Tópico original:

Melhorando desempenho do Exynos (S21 FE)

(Tópico criado em: 03-12-2024 09:13 PM)
752 Exibições
ArhamorallyCâmara
Active Level 4
Opções
Galaxy S
 
Eai galera blz? Vim aqui passar dicas de como melhorei o desempenho do meu Galaxy S21 FE 6/128.

 Após alguns reviews na internet decidi largar Xiaomi e comprar um Samsung, porém a minha experiência não foi das melhores, pois, embora a linha S tivesse muita tecnologia, a bateria e o desempenho não acompanhava, o que mais me chateava era os aplicativos reiniciando sempre que ia abri-los novamente, principalmente jogos, se eu precisasse responder uma mensagem no whatsapp enquanto estava jogando ou apertasse sem querer em uma notificação que fizesse sair da tela do jogo, ali já começava a raiva, pois ao tentar voltar pro jogo o mesmo reiniciava e eu perdia a partida e assim continuou com muitos aplicativos fazendo eu perder informações e coisas que estava editando ou escrevendo. Fora os travamentos ocasionados por conta que o processador é muito potente mas n tem dissipação de calor, fazendo assim o processador entrar em throttling que é quando ele aquece a tal ponto em que o sistema reduz a velocidade de processamento para evitar o superaquecimento, o problema é que ele entra em throttling muito rápido, fazendo assim com que o seu celular "top de linha" trave igual um Galaxy Pocket. Parece ser um problema crônico da linha Exynos, também tinha notado esse mesmo problema em processadores Mediatek, aparentemente são mal otimizados, os únicos que funcionam bem são os da Apple e Qualcomm Snapdragon. Pra quem caiu no bait do Exynos igual eu e não consegue fazer um upgrade de imediato pra Snapdragon ou Apple e precisa melhorar o desempenho de seu Exynos eu vou deixar aqui um tutorial simples que funcionou comigo.
 
 Comece baixando esse app chamado Good Guardians
 
 image 
 
 Em seguida baixe Galaxy App Booster, Thermal Guardian e Memory Guardian. 
 
 Obs: Esse app e suas extensões são desenvolvidos pela própria Samsung e por algum motivo não disponibilizaram aqui no Brasil, mas conseguimos baixar via APK, instalar e funciona perfeitamente.
 
 Galaxy App Booster
 
 Thermal Guardian
 
 Memory Guardian
 
 Após baixar e instalar todos, você deve ativar e fazer os seguintes processos;
 
 image 
 
 image 
 image 
 image 
 image 
 
 Feito o procedimento descrito acima, você pode ir em Galaxy App Booster 
 
 image 
 Se seu telefone esquenta muito devido ao ambiente do seu trabalho ou algum outro motivo e você queira que a margem de Throttling seja maior ou menor você pode ir em Thermal Guardian e aumentar ou diminuir em até 2°.
 image 
 Inclusive se você entrar nesse app e ficar monitorando, vai ver que o Exynos já começa em Throttling assim que você começa a usar ele minimamente, ou seja temos um processador potente mas não funciona 100%.
 
 No meu caso eu ativei RAM PLUS 6GB e está funcionando perfeitamente, sem esquentar e sem travar, está rápido nas transições de tela e as informações permanecem salvas mesmo após app minimizado por um tempo, inclusive os jogos permanecem abertos e não ficam reiniciando quando vc volta pro jogo. Velocidade de processamento está em otimizada.
 
 Aconselho a fazerem esse procedimento de incluir apps para não serem limpos na memória sempre que baixar novos apps.
 
 Caso funcione no seu aparelho Exynos deixa um like e comenta qual é o seu modelo do seu smartphone e se tiver alguma dica já deixa nos comentários também.
 
Edit1:
Quem quiser turbinar mais ainda, coloca o processamento em máximo, suavidade do movimento alta(visor 120hz), RAM plus em 6gb, reinicia telefone, faz o procedimento do memory Guardian em excluded apps e depois o do app Booster. No começo seu celular vai ficar um pouco quente(talvez lento), mas ele estabiliza e fica frio novamente, bateria vai perder alguns minutos de autonomia mas em compensação seu celular vai ficar super rápido e vc vai ter a sensação de estar realmente com um celular top de linha. Tenha sempre o carregador consigo ou um Power Bank com 3.1A de saída que não vai se preocupar mais com autonomia de bateria e vai conseguir usufruir muito bem do s21 fe.

Edit2:
Para uma turbinada com melhor autonomia deixa velocidade de processamento otimizado, desativa bateria adaptável, remove animações em acessibilidade >melhorias da visão> remover animações, feito isso coloca Ram Plus em 2GB, reiniciou telefone vai em memory Guardian e faz o procedimento do Memory Guardian > customize>Quick Switching e depois botão de + e em Excluded Apps adiciona todos os aplicativos do telefone, por último vai em Galaxy App Booster e faz o procedimento de otimização. Terminou é só aproveitar que o Smartphone ficou muito bom.

Façam o procedimento do Galaxy App Booster sempre que reiniciar o telefone.
26 Comentários
Galaxy S
Galera infelizmente não consigo compartilhar os links de download dos apps acima, pois foram retirados e notificados sobre as regras da comunidade, o site para baixar é o apkmirror, basta coloca o nome do app Good Guardian e em seguida dos plugins citados acima que tem todos atualizados no site.
AndreSouzaa
Active Level 7
Galaxy S
Ja fiz todo esse processo várias vezes,varios meses,e cara isso aí e outros tantos processos e tutoriais, todos eles não mudam nada, só vai resolver quando a samsung quiser otimizar o aparelho mesmo, mais a intenção foi boa, parabéns
Galaxy S
Aqui consegui notar uma grande diferença ao ir na opção "excluded apps" e adicionar todos os apps, após isso consegui ter um desempenho melhor, minimizar jogos e reabrir sem que ele seja reiniciado.
AndreSouzaa
Active Level 7
Galaxy S
Legal pelo menos melhorou no seu caso e uso, uma pena pro meu caso não ter resolvido, mais valeu.
Galaxy S
Qual modelo do seu Samsung?
AndreSouzaa
Active Level 7
Galaxy S
Eu tenho um S10e pra usar no dia a dia e um S21fe onde eu conecto meus wearables da Samsung, mais vou pegar um s24 ultra, cansei desse s21fe , dinheiro jogado fora.
Galaxy S
Eu só não troquei o meu pq ainda tô pagando, mas quando terminar vou vender e pegar algum outro com Snapdragon, Exynos tá muito mal otimizado.
AndreSouzaa
Active Level 7
Galaxy S
É mais esse modelo s21fe mesmo, meu s10e é Exynos e roda tudo de boas, não *** com nada, até mesmo o gerenciamento de RAM é melhor, e ele é bem menor e tem um espaço pra dissipar calor reduzido e mesmo assim não ferve igual o S21fe, então é sacanagem da Samsung mesmo, quando ela quer ela faz algo bom, como fez com o s23fe. Infelizmente tivemos o azar de pegar um celular com um projeto térmico ruim. Ou a samsung que não liga mesmo em otimizar ele.
CeSilva
Active Level 8
Galaxy S
Em suma, uma "ginástica" absurda para conseguir um resultado que deveria vir de fábrica ... No mínimo descaso com o consumidor