Tópico original:

Galaxy Wacth Active com defeito vicioso

(Tópico criado em: 01-18-2022 08:34 PM)
158 Exibições
GiovanniFrant
Active Level 8
Opções
Wearables
Prezados (as) colegas e moderadores da comunidade,

Gostaria de fazer um relato sobre uma situação que houve com meu relógio Galaxy Wacth Active 1 e receber conselhos do que eu posso fazer. 

Possuo o relógio desde maio de 2019. Em maio deste ano, 2021, precisei levá-lo à assistência técnica autorizada Samsung para repará-lo, pois como o vidro da tela estava se descolando, acabou entrando água e danificando o funcionamento da tela do aparelho. 

Autorizei o reparo, ainda que fosse um valor bem salgado em relação ao valor do relógio. O reparo ficou em R$ 590. Retirei o aparelho na assistência técnica em perfeitas condições de funcionamento, era praticamente um aparelho novo. Porém, em outubro deste ano, apenas dois meses após o término da garantia do reparo (período de 90 dias), a tela do relógio começou a ficar esverdeada e foi apagando a imagem, até que em poucos dias apagou completamente. O relógio estava funcionando, apenas a tela deixou de funcionar absolutamente do nada! Não houve queda, não houve impacto, não houve descolamento da tela!

O reparo realizado em maio deste ano manteve o aparelho em funcionamento por apenas cinco meses! Sem motivo aparente algum, deixou de funcionar de repente em pouquíssimo tempo após o conserto! Acredito que um relógio de R$ 1.499,00 seja um bem durável, e não um produto descartável como o meu aparenta ser.

A própria Samsung atesta resistência à água, a qual não parece ser eficiente na prática quanto as especificações impressas pela Samsung na embalagem confirmam ser. Em pesquisas nas redes sociais da Samsung, no site Reclame Aqui, e em relatos de colegas nesta comunidade é notório que existe uma fragilidade na construção do Galaxy Wacth Active 1. Aparentemente, este aparelho possui um defeito vicioso.

Como o primeiro reparo foi há relativamente pouco tempo e custou muito caro, mais da metade que o aparelho vale atualmente, eu entrei em contato com a Samsung para saber como a empresa pode me ajudar devido às circunstâncias que ocorreu o novo defeito. Fui muito bem e prontamente atendido no chat e orientado a enviar o aparelho para assistência técnica escolhida pela Samsung, através de um código de postagem, sem custo de envio e análise. Também fui orientado a enviar uma declaração manuscrita com as informações e o meu pedido de reparo de cortesia.

Recebi o valor do orçamento de R$ 757 para o reparo e não foi me informado absolutamente nada sobre reparo de cortesia ou sobre um meio de conseguir ao menos solicitar esse pedido diretamente à Samsung. Nem mesmo um desconto sobre esse valor foi oferecido. Portanto, se eu quiser continuar usando o meu relógio, terei que pagar um valor ainda maior que o primeiro reparo, realizado há cerca de seis meses, totalizando cerca de R$ 1.300 nesse período! Mais que o próprio relógio é vendido atualmente, ou até quando saiu de linha!

Gostaria de receber orientações de quem tenha passado por situações semelhantes, de quem tenha um entendimento sobre este tipo de situação, e até mesmo de moderadores da comunidade, em prol de ao menos tentar outros meios de conseguir um reparo de cortesia ou outra solução equivalente para a situação relatada. Não sei se estou enganado em querer pleitear isso, caso esteja, deixo quieto. Mas eu não queria simplesmente jogar meu relógio no lixo, ainda mais um produto de valor elevado e que foi fabricado em 2019, menos de três anos de fabricação!

Preciso dar uma resposta para assistência técnica até segunda, não estou muito confortável em despender mais um valor tão elevado para manter o meu aparelho em funcionamento, já que eu já gastei muito há relativamente pouco tempo. E o que garante que, caso autorize o reparo, daqui a mais cinco meses o relógio pare de funcionar novamente, sem motivos aparentes, e se quiser continuar utilizando precise despender mais R$ 800 ou R$ 900?

