Tópico original:

Review - Galaxy Watch 5

(Tópico criado em: 05-12-2023 10:20 PM)
Galvesd
Expert Level 3
Op√ß√Ķes
Wearables
Boa tarde, Members!ūüĆÖ
Ano passado ganhei um Watch 5 durante um evento unpacked no qual ganhei um sorteio que foi realizado naquele momento.
Hoje, após um longo tempo de uso, posso vir aqui trazer um review que vai ajudar quem estiver interessado em comprar o dispositivo.

O v√≠deo do unboxing que postei aqui: 

Bora l√°?! 

*Cada t√≥pico ter√° uma nota de 0 a 10 

Design  (9)  e conforto  (9,8) 
O watch possui um design j√° caracter√≠stico de outras gera√ß√Ķes anteriores, com um corpo de alum√≠nio, vidro e uma pulseira de silicone super confort√°vel, que j√° est√° inclu√≠da na caixa. A vers√£o que eu possuo √© a de 44 mm, com uma tela e uma bateria maiores. 

Uma das cr√≠ticas que fa√ßo aqui quanto ao design √© a borda da tela muito grande. Eu entendo que se deve √† coroa digital, mas qual seria o impedimento de fazer uma coroa embutida na tela e, quando o usu√°rio quiser, ele ativa, onde apareceria um contorno preto na tela e simularia uma coroa digital? 
image

Conectividade  (9,7) 
A primeira conex√£o com o celular √© super simples e r√°pida, uma vez que o celular j√° detecta automaticamente a presen√ßa do rel√≥gio. Ap√≥s isso, n√£o tive nenhum problema de conex√£o entre ele e o meu celular (S10e). 
Tamb√©m √© poss√≠vel conectar e controlar o seu fone de ouvido Bluetooth diretamente com o watch5, uma vez que ele tem cerca de 7-10GB para poder baixar m√ļsicas e apps, sendo poss√≠vel acessar sua playlistcontrolar o volume e outras fun√ß√Ķes do fone. Fora que voc√™ pose conectar com a sua rede wifi nele, tornando ele um pouco mais independente do celular. 
Al√©m disso ele possui NFC para pagamentos via Samsung Pay e Google Wallet. (O meu n√£o tem Samsung Pay, pois veio da coreia do sul e l√° a Samsung n√£o disponibiliza o app para a linha Watch). 
As notifica√ß√Ķes e alarmes podem ser sincronizados. 

Fitness  (8) 
 Para analisar os dados de seu treino, o Galaxy watch conta com o BioActive sensor, em que apenas um sensor pode medir varias vari√°veis, como press√£o, batimentos card√≠acos, oxigena√ß√£o... al√©m de possuir um sensor de temperatura (que ainda temos pouqu√≠ssimas utilidades por ainda n√£o ter recebido autoriza√ß√Ķes de √≥rg√£os de sa√ļde). Uso ele enquanto estou fazendo caminhadas e andando de bicicleta, e posso dizer que ele consegue rastrear atividades b√°sicas de uma forma satisfat√≥ria, registrando uma caminhada ou o fim de uma atividade de forma autom√°tica. Ele tamb√©m consegue observar o n√≠vel de stress, que apesar de n√£o est√° l√° para observar stress emocional e sim do corpo f√≠sico, eles se coincidem na maioria das vezes quando observo os n√≠veis de estresse e comparo com o meu estresse emocional do momento. 
 * Infelizmente eu n√£o pude testar mais a fundo outras funcionalidades, como o ECG (eletrocardiograma), press√£o arterial e analise de composi√ß√£o corporal. 

Rastreio de GPS  (8,1) 
Os GPS integrado tem um desempenho e precis√£o apenas satisfat√≥rio tamb√©m, onde registra por onde eu passei com uma precis√£o boa, apesar de que ele use o gps do celular quando dispon√≠vel ao inv√©s do gps pr√≥prio dele, pois quando est√° desconectado do smartphone ele demora demais de encontrar sinal de gps ou n√£o consegue em lugares mais remotos ou fechados. Al√©m disso ele apresentava alguns erros de rastreio de percurso bem gritantes no come√ßo, mas agora aparenta estar mais preciso. 

