Tópico original:

Consumo ar condicionado

(Tópico criado em: 09-18-2023 01:49 PM)
3052 Exibições
FelipeScapa
Active Level 2
Opções
Ar Condicionado
Boa tarde pessoal,

Estou me programando para comprar um ar condicionado para o apartamento mas queria saber qual consumo de você? 

Quantos BTUs?
Tempo ligado por dia? 
Quantos dias mês? 

Se puderem ajudar com essa dúvida.

Mande print do smartthings energy
13 Comentários
MCM2022
Active Level 4
Ar Condicionado
Amigo Ar-condicionado Samsung digital inverter 12000 btus ate 73% de economia e vc pode usar o mês inteiro uso dia e noite as vezes apenas a noite
0 Kudos
FelipeScapa
Active Level 2
Ar Condicionado
Ah sim eu vi isso no site mas queria saber quanto realmente gasta na vida real queria ter uma base da comunidade para ver se vai ser mais ou menos igual ao meu uso assim teria uma base tendeu
MCM2022
Active Level 4
Ar Condicionado
Imagina que o consumo dele seria R$100,00 por mês sendo digital inverter vc vai economizar 73% ,ou seja, por mês vc iria pagar apenas R$ 37,00 por mês.
0 Kudos
FelipeScapa
Active Level 2
Ar Condicionado
Entendi, vc tem ar condicionado ? qual tua media de uso e valor?
MCM2022
Active Level 4
Ar Condicionado
Sim eu tenho ar condicionado dual inverter 12000 BTUS e a economia é muito boa, o consumo é bem baixo a minha conta de luz vem em torno de 160,00 a 180,00 então o consumo é pequeno
0 Kudos
Dany00
Active Level 5
Ar Condicionado
A quantidade de btus vai depender do tamanho do ambiente no qual você pretende instalar o equipamento. Vai depender também se o ambiente recebe luz direta do sol nascente ou poente dentre outros .
Existe uma tabela para fazee esse cálculo, mas em média utiliza-se a fórmula aproximada de para cada metro quadrado/1000 btus .
Em relação ao tempo, também vai depender da sua necessidade, se você passa o dia todo em casa e durante a noite dorme com o equipamento ligado, o uso será constante. Se por acaso ligar o ar apenas quando dorme o uso será moderado em torno de 8h/dia. Também depende do clima de sua região.
Opte por aparelhos com tecnologia inverter, pois são mais econômicos que os convencionais.
Só como base um aparelho inverter de 9000 btus consome aproximadamente em média de 17 kw/h por mês ligado por uma hora por dia.
Veja na sua conta de energia elétrica o valor do kw/h e faça os cálculos.
Espero poder ter ajudado.
FelipeScapa
Active Level 2
Ar Condicionado
Entendi no caso tenho esses dados, 9000 btus pros quartos 10m2 cada e a sala e cozinha 30m2 conjunto 18000 btus s[o levantei esse post para saber a media do uso da comunidade
StefanoBagnato
Beginner Level 2
Ar Condicionado
Eu em.particular quando o cálculo da exato sempre coloca maior. Por exemplo meu quarto tem 15 m2 deu 12 mil btus porém comprei de 18 , uso no 24 e gela demais. Entoa gera economia. Ou seja pulo um.modelo.paradar folga
0 Kudos
andre_chaves
Expert Level 4
Ar Condicionado
Não tem como responder de forma objetiva porque o consumo varia de acordo com a temperatura ambiente, os aparelhos ligados no ambiente, a quantidade de pessoas, tamanho do cômodo, abertura de portas e janelas etc... O fato é que quanto mais calor houver para ser retirado do comodo, maior será o consumo.

Um adendo importante: o inverter economiza energia colocando o aparelho para funcionar mais lentamente mas apenas depois que ele já atingiu a temperatura que você escolheu, portanto se você utiliza apenas duas horas por noite pode não notar tanta economia quanto alguém que o uliliza por 8 horas seguidas, porque você desligou o aparelho antes ou pouco depois de ele atingir o momento em que ele entra no modo de economia (baixa rotação do compressor).

Existem calculadoras online que te ajudam a ter uma noção do consumo.
0 Kudos