o software ou com o software comprometido é apenas um peso para papel.
Lyvon
Active Level 6
Wearables
Como eu disse, se você for seguir essa base de pensamento provavelmente processará QUALQUER empresa de celular, pois não existe software sem erros. Se você processar a empresa por um problema de software facílmente corrigível (principalmente se seu aparelho não estiver na garantia) a empresa poderá alegar que você teve os primeiros 7 dias para devolver ou trocar o aparelho caso você tenha notado algum defeito (assim como ocorre com celulares). Se estiver na garantia (legal de 90 dias) você poderá fazer a troca ou ter a devolução do produto caso prove que realmente há um problema. Agora caso seu produto esteja apenas na garantia da Samsung, primeiro você irá enviar seu aparelho para verificação, eles irão te dizer que não há problemas de hardware e que seu produto está em boas condições (aparentemente você não leu o contrato de garantia do seu produto, mas nele diz claramente: "A SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA. (SAMSUNG) garante o produto acima
identificado contra defeitos de material e mão-de-obra, em condições normais de uso e
manutenção, pelo prazo de 3 (três) meses (garantia legal), mais 9 (nove) meses de
garantia adicional, num total de 1 (um) ano, contado a partir da data de aquisição, ou da
data da entrega do produto, identificada pela Nota Fiscal de venda ao Consumidor Final
do produto, emitida no Brasil por um revendedor autorizado pela SAMSUNG.")
0 Kudos
Whammamoosha
Active Level 3
Wearables
Procure se informar sobre TI e Direito em TI. Oi você está desinformado ou mal orientado.

Existem problemas que comprometem a finalidade de um produto e problemas (contornáveis) que não comprometem.

O caso do Galaxy Watch LTE é o primeiro.
Lyvon
Active Level 6
Wearables
Eu faço faculdade de engenharia da computação, posso dizer que estou bem informado e bem orientado, inclusive se você abrir o papel de garantia do seu aparelho verá que fala exatamente o que eu escrevi acima.
0 Kudos
Lyvon
Active Level 6
Wearables
De qualquer forma estou tentando te ajudar a não se iludir achando que software desatualizado é um problema de fábrica passível de garantia. Mas se você acha que deve processar a empresa por algo que ela deixa claro em contrato que ela não é responsável, vá em frente.
0 Kudos
Lyvon
Active Level 6
Wearables
Eu concordo que há uma desorganização enorme na questão de atualização de softwares da Samsung (estou até agora esperando meu note 10 + atualizar para o android 10 que ja está sendo lançado em celulares inferiores e mais antigos), porém a unica opção que temos é aguardar ou futuramente trocar de empresa (eu prefiro aguardar pois gosto muito da qualidade dos produtos da Samsung).
0 Kudos
Whammamoosha
Active Level 3
Wearables
Se o firmware do seu Galaxy Note 10+ tivesse um problema que impedisse a atualização da parte de telefonia, e você não conseguisse falar ao telefone por causa disto, você não teria essa posição.

Pois é exatamente a situação dos consumidores que adquiriram um Galaxy Watch LTE. Você está considerando apenas um firmware mais moderno. Os usuários do GW LTE querem um firmware que FUNCIONE.
Lyvon
Active Level 6
Wearables
Eu possuo um Galaxy Watch (que inclusive está no meu pulso agora) e posso dizer que não tenho problemas com ele, mas de qualquer forma, o software do meu Note 10+ tem muitos problemas como ativar de vez em quando o modo noturno sem eu ter ativado, software gastando muita bateria, etc e etc, porém, como eu mostrei, a garantia apenas cobre problemas de hardware, então, se for provado que o hardware está funcionando perfeitamente e o software está inconsistente, apenas caberá a mim esperar uma atualização que corrija o erro e ficar decepcionado com a empresa.
0 Kudos