Tópico original:

Tizen + Wear OS e FitBit - Oque tá acontecendo ?

(Tópico criado em: 05-19-2021 12:31 PM)
483 Exibições
TiagoOz
★★
Opções
Wearables
Eai comunidade 💙  tudo bem com vocês? 

As notícias nunca param e nunca deixam de nos surpreender, pois ontem, no primeiro dia do Google I/O 2021 a google anunciou uma fusão entre o Wear OS e o Tizen (werables). 

image
Créditos Google

Mas como isso 🤔

Acontece que a Samsung e a Google estão criando uma nova plataforma werable, apesar da Google chamar de Wear, ainda não se sabe o nome da nova plataforma. Mas ela vai oferece aos fabricantes mais flexibilidade com hardware e software, o que significa que a interface de um smartwatch Wear pode ser feita para se sentirem mais consistente com o smartphone de uma marca e fornecer uma experiência mais homogenomaonde vai se fundir as melhorias do Tizen (werables) e do Wear OS criando assim um OS unificado que promete até 30% a mais performance e melhor autonomia de bateria.

"Estamos a ver os aplicativos começarem até 30% mais rápido, e o desempenho está a permitir-nos adicionar animações e transições que são super suaves que não tínhamos antes" - Bjorn Kilburn

"A colaboração com o Google também nos permite expandir o nosso ecossistema para desenvolvedores e parceiros para que eles possam levar a experiência usável para alturas ainda maiores" - Jisun Park

Mas oque realmente muda ? 

De acordo com a Samsung o projeto ainda terá o seu estilo rotativo com nos galaxy watch atuais. Mas melhorias principalmente na animação e transições são notáveis. Além de várias outras melhorias como a fusão das lojas e claro dos apps. Isso mesmo, no novo OS unificado será utilizado a Play Store e os apps/watchfaces já existentes da Galaxy Store vão fazer uma transição para esse novo OS. Nada deve ser deixado de lado pois segundo a Google, as ferramentas de criação da Samsung vão fazer parte do novo OS unificado. 

"Selecionar aplicativos e serviços nas Galaxy Stores estarão disponíveis através da Google Play Store na nova plataforma unificada" - Samsung 

***Mas isso é só para watchs tá pessoal :) 

image
Créditos Google/Samsung

Beleza, gostei da ideia. Mas meu Galaxy Watch atual será atualizado para esse novo OS unificado?

Infelizmente não,.. Pois segundo a Samsung a nova plataforma unificada não é atualizável nos smartwatches Galaxy existentes.

"O compromisso contínuo com os usuários existentes do Galaxy Smartwatch Na Samsung, sempre colocamos os clientes no centro de tudo o que fazemos. É por isso que temos o compromisso de oferecer a eles as melhores experiências possíveis de smartwatch. Para os clientes que já possuem smartwatches Galaxy baseados no sistema operacional Tizen, continuamos a fornecer pelo menos três anos de suporte de software após o lançamento do produto." - Samsung 

Tá, mas oque a FitBit tem haver com isso ?

No novo sistema unificado, a FitBit vai empenhar um papel maior em seu app nesse novo OS unificado. Pois segundo algumas informações da Engadget o Fitbit está construindo um aplicativo para o novo os unificado que trará suas ferramentas como o rastreio de treino, monitoramento de saúde e atividade ao longo do dia, além das celebrações no na tela. Também se espera que as melhorias do S Health sejam incluídas nesse novo app, como por exemplo a função de rastreamento do sono. 

Ok, mas FitBit e Samsung Health ? Como assim ?

De certa forma fiquei triste aqui, pois o Samsung Health não deve estar no novo OS unificado.
Isso mesmo 😥, a Samsung aparentemente confirmou via e-mail ao CNET, que ele não estará no novo OS unificado..

"Os serviços da Samsung, como o Samsung Health, continuarão a ser essenciais para a experiência do Galaxy e estarão disponíveis nos smartwatches Galaxy. Para os usuários que usufruíram do serviço Samsung Health, o serviço continuará na nova plataforma unificada e os dados podem ser exportados para a nova plataforma. Samsung Health não faz parte da nova plataforma"

Ainda faltam muitas respostas, mas é algo bem estimulante e animador. Pois com esse novo sistema unificado, muitas das fraquezas que o Tizen e o Wear OS tem serão corrigidas. Os apps da Google Workspace terão melhorias para esse novo OS unificado, além de estarem cada vez mais integrado com o Smartphone, haverá melhorias na navegação, como alterar apps utilizando um botão. Ou seja vai elevar os novos Galaxy watchs a um novo patamar. E segundos alguns rumores também se espera que a Samsung traga uma skin baseada na OneUi para os seus novos watchs com o OS unificado. 

image
Créditos google/Samsung

Fontes: 
TWITTER

Samsung Members 💙🚀
19 Comentários
JoãoGameProg
Active Level 1
Wearables
Só quero saber se vai ter alguma forma de atualizar o meu Watch 3 para o novo OS. Infelizmente o Tizen não recebe apps novos faz tempo
Wearables
Segundo as informações não.. Só deve estar disponível msm para os novos watchs. Se fosse de Tizen para Tizen até poderia existir um meio, mas como será de Tizen para o Wear OS as chances se tornam praticamente nulas..
0 Kudos
dericklemos
Active Level 3
Wearables
E com esse anúncio isso só vai piorar, já vi a mesma coisa acontecer com o Windows Phone. Eles falam de manter o Tizen atualizado, mas os devs vão perder o incentivo e gradualmente os apps vão ser abandonados deixando a gente chupando dedo com um produto novo e que não foi barato.
JoãoGameProg
Active Level 1
Wearables
Se pelo menos os apps do Google tivessem uma versão oficial do Tizen seria um pouco melhor.
Faz bastante falta um Maps oficial
dericklemos
Active Level 3
Wearables
Eu duvido muito que isso aconteça. Mas podemos pressionar a marca até oferecerem essa atualização, como os usuários do Motorola Edge+ fizeram quando ela disse que não atualizaria o aparelho.
JoãoGameProg
Active Level 1
Wearables
Que tristeza, comprei faz um pouco mais de um mês, quando ainda não tinha nem previsão para essa migração. Se soubesse teria esperado mais um tempo
Moderadora_Aline
Moderator
Moderator
Opções
Wearables

Olá, JoãoGameProg. Tudo bem? Não se desespere, isso não quer dizer que será esquecido. Vamos aguardar maiores informações e ficar de olho nas notícias aqui na Comunidade e canais oficiais. 😉

dericklemos
Active Level 3
Wearables
Somos dois, estou com muita raiva porque deixei de considerar outras marcas por gostar do ecossistema Galaxy. Me sinto feito de trouxa.
PauloPalmeira
Active Level 5
Wearables
Um absurdo o watch 3 e active 2 não receberem atualização para o novo OS. Não faz sentido algum. É forçar muito a barra para uma nova compra... já tive watch 1 e agora estou no 3, assim como minha esposa q teve o active 1 e agora está no 2.

Caso não haja atualização para o novo OS é realmente de se pensar em mudar de marca.