Tópico original:

Sugestão para a One UI 5 e Android 13 - Galaxy A73

(Tópico criado em: 12-15-2022 02:24 PM)
Makizo
Expert Level 4
Opções
Galaxy A
Como todos sabem, o A73 teve várias evoluções comparado com o A72. Porém, uma mudança que quase ninguém gostou foi a troca da lente telefoto do A72 por esse sensor principal de 108mp.

Zoom digital nunca vai substituir o zoom óptico (zoom óptico pode ser usado para compressão de planos e desfoque natural de fundo aliado com uma boa abertura), mas é possível, com um bom pós processamento, criar uma imagem com detalhes nítidos sem tanta perda de definição em até pelo menos uns 3 ou 4x de zoom. Então eu espero de coração que a Samsung mude o algoritmo de câmera para suavizar a imagem pósprocessada, tanto em fotos noturnas como em zoom, diminuindo essa nitidez artificial que deixa a imagem estranha. Fazendo isso eu já fico feliz, pois em fotos comparando a câmera nativa com a Gcam, chega a ser ridícula a diferença com zoom.

Exemplo (ambas as fotos com remasterização):

image
Câmera nativa em 8x, forçando detalhes e deixando a foto com um aspecto muito ruim

image
Gcam, da uma suavizada na foto, mas me parece uma imagem menos pior. Obviamente não se usa zoom digital de 8x para fotos normais, foi apenas um exemplo extremo de como o tratamento da Gcam para fotos com zoom é mais natural.

13 Comentários
Letícia-A73
Active Level 7
Galaxy A
- Particularmente achei esse zoom horrível do A73, foi o que mais me decepcionei em relação à câmera, e visto também que, para ativar qualquer nível de zoom, você tem que sair do full 108mp. Desnecessário...
Makizo
Expert Level 4
Galaxy A
Eu também. Zoom horrível, mesmo em 2x ele já deixa aquela nitidez muito artificial que deixa a imagem péssima
Letícia-A73
Active Level 7
Galaxy A
- Nem tanto pela nitidez, mas a imagem fica HORRENDA!!!
Makizo
Expert Level 4
Galaxy A
Sim. Ela força detalhes onde não tem, aí fica um monte de riscos que não se completam. E não é a primeira vez que vejo alguém reclamando disso. Bem antes de eu sequer cogitar a compra desse aparelho eu já tinha visto comentários de pessoas falando que o zoom digital desse A73 é ruim para a faixa de preço. De fato, não é ruim, é péssimo.
Galaxy A
Faço de suas minhas palavras, o zoom dele foi o que a Samsung pecou... Inclusive vejo vários Review do pessoal falando que para o nível do aparelho ele teria que ter vindo com o Chipset ao menos da Série 8** da Snapdragon um Chipset parecido com o do S20Fe 5G por exemplo, pq o aparelho seria bem melhor no processando de imagens
Makizo
Expert Level 4
Galaxy A
Fico feliz em ver que não é uma implicação minha. Eu também vi gente dizendo que esse aparelho tem dificuldades em processar a imagem desse sensor de 108mp, então talvez um processador da série 8 realmente teria sido melhor, apesar de o 778G já ser absurdo.
Gabriel_Macêdo
Beginner Level 4
Galaxy A
Qual versão de gcam você tá usando? Tava afim de baixar mas não achei nenhuma boa
0 Kudos
Makizo
Expert Level 4
Galaxy A
Gcam 8.6. Tem no site Gcam Brasil, procure a versão de desenvolvedores e a BSG. Em Samsung só duas versões funcionam. Eu uso a Ruler, mas tem q ir nas configurações, procurar config of modes e setar todas as câmeras para o valor de ID 61444
Gabriel_Macêdo
Beginner Level 4
Galaxy A
Muito obrigado