- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Inscrever-se no RSS Feed
- Realçar
- Imprimir
- Relatar conteúdo como inapropriado
em 09-19-2021 01:09 PM
Acessórios- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 09-19-2021 05:17 PM
Acessóriosvamos por partes:
1. O SmarthThings (ainda) não dá suporte aos dispositivos da Intelbras. Mas você pode usá-los com o aplicativo deste fabricante.
2. Você não falou se o sítio tem internet e Wi-Fi; se isso, nada feito. Em virtude de seu interesse por dispositivos inteligentes, acredito que tenha, mas é preciso um Wi-Fi estável e com sinal chegando nos cômodos com as lâmpadas inteligentes.
3. Existem outros dispositivos inteligentes de outras marcas que são ótimos e acessíveis. Mas para não divulgar aqui nomes de marcas (seria propaganda), não os citarei.
4. Acho que não é de bom tom instalar câmeras de segurança que pode ser acessada remotamente: a privacidade das pessoas que alugam o sítio está em jogo, elas as perdem.
5. Roteadores de Wi-Fi, em tese, podem gerenciar até 256 dispositivos ao mesmo tempo, mas na prática não é assim: a maioria, se de boa qualidade, consegue gerenciar de 15 a 20 dispositivos simultaneamente.
Lâmpadas inteligentes, quando muitas, podem produzir quedas de conexões entre elas e outros dispositivos. A sugestão é adquirir repetidores de sinal e espalhá-los pelos vários lugares. Isso amplia a cobertura do Wi-Fi, aumenta a estabilidade e não permite que um dispositivo derrube outros (e até mesmo a conexão principal).
Quase todos os dispositivos para casa inteligente usam o Wi-Fi operando na frequência de 2,4 GHz. Assim sendo, os repetidores podem ser apenas deste tipo. Mas se o Wi,-Fi no sítio tiver modem/roteador que opera em 5 GHz, sugiro repetidores que operam nas duas bandas.
Isso é o mínimo que você precisa para conseguir alcançar o seu objetivo. 😉
Att.
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 09-19-2021 05:43 PM
AcessóriosPelo que vi no aplicativo SmartThings, existe sim suporte para a linha Izy Intelbrás. Por isso foi uma marca que estou interessado, caso compre as lâmpadas.
Em questão de estabilidade, quando o sítio está cheio, muitas pessoas usam o wi-fi ao mesmo tempo nos seus smartphones e nunca apresentou oscilações de qualidade ou queda de sinal.
Estou tentando me inteirar melhor sobre o assunto, parece que existem protocolos distintos de internet das coisas, sendo os principais o Zigbee e Z-wave. Pelo que entendi, o Zigbee é mais estável e consome menos energia e menos conexões com a rede Wi-Fi, pois esse necessita de um hub, o qual recebe e distribui o sinal para os equipamentos conectados, no caso, as lâmpadas.
Queria saber também se consigo compartilhar o acesso das lâmpadas e outros dispositivos com outros usuários através do aplicativo SmartThings.
Acredito que farei um teste prático comprando uma lâmpada e, se realmente necessário, um hub Zigbee.
A minha ideia é fazer o controle das lâmpadas através do aplicativo SmartThings, e compartilhar o acesso dessas lâmpadas no SmartThings de mais uma ou duas pessoas.
As câmeras funcionavam dentro do sítio quando a gente não alugava. Depois de começar a alugar, realmente pensamos que seria inconveniente câmeras voltadas para a área interna do sítio. Porém, caso um dia venha a instalar novas câmeras, seria ao menos uma voltada para a entrada do sítio, em direção à rua.
Como são equipamentos caros, estou buscando me informar melhor primeiramente, antes de sair comprando o que acho que vai funcionar. Fiz compras desnecessárias em outras ocasiões justamente por não esclarecer os detalhes específicos para as minhas necessidades.
Mais uma vez, obrigado por responder.
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 09-19-2021 06:03 PM
Acessórioslâmpadas no padrão Zigbee são raras e caras. Talvez não seja uma boa.
O Zigbee é outro padrão de conexão. Sim, ele consome menos e é mais estável, mas não são estas as suas principais virtudes. São outras duas:
1. Menor latência, que implica em respostas mais rápidas aos comandos;
2. Tem um funcionamento análogo às redes mesh: cada dispositivo se conecta ao mais próximo e joga sinal nos demais, de modo que a cobertura é muito maior e mais estável.
Desvantagem: tudo que usa Zigbee é muito caro. No meu entender, ainda não compensa. Motivo: com a entrada da internet 5G a coisa muda, pois ela supera, e muito, as vantagens do Zigbee. A tendência, pelo que leio, é que os novos dispositivos para casa inteligente adotaram essa nova tecnologia. Para simplificar, pense assim: o Zigbee é o atual padrão industrial para dispositivos inteligentes e o Wi-Fi 2,4 GHz é o padrão residencial; no futuro próximos ambos adotarão a internet 5G.
Sugestão final: não paute seu projeto considerando o SmartThings. A versão deste app para o Brasil é muito limitada e pouco capaz. Existem vários apps muito superiores, com mais recursos e capacidades. Em termos de casa inteligente, no Brasil, o SmartThings está entre os piores. Sou fanboy da Samsung, mas não deste app.
Abraços
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 09-19-2021 05:26 PM
Acessórios- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar