Tópico original:

Uso criativo do modo Panorama para as fotos de paisagens

(Tópico criado em: 11-06-2024 08:00 AM)
233 Exibições
Samsung Members Stars
O modo Panorama das câmeras digitais nos permite capturar uma cena ampla em uma única imagem contínua. Na prática, ele funciona combinando várias fotos tiradas em sequência, enquanto a câmera é movidalentamente de um lado para o outro. A tecnologia “costura” essas imagensautomaticamente, criando uma foto mais extensa, perfeita para paisagens, fotosde grupo ou ambientes urbanos. 

Esse recurso, que antes exigia câmeras especializadas, hoje está disponível em nossos smartphones e nas câmeras digitais, tornando a fotografia panorâmica mais acessível para ser utilizada por qualquer usuário. 

Geralmente, um panorama é uma imagem com uma proporção de 2:1 ou maior, ou seja, o comprimento é duas vezes maior que a altura. O campo de visão que a imagem cobre também é importante. Para ser considerada panorâmica, ela deve mostrar uma cena que seria maior do que aquela que poderíamos ver com nossos próprios olhos.

image
@LeandroVasconcellos

Para tirar uma foto panorâmica em um Samsung Galaxy é muito simples, é só seguir os passos abaixo:
  • Abra o aplicativo da câmera no seu dispositivoSamsung Galaxy.
  • Deslize as opções de modo até encontrar“Panorama” ou selecione no menu “Mais” e, depois, toque em “Panorama”.
  • Segure o telefone na posição desejada(horizontal ou vertical, dependendo da cena que você quer capturar).
  • Toque no botão do obturador para começar acaptura.
  • Mova o telefone lentamente e de forma constantena direção indicada na tela (geralmente da esquerda para a direita ou de baixopara cima).
  •  Quando quiser finalizar, basta tocar novamenteno botão ou pare o movimento conforme o limite da tela for atingido.
image
@Samsung.com

A câmera automaticamente junta as fotos tiradas ao longo domovimento para criar a imagem panorâmica. Para melhores resultados, mantenha a mão firme e evite mover o telefone rapidamente. Uma das características desse tipo de fotografia é a suavidade do movimento, para que a foto tenha a melhor definição possível. Nesse caso, o uso do tripé é importante para manter a foto bem estabilizada.

Criação da imagem

Particularmente, considero que esse é um modo simples de fotografar nos nossos aparelhos, pois não há mistérios. Digo isso porque, nesse modo, não há como ajustar os parâmetros, como o ISO, balanço de branco etc. A criação fica por conta da sua inspiração. E, como disse no início deste post, esse modo nos permite capturar uma cena ampla e nada melhor do que a natureza, a paisagem urbana e até mesmo um interior, uma escultura etc.

Seguem abaixo algumas possibilidades de fotos panorâmicas:

Panorâmica da natureza 
image
@LeandroVasconcellos

Panorâmica de pessoas em grupo
image
@LeandroVasconcellos

image
@LeandroVasconcellos

Panorâmica de interiores 
image
@NicePro

Panorâmica Urbana 
image
@LeandroVasconcellos

Agora é só seguir aventurar no modo e tirar fotos diferenciadas😉

Mostre nos comentários as imagens panorâmicas que vocês já fizeram. 

image

82 Comentários
Suzycamposs80
Expert Level 5
Samsung Members Stars
Acho muito bonito foto no modo panorama mas confesso que eu sou um 😂desastre nunca consegui fazer.
Samsung Members Stars
É pratica Suzy, fotografia é prática. Segue o passo a passo e tenta. Recomendo que seja da natureza...as fotos ficam incriveis
Suzycamposs80
Expert Level 5
Samsung Members Stars
Vou começar a praticar, e obrigada pela dica por onde começar natureza 🌿
Suzycamposs80
Expert Level 5
Samsung Members Stars
Qual é a origem da fotografia panorâmica?🤔
Samsung Members Stars
Essa é uma história longa... por volta de 1902 criaram uma câmera chamada Kodak Cirkut. Essa foi uma das precursoras na categoria. Usaram muito as panorâmicas durante as guerras, para fins de espionagens etc....
Suzycamposs80
Expert Level 5
Samsung Members Stars
Caramba!! Uma história mesmo 😮
Nossa vou dá uma pesquisada fiquei curiosa 🙆🏽‍♀️
CatDora7
Expert Level 5
Samsung Members Stars
Adoro a Panorâmica, mas, às vezes, esqueço de recorrer ao modo... 😅
Na verdade, lembro mais quando estou em lugares com paisagens amplas ou com visão de 360°.
O que me falta também é segurar com firmeza e movimentar suavemente. 🤭
Adorei a panorâmica de interiores e de pessoas em grupos. 👏 👏 👏 Esses acho que seriam os mais desafiadores pra mim. 🥹Mirante_do_Jalapao_TO_1000073342_1735498107.jpg
Samsung Members Stars
Para mim também é desafiador, hoje é um pouco menos. O lance é praticar, entender como o modo se comporta e aos poucos fica mais fácil usar o modo
CatDora7
Expert Level 5
Samsung Members Stars
Verdade. Além de usar o tripé como indicou. 😊