Tópico original:

Lâmpadas inteligentes SmartThings

(Tópico criado em: 09-19-2021 06:11 PM)
2214 Exibições
GiovanniFrant
Active Level 8
Opções
Acessórios
Minha família tem um sítio que atualmente estamos usando para alugar aos fins de semana e feriados. Muitas vezes, as pessoas que alugam o sítio deixam as luzes externas ligadas durante toda a noite e até durante a manhã.

Estou pensando na possibilidade de substituir as lâmpadas externas por lâmpadas inteligentes, com a ideia de saber quando estão ligadas e desligá-las remotamente. No sítio tem internet wi-fi que alcança toda a área do sítio onde estão as lâmpadas externas. 

Gostaria de saber se é simples configurar diversas lâmpadas inteligentes e controlá-las através do aplicativo SmartThings da Samsung. Alguém que tenha a experiência de uso de lâmpadas inteligentes no SmartThings da Samsung, e até mesmo numa situação semelhante a minha necessidade, teria alguma informação importante antes de eu iniciar o processo de automação das lâmpadas do sítio? Por exemplo: no aplicativo SmartThings, ou no aplicativo da marca da lâmpada, eu sempre terei a informação que a lâmpada está ligada, e se desligar remotamente, quem estiver no sítio continua tendo o controle das lâmpadas no interruptor tradicional? Além disso, é possível programar um horário para todas as lâmpadas se desligarem automaticamente, caso ainda estejam ligadas no interruptor? Pergunto pois o meu objetivo é apenas evitar o desperdício de energia com as lâmpadas ligadas sem necessidade, já que não podemos estar lá ou ir lá sempre. O sítio fica a 70km de casa.

Além disso, pensei na possibilidade de instalar câmeras inteligentes, se possível com bateria interna, caso exista esse tipo de câmera. Lá até já teve sistema de câmeras, o problema é que são cabeadas e precisam de um equipamento para armazenamento e conexão com internet, o que deixava tudo muito complexo, além de que queimam toda vez que cai raio próximo. O sistema inteiro já queimou duas ou três vezes. 

Mas, por ora, a prioridade é a instalação das lâmpadas inteligentes, caso seja de fato viável e simples. Pensei na marca Intelbrás, linha Izy, gostaria também de sugestões de marcas com bom custo-benefício. Desde já agradeço esclarecimentos. 

12 Comentários
OPF67
Expert Level 1
Acessórios
Giovanni,

vamos por partes:

1. O SmarthThings (ainda) não dá suporte aos dispositivos da Intelbras. Mas você pode usá-los com o aplicativo deste fabricante.

2. Você não falou se o sítio tem internet e Wi-Fi; se isso, nada feito. Em virtude de seu interesse por dispositivos inteligentes, acredito que tenha, mas é preciso um Wi-Fi estável e com sinal chegando nos cômodos com as lâmpadas inteligentes.

3. Existem outros dispositivos inteligentes de outras marcas que são ótimos e acessíveis. Mas para não divulgar aqui nomes de marcas (seria propaganda), não os citarei.

4. Acho que não é de bom tom instalar câmeras de segurança que pode ser acessada remotamente: a privacidade das pessoas que alugam o sítio está em jogo, elas as perdem.

5. Roteadores de Wi-Fi, em tese, podem gerenciar até 256 dispositivos ao mesmo tempo, mas na prática não é assim: a maioria, se de boa qualidade, consegue gerenciar de 15 a 20 dispositivos simultaneamente.

Lâmpadas inteligentes, quando muitas, podem produzir quedas de conexões entre elas e outros dispositivos. A sugestão é adquirir repetidores de sinal e espalhá-los pelos vários lugares. Isso amplia a cobertura do Wi-Fi, aumenta a estabilidade e não permite que um dispositivo derrube outros (e até mesmo a conexão principal).

Quase todos os dispositivos para casa inteligente usam o Wi-Fi operando na frequência de 2,4 GHz. Assim sendo, os repetidores podem ser apenas deste tipo. Mas se o Wi,-Fi no sítio tiver modem/roteador que opera em 5 GHz, sugiro repetidores que operam nas duas bandas.

Isso é o mínimo que você precisa para conseguir alcançar o seu objetivo. 😉

Att.
GiovanniFrant
Active Level 8
Acessórios
Obrigado por responder. Lá tem internet com wi-fi. Alcança praticamente toda a área social do sítio, onde estão as lâmpadas.

Pelo que vi no aplicativo SmartThings, existe sim suporte para a linha Izy Intelbrás. Por isso foi uma marca que estou interessado, caso compre as lâmpadas.