Rastreio de sono  (7) 
O rastreio de sono ele √© razo√°vel, sendo um dos pontos mais fracos dele do meu ponto de vista, uma vez que v√°rias vezes quando olho quantas horas eu dormi e quais horas eu dormi/acordei, ele estava errado. E pelo que observei ele apenas identifica que horas comecei a dormir considerando apenas a minha movimenta√ß√£o, sem fazer um cruzamento e leitura de dados de outros sensores, como batimentos, oxigena√ß√£o, e ate mesmo o uso do celular. Assim como o gps, o rastreio de sono vem ficando mais preciso com atualiza√ß√Ķes, mas ainda n√£o confio 100% nos dados que ele disponibiliza sobre o sono. Os dados que ele disponibiliza s√£o completos e tem at√© uma pontua√ß√£o baseada no tempo dormido em cada est√°gio do sono. 

image

Bateria  (7,7) 
 A bateria dele √© boa, n√£o t√£o boa quanto aquela que √© prometida para a vers√£o pro, mas consegue ficar cerca de 2 dias fora do carregador. Essa dura√ß√£o seria no meu uso cotidiano, onde deixo quase tudo ativado, como Always on, gps, rastreio autom√°tico de exerc√≠cios..., mas se for viajar por mais dias, √© bom levar o carregador ou estar com o celular preparado para usar o wireless power share. Acredito que em um uso mais intenso voc√™ precise recarregar depois de 1 dia. Apesar de ser uma bateria razo√°vel, poderia ser melhor com alguma otimiza√ß√£o no software. 

Configura√ß√Ķes  (9,8) , interface (7,5)  e personaliza√ß√£o  (9,5)

O dispositivo roda o WearOS 3.5 da google junto a OneUI Watch 4.5.

As configura√ß√Ķes s√£o facilmente acessadas pelo app Galaxy Wearable ou pelo pr√≥prio watch, onde voc√™ pode instalar app, adicionar m√ļsicas, atualizar, baixar, personalizar e adicionar watch faces e entre outras. Uma das features s√£o avisar quando voc√™ est√° muito tempo parado, bloqueio de toque na √°gua, modo teatro que silencia todas notifica√ß√Ķes, in√≠cio r√°pido de apps e responder chamadas por meio de gestos com o pulso, atender liga√ß√Ķes, poder conversar em viva voz com a pessoa (ele possui alto-falante integrado), gravador de √°udio, poder responder mensagem do WhatsApp e outros apps de conversas e muitas outras fun√ß√Ķes que posso n√£o ter citado aqui. 

Quanta personaliza√ß√£o com as watch faces, temos as pr√© instaladas, quem podem ser personalizadas, como trocar quais dados voc√™ quer ver na tela watch face e a cor. Al√©m de ter uma loja bem vasta na Play Store, tamb√©m voc√™ pode instalar aplicativos de terceiros, como o app Facer, e l√° voc√™ vai ter ainda mais op√ß√Ķes para n√£o enjoar. 

Uma das coisas que senti falta √© o controle de acessibilidade que havia em outras gera√ß√Ķes e ainda √© presente em rel√≥gios de outras marcas, que √© a navega√ß√£o por gestos, onde voc√™ poderia usar o watch sem tocar ele, apenas com os movimentos dos dedos e pulso. 

