Tópico original:

Fotografe a lua cheia com o seu Samsung

(Tópico criado em: 08-22-2020 05:02 AM)
186 Exibições
Moderadora_Aline
Moderator
Moderator
Opções
Wearables

E aí, Comunidade, já foi na janela ver a lua cheia essa semana? Até o dia 11 de agosto você vai poder ver o nosso satélite natural em todo o seu esplendor. E a gente sabe: juntou céu bonito, lua cheia e as câmeras dos Galaxys de vocês e logo as redes sociais estão cheias de fotos desse momento. Ou pelo menos tentativas. 

 

40036420351_90a0c8b747_b.jpg

 

Se você faz parte do grupo das tentativas, esse é o seu conteúdo, pois hoje eu vou ensinar como você pode usar o seu smartphone para fazer fotos muito bonitas do céu, mesmo com pouca luz.

 

A primeira dica é a mais difícil, mas quem já mora longe das grandes cidades já conhece: quanto mais distante da luminosidade de um centro urbano desenvolvido, mais chances de ver e fotografar o céu noturno com qualidade. Isso porque mesmo as luzes da cidade não parecendo “grande coisa”, elas têm potência suficiente para atrapalhar o registro de corpos celestes muito distantes de nós - cuja luz emitida ou refletida enfrentou anos-luz para chegar até aqui. Ou vai dizer que quando falta energia elétrica no seu bairro o céu não fica mais brilhante?

 

Bom, estando você longe ou não de um centro urbano bem iluminado, utilizar um tripé (ou um apoio) para fotografar à noite vai ser mandatório. Mais uma vez a culpa é da luz: em uma foto de dia, o obturador (mecanismo da câmera que define quanto tempo o “filme” ficará exposto ao objeto fotografado) bate rápido e a lente recebe a quantidade de luz necessária sem problemas. À noite, nossas lentes vão precisar de toda luz possível para uma boa foto, o que implica a necessidade do celular ficar bem paradinho. Quem já tentou fotografar o céu com o smartphone balançando na mão sabe do que eu estou falando. 

 

Outra boa maneira de fotografar o céu é usando as funcionalidades da câmera do seu celular ou baixar um aplicativo (você conhece o Camera FV-5  ou o Night Camera) que permita controlar a velocidade do obturador. É a partir do domínio dessa configuração que você vai acertar na quantidade de luz ideal para a sua foto noturna. E se tem uma vantagem da fotografia digital é a chance de tentar e errar, tentar e errar…. até acertar. 

 

E por último, use o zoom digital com moderação. Na tela do celular e nas redes sociais os detalhes ficam satisfatórios, mas se você quiser fazer um quadro da sua foto da lua cheia, por exemplo, a chance de certas imperfeições ficarem em evidência são grandes. Use a criatividade para fotografar a lua sem contar tanto com o zoom e garanta um bom resultado. 

 

Mas e vocês, têm alguma dica que eu deixei de citar aqui? Complementem nos comentários!

65 Comentários
Moderador_Pedro
Moderator
Moderator
Opções
Wearables

Que bom que gostou, LuizBocao! 💙

0 Kudos
ClovisDF
Active Level 3
Wearables
Moderador_Pedro
Moderator
Moderator
Opções
Wearables

Ficaram incríveis, ClovisDF! 😍

LuizBocao
Expert Level 5
Wearables
Fotos perfeitas.
0 Kudos
Wearables
Ótimas dicas, Aline.
Moderador_Pedro
Moderator
Moderator
Opções
Wearables

Ela sempre arrasa, né, Juanw10s!? 🤗

JoãoVítor
Expert Level 5
Wearables
Adorei o tópico Aline! 🤜🏻🤛🏻
resido em uma cidade onde está longe de ter poluição luminosa. Vou tentar bater umas foto da Lua
Moderador_Pedro
Moderator
Moderator
Opções
Wearables

Que bacana, JoãoVítor! Dá para fazer uma fotos muito maneiras. 😊 

Wearables
Ainda vou conseguir tirar uma bela foto do céu estrelado com meu Samsung!
0 Kudos
Moderador_Pedro
Moderator
Moderator
Opções
Wearables

E quando conseguir, lembr-se de postar aqui no Members, hein, RaphaelFernandes! Queremos ver essa maravilha. 😍