Em questão de estabilidade, quando o sítio está cheio, muitas pessoas usam o wi-fi ao mesmo tempo nos seus smartphones e nunca apresentou oscilações de qualidade ou queda de sinal.

Estou tentando me inteirar melhor sobre o assunto, parece que existem protocolos distintos de internet das coisas, sendo os principais o Zigbee e Z-wave. Pelo que entendi, o Zigbee é mais estável e consome menos energia e menos conexões com a rede Wi-Fi, pois esse necessita de um hub, o qual recebe e distribui o sinal para os equipamentos conectados, no caso, as lâmpadas.

Queria saber também se consigo compartilhar o acesso das lâmpadas e outros dispositivos com outros usuários através do aplicativo SmartThings.

Acredito que farei um teste prático comprando uma lâmpada e, se realmente necessário, um hub Zigbee.

A minha ideia é fazer o controle das lâmpadas através do aplicativo SmartThings, e compartilhar o acesso dessas lâmpadas no SmartThings de mais uma ou duas pessoas.

As câmeras funcionavam dentro do sítio quando a gente não alugava. Depois de começar a alugar, realmente pensamos que seria inconveniente câmeras voltadas para a área interna do sítio. Porém, caso um dia venha a instalar novas câmeras, seria ao menos uma voltada para a entrada do sítio, em direção à rua.

Como são equipamentos caros, estou buscando me informar melhor primeiramente, antes de sair comprando o que acho que vai funcionar. Fiz compras desnecessárias em outras ocasiões justamente por não esclarecer os detalhes específicos para as minhas necessidades.

Mais uma vez, obrigado por responder.
OPF67
Expert Level 1
Acessórios
Giovanni,

lâmpadas no padrão Zigbee são raras e caras. Talvez não seja uma boa.

O Zigbee é outro padrão de conexão. Sim, ele consome menos e é mais estável, mas não são estas as suas principais virtudes. São outras duas:

1. Menor latência, que implica em respostas mais rápidas aos comandos;

2. Tem um funcionamento análogo às redes mesh: cada dispositivo se conecta ao mais próximo e joga sinal nos demais, de modo que a cobertura é muito maior e mais estável.

Desvantagem: tudo que usa Zigbee é muito caro. No meu entender, ainda não compensa. Motivo: com a entrada da internet 5G a coisa muda, pois ela supera, e muito, as vantagens do Zigbee. A tendência, pelo que leio, é que os novos dispositivos para casa inteligente adotaram essa nova tecnologia. Para simplificar, pense assim: o Zigbee é o atual padrão industrial para dispositivos inteligentes e o Wi-Fi 2,4 GHz é o padrão residencial; no futuro próximos ambos adotarão a internet 5G.

Sugestão final: não paute seu projeto considerando o SmartThings. A versão deste app para o Brasil é muito limitada e pouco capaz. Existem vários apps muito superiores, com mais recursos e capacidades. Em termos de casa inteligente, no Brasil, o SmartThings está entre os piores. Sou fanboy da Samsung, mas não deste app.

Abraços

Ledzeppelin
Expert Level 5
Acessórios
Boa tarde... Tenho lâmpada inteligente em casa e não consegui configurar pelo Smart Things, tive que baixar o Tuya Smart...
GiovanniFrant
Active Level 8
Acessórios
Você consegue programar um horário para desligar a lâmpada? E consegue monitorar quando ela está ligada ou desligada no aplicativo? Ela precisa de um hub para funcionar ou é direto no wi-fi?
0 Kudos
Ledzeppelin
Expert Level 5
Acessórios
O Tuya adiciona vários tipos de lâmpadas, infelizmente não testei a distância pois creio eu que preciso estar na mesma rede Wi-fi da lâmpada... Tem como criar cenários com horários e cores...
Ledzeppelin
Expert Level 5
Acessórios
A distância teria que usar arduíno, não precisa ser lâmpada inteligente... Arduíno aceita comandos a distância...
GiovanniFrant
Active Level 8
Acessórios
Mas, não tenho conhecimento técnico para isso. Não sei se é simples. Pensei nas lâmpadas inteligentes, pois parecem ser mais práticas, num primeiro momento. Agora já estou com outras dúvidas pelo que estou pesquisando. Pois, eu não tenho a intenção de automatizar presencialmente, quero automatizar de outro lugar, usando outra rede de wi-fi distinta, ou rede de dados móveis.
0 Kudos
Ledzeppelin
Expert Level 5
Acessórios
Arduíno... No Amazon e no MercadoLivre vendem sistema arduíno com tudo semi pronto + comandos... Aí teria que pesquisar vídeos no YouTube para saber qual procedimento é o melhor no seu caso...
0 Kudos