Tópico original:

TV UN55TU8000 com defeito (Liga e desliga)

(Tópico criado em: 10-02-2023 03:04 PM)
433 Exibições
Tyrone_Barros
Beginner Level 3
Opções
TV

Bom Dia Prezado(a)s

Em 05/07/2020 comprei uma TV Samsung de 55 polegadas modelo XXX, ou seja a TV já está fora da Garantia, porém eu tenho um amigo que tem o mesmo modelo XXX, ou seja a diferença é somente no tamanho das tela que no caso uma é de 55 e a outra é de 50 polegadas, o caso da TV do meu amigo que é o mesmo problema que deu na minha TV, simplesmente após a garantia a TV não liga o Display, ela tenta ligar, porém desliga logo, verificamos que existe mais de 10 mil reclamações sobre esse Modelo TU8000 na internet.

Verifiquei alguns sites e li nesse site ( https://manualdousuario.net/samsung-tv-nu7100-tu8000-defeito/

Por que estas TVs da Samsung dão defeito logo após a garantia expirar?

Em junho de 2020, muitos sites e canais de YouTube dedicados à análise de produtos falaram da linha de TVs Samsung Crystal, modelo TU8000, a então nova aposta da fabricante sul-coreana no segmento de manualdousuario.net) que dá informações sobre esse problema, que esse modelo vem apresentado, no caso do atendimento do meu amigo, a Samsung contatou a Assistência Técnica e trocou toda a tela sem custo algum, e o próprio Técnico informou que isso é um problema neste modelo de TV e que a Samsung está tratando esses casos com o procedimento de trocar a tela, ressalto que essa mesma Assistência(Autorizada da Samsung) quis me cobrar R$100 reais de custos só para avaliar a TV na minha residência.

Indaguei a Assistência e acionei novamente a Samsung devido a isso, uma vez que o meu amigo me informou que em nenhum momento ele foi cobrado ou foi solicitado taxa de serviço, e nem se quer recebeu uma mensagem informando algum custo, e a TV dele também estava fora da Garantia.

Tenho os seguintes chamados na Samsung: XXX e XXX, o primeiro simplesmente foi encerrado alegando que foi rejeitado devido a termos e condições da garantia.

E o segundo eu abri e pediram para que eu aguarde a assistência técnica, mas após consulta vi que esse chamado nem aparece no sistema da Samsung e nem entraram em contato comigo.

Ressalto que enviei imagens e vídeos do defeito pelo Chat de atendimento da Samsung e registrei meu problema para eles, e informei a ordem de serviço do meu amigo com o intuito de facilitar o procedimento que é deles, mas vejo que estão fazendo pouco caso para a minha solicitação, entendo que caso fosse mau uso do equipamento a garantia não deve cobrir, porém mesmo o equipamento estando fora da garantia, esse modelo já foi vendido para os consumidores com um evidente vício oculto, pois conforme verifiquei nas reclamações sobre esse modelo de TV, ela começa a apresentar esse defeito meses após a perda da garantia, e no caso qual o motivo seria de dar negativa para o meu atendimento, e no do meu amigo eles atenderam com 3 dias após o chamado, sendo que é o mesmo Modelo de TV.

OBS: Ordem de Serviço do meu amigo é XXX

 

4 Comentários
DeiseAmarante
Expert Level 5
TV
Mais essa TV tem três anos de garantia? É garantia estendida? Esses TVS de hj dependendo do uso dura no mínimo isso mesmo.
0 Kudos
Tyrone_Barros
Beginner Level 3
TV

Casos como estes são considerados "vício oculto", que é o tipo de defeito que se manifesta depois de um tempo de uso do produto. Embora a garantia contratual tenha expirado, é inaceitável que produtos que deveriam durar pelo menos 5 anos apresentem defeitos que o tornem inutilizáveis sem responsabilização da fabricante.

No caso de SmartTVs, como a de modelo , o prazo de vida útil estimado é de pelo menos 7 anos. Em casos como estes, a empresa deve se responsabilizar pelo chamado "vício oculto", que é o tipo de defeito que ocorre somente depois de um tempo de uso do produto, tem previsão legal (art. 26, §3º, CDC) e independe da garantia contratual, aquela dada pelo fornecedor e que geralmente varia de 9 a 12 meses para eletroeletrônicos mais comuns. 

 

O que diz o CDC sobre vício oculto?
 
 
De acordo com o ministro, o parágrafo 3º do artigo 26 do CDC, em relação ao vício oculto, adotou o critério da vida útil do bem, e não o critério da garantia, podendo o fornecedor ser responsabilizado pelo vício mesmo depois de expirada a garantia contratual.
É o que dizem os artigos 18 e 26 do CDC?
 
 
1- O prazo decadencial a que alude o art. 26 diz somente respeito aos direitos potestativos de reclamar do vício, elencados no art. 18 , § 1º , do CDC , qual sejam, substituição do produto, rescisão do negócio ou abatimento do preço.
0 Kudos
Opções
TV

Olá, Tyrone_Barros! 

Gostaria de avisar que seu conteúdo foi editado pois havia informações pessoais expostas. E não conseguimos te enviar uma mensagem pois sua caixa de Mensagem Direta está desativada. Peço por gentileza que ative-a abrindo seu app da Comunidade → Clica no ícone do perfil, que fica no canto esquerdo superior da tela → Mensagem direta. 

0 Kudos
DeiseAmarante
Expert Level 5
TV
A minha deu defeito no led, tive que trocar. A minha é smart.
0 Kudos