Tópico original:

Avast escaneou e verificou malware

(Tópico criado em: 01-06-2023 03:03 AM)
1754 Exibições
Safranina
Active Level 4
Opções
Galaxy M
Desfecho: atualizei o avast no app, limpei cache e dados (perdi o direito de escanear automaticamente no gratuito, se puderem tentar nao fazer isso, quem for das antigas e tem escaneamento automático habilitado) e reabri o app. Quando passei o antivírus, nao tive mais esse problema. 
Aparentemente foi um bug de sistema no avast e ele mesmo ja lançou uma atualização corrigindo. 

--------------------------------------------------------------------
Meu avast verificou que o 'sistema android' versao 13-9172406 se encontra infectado por malware e me sugeriu a desinstalação/desativação do aplicativo. Porém, é o sistema android! 
O que fazer? Nao baixo nada fora da app store original e nem saio abrindo qualquer link. 

Edit: Passei o antivírus nativo do celular e nao deu nada, apenas que estava tudo ok e seguro. 

Será bug do sistema? Mas por que agora? Se a ultima atualização foi 23/12/22.
Uma observação é que durante a passada de antivírus avast, o modo rotina (dormir) estava ativado. E nao reparei se nas outras vezes combinou de passar antivírus e ele estar ativado. 
51 Comentários
Safranina
Active Level 4
Galaxy M
Por que deveria?
0 Kudos
MakizoOP
Expert Level 4
Galaxy M
Nem no PC ele é mais considerado uma ferramenta efetiva. Tem iutras soluções como a Kaspersky, até o Microsoft Defender (pago). Além disso, é necessário ver seu padrão de uso. Vc costuma baixar qualquer app fora da Play Store? Vc baixa qualquer app que vê dentro da Play Store sem saber as permissões dele? Vc sabe diferenciar um site legítimo de um site falso? (Não que isso necessariamente impeça o site de ser um golpe).

Em resumo, Android não é Windows, apps de Android são mais limitados pelo sistema quanto ao que podem fazer, e isso inclui o próprio antivírus. Além disso, um antivírus tem acesso a dados que vc nem imagina, é só ver a provável quantidade de permissões que ele pede, e mesmo assim, vc sequer consegue colocar um bloqueador de links maliciosos, por exemplo, ou seja, ele é muito limitado, mas tem provável acesso a muita coisa no seu dispositivo. Eu não gosto muito da frase "o melhor antivírus é o usuário" no Windows, mas no Android isso faz total sentido. Use um gerenciador de senhas, coloque os apps mais importantes na Pasta Segura, etc.
0 Kudos
Safranina
Active Level 4
Galaxy M
Entao, sei ver sim a questão de site falso, nao baixo qualquer coisa sem antes analisar permissões, nao baixo nada fora da app store.

Indica entao a kaspersky?
Nao posso e nao quero ficar sem antivírus aqui no cel e muito menos no notebook. No note eu pago o avast, pq comprei a licença para apenas 1 local.. mas no cel uso o avast gratuito.
0 Kudos
MakizoOP
Expert Level 4
Galaxy M
Malwarebytes também é muito bom (inclusive no notebook). Se vc faz questão, su recomendo esses dois. Já cheguei a testar o da Norton aie veio com o meu notebook, mas aí vi q o pessoal descobriu que eles usavam PCs pra minerar cripto e desinstalei. Hoje eu recomendaria mais o da Kaspersky mesmo, até porque o pacote completo deles tem VPN e um gerenciador de senhas que é muito bom, inclusive.
Safranina
Active Level 4
Galaxy M
Show. Vou analisar com calma sua sugestão.
Safranina
Active Level 4
Galaxy M
Obrigada
ThiagoJose
Expert Level 1
Galaxy M
De forma nenhuma.
0 Kudos
-1-
Expert Level 5
Galaxy M
Isso deve ser um falso positivo, o avast e campeão em fazer isso falo por experiência própria, eu já usei ele a anos no pc e ele sempre acusava meus programas como vírus enquanto o kaperskay não acusava
0 Kudos
ThiagoJose
Expert Level 1
Galaxy M
Tudo indica que não é falso positivo. Talvez na próxima atualização de segurança isso se resolva.
0 Kudos
Safranina
Active Level 4
Galaxy M
Mesmo assim? Oq eu faço entao?Screenshot_20230106_022136_Settings.jpgScreenshot_20230106_022803_Avast Mobile Security.jpg
0 Kudos