Tópico original:

S20 FE + Micro SD Samsung EVO Plus = velocidade baixa

(Tópico criado em: 05-21-2022 09:06 PM)
507 Exibições
davidsds
Active Level 3
Opções
Galaxy S

Olá, comprei recentemente um micro sd Samsung EVO Plus de 128 GB (novo modelo branco). Ao ligar meu S20 FE com ele, se eu fizer um teste de leitura/escrita obtenho como resultado 80/50 MB/s de velocidade, que é o normal e que eu esperava. Porém após passar um tempo, às vezes demora várias horas, a velocidade cai bastante e fica limitada a 20 MB/s, tanto na leitura quanto na escrita. A única forma que encontrei da velocidade voltar ao normal foi reiniciar o aparelho. Logo após o aparelho reiniciar a velocidade volta ao normal de 80/50 MB/s, mas depois de um tempo volta a ficar limitada.

Pensei que podia ser problema no micro sd, já que ele é novo e podia ter vindo com defeito de fábrica. Porém se eu deixar ele no computador conectado por um leitor USB 3.0, a velocidade fica constante em 90/65 (leitura/escrita). Já deixei conectado no computador por 24h e a velocidade dele não reduz, como acontece quando está no meu S20 FE.

Antes eu usava no meu S20 FE um micro sd também da Samsung, porém um modelo antigo de 32 GB. Com ele a velocidade fica constante, mesmo após semanas de uso sem reiniciar o aparelho, 50/20 de leitura/escrita.

Até usei o software da Samsung (Samsung Card-UFD Authentication Utility) para verificar se o micro sd novo seria pirata, mas não, o software diz que é autêntico. Usei também o h2testw e passou.

Alguém tem alguma idéia do que pode estar acontecendo, por que a velocidade fica limitada a 20 MB/s após um tempo depois de ligar o aparelho?

Alguém aqui usa esse micro sd Samsung EVO (branco) em seu S20 FE?

PS.: Meu S20 FE está com a versão oficial mais recente do Android da Samsung (One UI 4.1, patch de segurança de maio.)


Edit: Comprei outro micro SD, dessa vez um Samsung Pro Plus de 256 GB, e deu o mesmo problema: depois de um tempo de ligar o aparelho a velocidade fica limitada em 20 MB/s tanto de leitura quanto de escrita. O problema pelo jeito está no software do aparelho mesmo.


Edit 2: Executei um factory reset, para ver se resolvia o problema. Porém o problema persiste. Tanto com o Samsung EVO Plus de 128 GB quanto com o Samsung PRO Plus de 256 GB. É como se o Android desativasse o UFS e lesse o cartão como se fosse um leitor antigo.


Edit 3: Entrei em contato com o suporte da Samsung, aqui mesmo pelo Members, e passei as informações do problema e o que eu já tinha tentado para resolver. O atendente disse que como eu já tinha feito os passos que ele ia pedir, que já iria passar diretamente meu caso para a equipe na Coreia. Cerca de um mês depois disso saiu o update com o patch de agosto de 2022. Após esse update o problema de velocidade foi corrigido no meu aparelho. Agora após mais de uma semana ligado a velocidade continua normal: 80/50 leitura/escrita. Vinha tendo esse problema desde que comprei o aparelho e atualizei para o Android 12 (outubro de 2021). Um mês depois do suporte o problema foi resolvido. Não sei se foi coincidência, mas o problema foi solucionado. E pelo que pesquisei, só o modelo de 256 GB que tinha esse bug. 

5 Comentários
Euzio
Active Level 3
Galaxy S
Olá, boa noite. Comprei o meu recentemente, e a velocidade no meu S20 FE fica em média 77MB. Não sei como será com o passar dos dias
davidsds
Active Level 3
Galaxy S
Boa noite. Você fez esse teste logo após ligar o aparelho ou depois de algum tempo de uso?
Euzio
Active Level 3
Galaxy S
Logo ao ligar e depois de um tempo de uso.
davidsds
Active Level 3
Galaxy S
Valeu pela informação. Pode ser algum problema no meu micro sd então. Vou tentar trocar com na loja. Se eu conseguir, volto aqui e posto o resultado com o novo.
Euzio
Active Level 3
Galaxy S
Está bem, boa sorte.