Será que este tipo de problema é realmente normal de acontecer e os clientes apenas devem gastar mais dinheiro para consertar ou comprar novos aparelhos, os quais correm o risco de estragar em poucos meses de uso, se quiserem usar o que a fabricante oferece? 

O engraçado é que a minha predileção sempre foi, e apesar dessa situação, sempre será por produtos Samsung. Possuo outros produtos Samsung de valores elevados, os quais reservei recursos durante alguns anos para conseguir comprá-los, como smartv 4K 55" e smartphone Galaxy S10+, por exemplo, sem contar produtos que ainda gostaria de adquirir no futuro. Sei que meu aparelho já está fora da garantia do reparo, mas apenas dois meses após a garantia no momento da detecção do defeito. Acredito que uma ajuda da Samsung para os seus clientes em casos como este não seja apenas uma reparação de um problema de um cliente insatisfeito com seu produto, mas sim uma prova de lealdade no relacionamento com seu cliente assíduo. Pois o mesmo vale da minha parte em relação à Samsung em relação aos seus produtos, independente do problema que estou tendo agora. Acho que poderia ser um pouco mais do que apenas uma relação de consumo, de compra e venda, de lucros da fabricante com recompras dos clientes para repor produtos estragados.

Sei que produtos eletrônicos estão suscetíveis à obsolescência programada. Mas menos de três anos de uso é muito pouco tempo para um produto tão caro e tecnológico deixar de funcionar. Enfim, gostaria de um auxílio sobre autorizar o reparo ou não, e algum meio de conseguir um reparo de cortesia ou solução equivalente. Ou será que devo apenas me contentar e jogar meu relógio no lixo? 

Desde já agradeço. 

5 Comentários
Sayusa_Litig
Active Level 7
Wearables
Interessante... vou acompanhar o andamento desse assunto. Boa sorte!
🙏
Moderadora_Aline
Moderator
Moderator
Opções
Wearables

Olá, GiovanniFrant. Como vai? Lamentamos pelo ocorrido, tenha certeza que não é esse tipo de experiência negativa que desejamos aos nossos clientes. Para solicitar análise do seu caso, sobre a possibilidade de intervenção no valor de reparo, orientamos que faça contato com a nossa central, assim será aberto um protocolo, onde deve aguardar o retorno. 

GiovanniFrant
Active Level 8
Wearables
Oi Aline. Tudo bem. Eu fiz a solicitação de uma nova análise no chat disponível através deste aplicativo. Estou aguardando uma nova resposta, apesar que da primeira vez que solicitei, esperei duas semanas e não tive resposta, precisei entrar em contato novamente. Mas, desta vez o problema é que a atendente da Samsung informou para a assistência técnica que está em posse do meu relógio. No entanto, a assistência técnica informou que não foi informada pela Samsung. A assistência deu o prazo até segunda passada para a minha resposta para o orçamento. Tenho receio de que nesse meio tempo que a Samsung disse que entraria em contato com a assistência, a assistência técnica não espere e me envie o aparelho do jeito que está. Vou entrar em contato novamente com a Samsung para saber qual a informação sobre a nova análise prometida, já que desde sábado, dia da solicitação da nova análise técnica, não obtive resposta.
Mikeangela
Active Level 1
Wearables
Como ficou a resolução?
0 Kudos
GiovanniFrant
Active Level 8
Wearables
Não teve resolução. Mesmo após a análise técnica com o meu pedido à Samsung para me conceder um reparo de cortesia, haja vista as circunstâncias do problema e também por ser um defeito induzido por um erro crônico de projeto, apenas recebi o orçamento ainda mais caro, mais caro inclusive que próprio produto. Desisti de tentar uma solução. Estou com o meu relógio guardado sem uso, após dois anos de uso. Um aparelho que em seu lançamento custava R$ 1.499,00, dois anos depois é lixo.