Tópico original:

Bug de sem áudio após atualização. Alguém mais?

(Tópico criado em: 07-07-2025 11:33 AM)
123 Exibições
Members_OcDURv7
Beginner Level 2
Opções
Galaxy A

Colegas da Samsung! Tudo bem? Espero que todos estejam bem. Deixa eu explicar minha situação atual (só lembrar que o aparelho Samsung Galaxy A55, modelo SM-A556E (ZTO).

Gostaria de destacar que o aparelho é de um amigo, então ele me descreveu o que houve e eu tentei fazer algumas tentativas, já que eu tenho aparelhos da Samsung a mais de 10 anos.

Histórico  do problema:

Realizei a instalação da atualização com número da build "A556EXXU7BYDB" (disponibilizada via OTA pela própria Samsung). Posteriormente, sem averiguar  a atualização mencionada, o aparelho recebeu a atualização "A556EXXS8BYE1" na qual também foi efetuada. Ao utilizar o telefone após as atualizações ficou sem áudio na saída de som do aparelho. Fiz diversas tentativas conhecidas na Internet, como também indicado no próprio site oficial da Samsung. Se eu tentar plugar um fone de ouvido, funciona.

Eu fiz algumas tentativas de correção (sem sucesso):

- Assistência técnica não-oficial da Samsung, que afirmou não ter alterações nos componentes  (hardware) de áudio;
- Redefinição de fábrica (full reset);
- Reinstalação completa do firmware original via Odin, utilizando arquivos oficiais Samsung;
- Testes com diferentes versões da mesma build (CSC ZTO, ZVV, ARO);
- Verificação via comandos ABD (sem erro aparente do sistema, o que indica ele tenta reproduzir o som mas não encontra uma saída de áudio. Alguns testes identificam que ele está ligado a um Bluetooth, mesmo que esteja desativado);
- Testes com e sem fones de ouvido, e com diferentes apps de mídia.

Todos os procedimentos foram realizados corretamente, utilizando ferramentas oficiais e sem qualquer tentativa de root ou modificação não autorizada.

Eu tentei contato com a própria Samsung (através de 4 protocolos diferentes) e algumas coisas eu ressalto (perguntado por agentes):

- A falha ocorre em todos os apps;
- O aparelho foi limpo para retirar possíveis poeiras (e não houve contato com a água);
- O aparelho não está com a capa de proteção. A película do aparelho foi comprada de forma externa, mas não obstrui nenhuma saída de áudio;
- Foi realizado teste com o Samsung Members (diagnóstico do telefone);
- O telefone está com a última atualização disponível pela própria Samsung, verificada em (7/7/2025). Ambas as atualizações mencionadas acima foram realizadas a pelo menos duas semanas;
- Restauração de fábrica foi realizada pelo menos 20 vezes, dentre tentativas de possibilidades descritas;
- Se encontra no volume máximo;
- O dispositivo já foi reiniciado pelo menos 30 vezes, dentre tentativas das possibilidades descritas;
- Todas as etapas informadas em: https://www.samsung.com/africa_pt/support/mobile-devices/what-to-do-if-your-microphone-or-speaker-is... foram testadas tbm, fora outras páginas oficias da Samsung (e vídeos da Internet também)

Na minha visão e por tudo o que testei, acredito que a primeira atualização (BYDB) provavelmente veio bugada e, não notei pois logo após atualizei para a BYE1 (que foi apenas uma atualização de segurança). Não consigo fazer um possível downgrade (e com isso não reinstalar a atualização BYDB, que já foi uma atualização mais complexa) pois a versão da build passou do 7 para o 8, impossibilitando, pela própria Samsung esse downgrade.

Além disso não consegui ligar para a Samsung (a chamada só caia) e ainda tentei solicitar um atendimento via Smart Tutor mas que foi ignorado pelas pessoas que me atenderam. Neste momento não gostaria de estar levando em uma assistência técnica oficial, pois a mais próxima é a três horas de minha cidade e, pagar um frete e não saber se será resolvido, ou modificar componentes, para não haver resolução do problema é complicado... Infelizmente tive más experiências (e trabalhei com uma) e gostaria que essa fosse a último opção de fato. Inclusive eu menciono que foi levado a uma assistência pois meu amigo levou (e o cara disse mais do que eu já tinha alertado ao meu amigo, e ainda cobrou 150 reais dele).

Mas então, isso aconteceu com vocês? Ou algo similar? Gostaria de estar ouvindo opiniões de alguns colegas daqui da Samsung e também testar novas possibilidades antes de fato levar a assistência 😄

2 Comentários
Samsung_moderador
Global Community Manager
Global Community Manager
Opções
Galaxy A

Olá@Members_OcDURv7. 

Teste com fones de ouvido ou caixa de som externa:

Se o som funcionar com fones ou outro dispositivo, o problema pode estar no alto-falante interno.

Se não funcionar, o problema pode estar no sistema de áudio (software).

Verifique as configurações de som:

Vá até as configurações e veja se a saída de áudio correta está selecionada.

Certifique-se de que o volume está ativado e não está no modo silencioso.

Reinicie o aparelho. Às vezes, uma simples reinicialização resolve falhas temporárias após atualizações.

Atualize ou reinstale os drivers de áudio (em caso de computador):

Drivers desatualizados ou incompatíveis podem causar falhas de som.

Caso mesmo após concluir o procedimento, o sintoma ainda persista, entre em contato conosco através de nossos Canais Digitais para acompanharmos o caso de perto e auxiliá-los da melhor maneira possível.  

Segue o link: https://cutt.ly/cwqfWFAD 

0 Kudos
Members_OcDURv7
Beginner Level 2
Galaxy A

Olá Moderador! Espero que esteja bem. Sobre o que você recomendou:

- Não possuo uma caixa de som externa, mas eu, ao plugar o fone de ouvido (com fio) ele funciona normalmente.
- A saída de áudio está correta, verifiquei e também o volume está ativo e sem estar no modo silencioso.

- Eu realizei a reiniciação do aparelho já diversas vezes... O aparelho é um smartphone.

- Já entrei em contato com a equipe Samsung quatro vezes e todos orientaram praticamente da mesma forma, sem nenhum tipo de atendimento personalizado a minha solicitação que é bem específica.

Agradeço desde já a atenção dispensada!

0 Kudos