Resolvido! SOLUCIONADO

Tópico original:

Filmar em HDR é melhor?

(Tópico criado em: 08-27-2023 02:40 AM)
256 Exibições
MarllonLucas
Active Level 6
Opções
Guias da Comunidade
Boa noite Members, tudo bem com vocês?

Aqui está eu fazendo meus planos pra minha primeira viagem de avião 🥳

image
Créditos: Google Gboard

Eu já vi inúmeros vídeos de pessoas filmando o aeroporto e a decolagem. Então tenho 2 pontos a perguntar:

Primeiro, devo filmar em HDR?
Nas configurações da câmera do S21 Plus, na One UI 5.1, essa função ainda consta como "Labs", ou experimental. Então tenho certo receio.

image

E segundo, devo filmar com estabilização de imagem?
O que mais percebo quando essa função está ativa é que a filmagem fica com algumas distorções, principalmente a noite. No entanto, filmagens tremidas são mais desagradáveis. Estou nesse grande dilema.

image

Olha esses horários 😍
Vou conseguir pegar o nascer do sol (e a volta, o pôr do sol). Quero que essas filmagens sejam com a melhor qualidade possível nas câmeras desse Samsung 🥰🤩

Podem me dar uma ajuda pra escolher a melhor configuração possível?

1 Solução


Soluções aceitas
Solução
RomarioSantos
Active Level 6
Guias da Comunidade

A resposta para as suas perguntas depende de alguns fatores, como a iluminação do ambiente e a sua capacidade de manter a câmera estável.

HDR

O HDR, ou High Dynamic Range, é uma técnica que ajuda a melhorar a qualidade das imagens em ambientes com grande contraste de luminosidade.
Isso significa que ele pode ajudar a capturar detalhes nas sombras e nos destaques, o que pode ser útil para filmagens em aeroportos, que costumam ter áreas iluminadas e outras mais escuras.

No entanto, o HDR pode também causar algumas distorções, como o efeito "bloom", que ocorre quando as áreas claras ficam muito saturadas. Essas distorções são mais perceptíveis em ambientes com pouca luz, como à noite.

Estabilização de imagem

A estabilização de imagem é uma função que ajuda a reduzir o movimento da câmera, o que pode resultar em vídeos mais suaves e nítidos.
Isso é especialmente útil para filmagens em movimento, como a decolagem de um avião.

A estabilização de imagem pode causar algumas distorções, como o efeito "jello", que ocorre quando a câmera se move rapidamente. No entanto, essas distorções são geralmente menos perceptíveis do que as causadas pelo HDR.

Recomendações

Com base nos fatores mencionados acima, as minhas recomendações são as seguintes:

• Filme em HDR durante o dia, quando a iluminação é mais uniforme. Isso ajudará a capturar mais detalhes e melhorar a qualidade geral do vídeo.

• Filme com estabilização de imagem durante a noite, quando a iluminação é mais instável. Isso ajudará a reduzir o movimento da câmera e tornar o vídeo mais suave.

É claro que você pode experimentar diferentes configurações para encontrar o que funciona melhor para você. Se você tiver um tripé ou outro suporte para a câmera, isso também ajudará a reduzir o movimento e melhorar a qualidade do vídeo.

Aqui estão algumas dicas adicionais para filmar em aeroportos:

• Escolha um local com boa visibilidade, longe de objetos que possam bloquear a sua visão.

• Use uma lente com zoom, para poder aproximar os aviões.

• Lembre-se de seguir as regras de segurança do aeroporto.

Exibir solução no post original

4 Comentários
essapessoa
Expert Level 5
Guias da Comunidade
O que é experimental é o HDR10+, o HDR normal tá disponível nas configurações normais e vc pode usar de boa. Enfim, não precisa deixar esse HDR10+ ativado.

Sobre o estabilizador, tem a opção nas configurações pra ativar ou desativar o estabilizador, pode deixar ativado. Além dele na tela de gravação tem também o modo superestável, esse eu quase nunca deixo ativado.Screenshot_20230827_024955_Camera.jpgScreenshot_20230827_025252_Camera.jpg
Hyenna
Expert Level 3
Guias da Comunidade
É que a opção de HDR ali é só pra fotos, e ele quer saber se filmar em HDR seria uma boa ideia; por isso perguntou sobre a opção HDR10+, já que essa sim é pra vídeos.
Solução
RomarioSantos
Active Level 6
Guias da Comunidade

A resposta para as suas perguntas depende de alguns fatores, como a iluminação do ambiente e a sua capacidade de manter a câmera estável.

HDR

O HDR, ou High Dynamic Range, é uma técnica que ajuda a melhorar a qualidade das imagens em ambientes com grande contraste de luminosidade.
Isso significa que ele pode ajudar a capturar detalhes nas sombras e nos destaques, o que pode ser útil para filmagens em aeroportos, que costumam ter áreas iluminadas e outras mais escuras.

No entanto, o HDR pode também causar algumas distorções, como o efeito "bloom", que ocorre quando as áreas claras ficam muito saturadas. Essas distorções são mais perceptíveis em ambientes com pouca luz, como à noite.

Estabilização de imagem

A estabilização de imagem é uma função que ajuda a reduzir o movimento da câmera, o que pode resultar em vídeos mais suaves e nítidos.
Isso é especialmente útil para filmagens em movimento, como a decolagem de um avião.

A estabilização de imagem pode causar algumas distorções, como o efeito "jello", que ocorre quando a câmera se move rapidamente. No entanto, essas distorções são geralmente menos perceptíveis do que as causadas pelo HDR.

Recomendações

Com base nos fatores mencionados acima, as minhas recomendações são as seguintes:

• Filme em HDR durante o dia, quando a iluminação é mais uniforme. Isso ajudará a capturar mais detalhes e melhorar a qualidade geral do vídeo.

• Filme com estabilização de imagem durante a noite, quando a iluminação é mais instável. Isso ajudará a reduzir o movimento da câmera e tornar o vídeo mais suave.

É claro que você pode experimentar diferentes configurações para encontrar o que funciona melhor para você. Se você tiver um tripé ou outro suporte para a câmera, isso também ajudará a reduzir o movimento e melhorar a qualidade do vídeo.

Aqui estão algumas dicas adicionais para filmar em aeroportos:

• Escolha um local com boa visibilidade, longe de objetos que possam bloquear a sua visão.

• Use uma lente com zoom, para poder aproximar os aviões.

• Lembre-se de seguir as regras de segurança do aeroporto.

MarllonLucas
Active Level 6
Guias da Comunidade
Excelentes dicas amigo, poxa, bem completo. Vou seguir sua recomendação, HDR vou deixar só pra o dia, mas como a decolagem é a noite, vou deixar só a estabilização. Muito obrigado mano!