Tópico original:

Bluetooth e áudio Hi-Res não combinam

(Tópico criado em: 12-10-2024 05:15 PM)
131 Exibições
BTold
Expert Level 5
Opções
Wearables
Bluetooth e áudio Hi-Res realmente não combinam, e vou explicar por quê.

O meu Buds2 Pro suporta até 48 kHz e 24 bits, enquanto os novos Buds3 Pro chegam a 96 kHz e 24 bits. Parece incrível, mas tem um problema: quanto maior a taxa de amostragem (kHz), maior o bitrate necessário, que é a quantidade de dados que a conexão precisa transmitir. No Bluetooth, mesmo com o codec SSC da Samsung, o limite no meu S20 FE, que usa Bluetooth 5.0, é de 512 kbps, o que obriga o áudio a passar por compressão para caber nessa taxa.

Agora, para ter uma ideia:
- O áudio do Spotify vai até 320 kbps, e o do YouTube Music, até 256 kbps. O Bluetooth lida bem com isso.
- Já o áudio Hi-Res mais básico (16 bits, 44,1 kHz) exige no mínimo 1.411 kbps de bitrate. Se for 24 bits e 48 kHz ou 96 kHz, o valor é ainda maior. Ou seja, o Bluetooth não dá conta de transmitir esse nível de qualidade sem compressão.

Mesmo que os fones sejam Hi-Fi, o Bluetooth simplesmente não suporta a quantidade de dados necessária para um áudio Hi-Res puro. O resultado é sempre uma compressão, que reduz a qualidade. É por isso que, para realmente ouvir áudio sem perdas, o jeito é usar conexão com fio — que tem muito mais capacidade, apesar de não ser tão prática.

Bem, pelo menos esses são os valores limites do Bluetooth 5.0 no meu S20 FE. Mas acredito que os dispositivos mais novos da Samsung, com Bluetooth 5.3, consigam lidar com bitrates mais altos, possivelmente até o dobro dos 512 kbps atuais, o que já seria um avanço significativo. Agora, pensando no futuro, espero que a próxima geração, o Bluetooth 6.0, permita pelo menos 1.500 kbps. Aí sim poderíamos finalmente extrair o máximo do Hi-Res e aproveitar toda essa tecnologia dos fones premium. 

image
Print por S20 FE, aplicativo de streaming Tidal focado em ouvir músicas com qualidade Hi-Fi, com meus Buds2 Pro. O próprio aplicativo comprova que o Bluetooth é um sinal comprimido.

image
Codec SSC e meus 48 kHz, 24 bits.

13 Comentários
Letícia-A73
Expert Level 5
Wearables
- Caraca! É real! Bem técnica essa informação. 👏🏻
BTold
Expert Level 5
Wearables
Valeu, Letícia! 😁
Th4ys
Active Level 5
Wearables
Excelente publicação! E apesar de entender o que é Hi-Fi e já ter sido usuária do TIDAL por um tempo, fiquei um pouco perdida na maior parte da publicação... Seria possível explicar de uma maneira menos complexa? Fiquei interessada 🥰
BTold
Expert Level 5
Wearables
Oi, Th4ys, posso sim!
Vou fazer uma analogia, imagina que você está assistindo um vídeo em 4K no YouTube (áudio Hi-Fi puro), mas a sua conexão com a Internet (bluetooth) não consegue manter esse vídeo rodando o tempo inteiro sem parar, e aí você precisaria diminuir a qualidade desse vídeo para 1080p (compressão) para continuar assistindo de maneira satisfatória. No fim das contas, você não notaria tanto assim que teve perda, mas é o que ocorre com o áudio nas plataformas de streaming (embora seja menos perceptível). O Bluetooth não consegue transmitir um áudio em WAV ou FLAC com toda sua qualidade.
Th4ys
Active Level 5
Wearables
Analogia perfeita e SUPER didática. Agora ficou cristalino como a água, pra mim! Inclusive, diria até que você poderia usar o exemplo do 1440p ahahah Muitíssimo obrigada pela paciência e pela boa vontade! Eu sempre tive vontade de ter um fone de ouvido Bluetooth com áudio hi-fi, e tinha a sensação de sempre estar perdendo alguma coisa. Essa explicação me deu uma certa tranquilidade quanto a isso também. ❤️
BTold
Expert Level 5
Wearables
Nossa, muito obrigado pela atenção Th4ys 😊. Realmente, na hora não pensei mas os 1440p fazem muito mais sentido com a analogia haha! Não tava lembrando dessa qualidade meio termo, na real. Que bom que você ficou mais tranquila quanto a isso, é sempre melhor pensar nos buds pela comodidade e praticidade que esses fones proporcionam no nosso dia a dia, atrelado a uma qualidade mais que ótima, mas não ideal.
Th4ys
Active Level 5
Wearables
Não há o que agradecer, querido. Mas aproveitando sua boa vontade, queria perguntar outra coisa que eu fico curiosa: O ícone do Wi-Fi, em alguns celulares — como o seu — aparece um 6 pequeninho em cima. O que isso indica?
BTold
Expert Level 5
Wearables
Significa que o roteador tem uma antena de 6GHz e o celular também consegue receber esse sinal, que é popularmente conhecido como Wi-Fi 6. Existem também os sinais de 2,4GHz, 5GHz e o Wi-Fi 6e, que é melhor ainda. Quanto mais alto o valor, melhor a pureza da conexão, e não só necessariamente a velocidade. Aqui são 300mbps de Internet, que o Wi-Fi 5 já conseguiria suprir, mas o provedor optou por colocar um roteador com o 6.
Th4ys
Active Level 5
Wearables
Perfeito! Mais uma vez, muito obrigada pelas explicações impecáveis 🌟