Tópico original:

Avast escaneou e verificou malware

(Tópico criado em: 01-06-2023 03:03 AM)
1722 Exibições
Safranina
Active Level 4
Opções
Galaxy M
Desfecho: atualizei o avast no app, limpei cache e dados (perdi o direito de escanear automaticamente no gratuito, se puderem tentar nao fazer isso, quem for das antigas e tem escaneamento automático habilitado) e reabri o app. Quando passei o antivírus, nao tive mais esse problema. 
Aparentemente foi um bug de sistema no avast e ele mesmo ja lançou uma atualização corrigindo. 

--------------------------------------------------------------------
Meu avast verificou que o 'sistema android' versao 13-9172406 se encontra infectado por malware e me sugeriu a desinstalação/desativação do aplicativo. Porém, é o sistema android! 
O que fazer? Nao baixo nada fora da app store original e nem saio abrindo qualquer link. 

Edit: Passei o antivírus nativo do celular e nao deu nada, apenas que estava tudo ok e seguro. 

Será bug do sistema? Mas por que agora? Se a ultima atualização foi 23/12/22.
Uma observação é que durante a passada de antivírus avast, o modo rotina (dormir) estava ativado. E nao reparei se nas outras vezes combinou de passar antivírus e ele estar ativado. 
51 Comentários
Galaxy M
Provavelmente é um falso positivo. Se possível, reporte ao Avast.
ViN3_A53
Active Level 6
Galaxy M
Cara pq vcs usam esses antivírus a própria oneui tem e é muito melhor, depois vc pesquisa pra ver
ThiagoJose
Expert Level 1
Galaxy M
Nem sempre o da próprio da One Ui ajuda. Até porque há vários sites que estão infestados de malware e o antirus do sistema, não faz nada. Só um antivirus de terceiros (Kaperskay, Avast e Avira, por exemplo) resolve isso. Aí se voce utiliza o Baidu, PcSafe, Clean Master e os demais antivus desconhecidos, está pedindo ter vírus no sistema.
ThiagoJose
Expert Level 1
Galaxy M
O Google Play Protect é falho assim como o antivus que vem no sistema.
0 Kudos
PreetahNaath
Active Level 1
Galaxy M
N9ssa cmg aconteceu a msm coisa hj.. estou indignada. Tbm com avast.. ele roda todo dia automaticamente p ver se tá tudo limpo aí hj apareceu tbm esse vírus a nível de sistema que está em uma partição q n pode ser retirado e manda desativar o sistema android.. como isso? Será q é bug? Tbm tenho maior cuidado pois tenho após debanco e tals e me vem isso.to assustada
OzielCosta
Active Level 6
Galaxy M
Avast sempre com essa mania de "mostrar serviço". Ele detecta falso positivo até se for colocado num vácuo total. Talvez a versão paga sirva pra alguma coisa. Como disse o @ViN3_A53, melhor usar o antivírus nativo.
ThiagoJose
Expert Level 1
Galaxy M
O nativo não ajuda quase nada. Imagine voce navegar em site e dá um problema no sistema do seu dispositivo, e depois na assistencia, falarem para voce, que o site que voce navegou estava cheio de vìrus. Aì como que fica ? O do sistema é sô o basico do básico. O Avast, Kaperskay e Avira por exemplo fazem esse serviço de impedir que um vírus de um site entre no seu dispositivo. Agora, se utilizar o Baidu e os antivus falsos, é pedir para entrar vírus mesmo.
MakizoOP
Expert Level 4
Galaxy M
Se vc não baixa apps de fora, um antivírus acaba já nem sendo útil, pois gasta mais bateria e tem acesso a quase todas as formas de coleta de dados. Além disso, a estrutura do Android não permite um monitoramento totalmente efeito do dispositivo como no Windows, por exemplo, vc nem consegue saber se realmente a câmera não está sendo usada (aquele pixel no canto mostrando pode ser burlado em uma vulnerabilidade por não ser algo via hardware). Sobre os sites, eu acredito que os próprios navegadores já fornecem a segurança necessária, mas vc pode aumentar ainda mais colocando um adblock e um bloqueador de rastreamento, além, claro, de desativar o download automático
0 Kudos
ViN3_A53
Active Level 6
Galaxy M
Não é básico, ele usa tecnologia McAfee um dos melhores antivírus tanto que ele é paga para PC
0 Kudos