Outro detalhe que vou destacar aqui √© a m√° otimiza√ß√£o do software, uma vez que muitas anima√ß√Ķes s√£o engasgadas e sem fluidez, o que pode vir a gerar um certo desconforto, a anima√ß√£o de carregamento por exemplo apresenta travamentos, a transi√ß√£o entre as telas fica bugada quando gira pela coroa digital muito r√°pido... S√£o alguns engasgos que n√£o deveriam ser encontrados em uns dos melhores smartwatch do momento. N√£o estou falando que o watch 5 roda a 2 fps, mas que algumas anima√ß√Ķes precisam de grandes melhoras para uma experi√™ncia mais agrad√°vel. 

Conclus√£o e resumo  
Por fim posso concluir que o watch5 √© um rel√≥gio bom, que pode te ajudar muito no seu dia a dia com funcionalidades diversas, como medidor de press√£o e eletro cardiograma e composi√ß√£o corporal com boa precis√£o, sistema de notifica√ß√£o avan√ßado e intuitivo, possibilidade de responder e mensages direto nele, fazer liga√ß√Ķes pareando com o celular.... Mas n√£o podemos negar que ele possui defeitos consider√°veis, como o rastreio de GPS com algumas falhas e conex√£o ruim, monitoramento de sono duvidoso, bateria que pode deixar a desejar e interface que apresenta alguns travamentos. √Č importante que a Samsung corrija esses problemas para que o watch5 se torne o melhor Wearable dispon√≠vel. 

O wacth5 termina com uma m√©dia de 8.5, que se traduz para um device BOM 

Vale a pena?  
Olha... se voc√™ j√° tem o Watch4, √© melhor optar por ficar com ele, pois n√£o tivemos grandes mudan√ßas em rela√ß√£o a gera√ß√£o anterior, ainda mais no pre√ßo atual, que est√° por volta de R$1300-1900+. E √© valido lembrar que estamos a cerca de 3-4 meses de lan√ßamento da linha Watch6 que est√° prometendo bastante. Talvez ele venha a valer a pena quando o seu pre√ßo ficar na casa dos R$800-1300 reais. 

E aproveita j√° d√° uma olhada na loja para os Members, vai que vc encontra o watch5 com um descont√£o!ūüĎÄ 

Faltou mais alguma coisa ou tem alguma d√ļvida? Comente! 

18 Coment√°rios
NovellinoBR
Active Level 6
Wearables
O meu 4 Classic LTE est√° na garantia, pela segunda vez. Chegou hoje na autorizada. Na primeira ida, trocaram a frontal. Vamos ver agora qual ser√° o problema. Estou na torcida para que substituam o aparelho.
Moderador_Gabriel
Moderator
Moderator
Op√ß√Ķes
Wearables

Obrigado pelo seu feedback, Galvesd! ūüėäūüíô

Galvesd
Expert Level 3
Wearables
De nada!‚ėļÔłŹūüíô
0 Kudos
VisintSs
Expert Level 5
Wearables
√ďtima an√°lise meu amigo!!!! Depois que o meu chegar, vou comparar pra ver se as minhas notas v√£o bater com a sua!! Hehehhe
Galvesd
Expert Level 3
Wearables
Valeu, visintss! Estou ansioso pelas suas primeiras impress√Ķes ūüĎÄūü§©
0 Kudos
Marcuzzz
Active Level 7
Wearables
Comprei por 1080 na Amazon, espero que ele seja bom.
Galvesd
Expert Level 3
Wearables
Aaa ent√£o valeu muito apena! √Č um baita de um device. Apesar das cr√≠ticas, eles vem corrigindo os principais problemas. E enquanto estava escrevendo esse review, eles lan√ßaram a oneui watch 5, que vem com muitas melhorias, principalmente na parte de rastreio de atividades f√≠sicas e de sono. A atualiza√ß√£o chega no final do ano.
Marcuzzz
Active Level 7
Wearables
Pooo, legal. Ele é resistente a água mesmo ? Eu sei que ele tem a certificação mas né...
Galvesd
Expert Level 3
Wearables
Sim, ele resiste até 50 metros de profundidade. E já usei ele na piscina, no banho, na chuva... só não confio para água do mar.