Tópico original:

Avast escaneou e verificou malware

(Tópico criado em: 01-06-2023 03:03 AM)
1698 Exibições
Safranina
Active Level 4
Opções
Galaxy M
Desfecho: atualizei o avast no app, limpei cache e dados (perdi o direito de escanear automaticamente no gratuito, se puderem tentar nao fazer isso, quem for das antigas e tem escaneamento automático habilitado) e reabri o app. Quando passei o antivírus, nao tive mais esse problema. 
Aparentemente foi um bug de sistema no avast e ele mesmo ja lançou uma atualização corrigindo. 

--------------------------------------------------------------------
Meu avast verificou que o 'sistema android' versao 13-9172406 se encontra infectado por malware e me sugeriu a desinstalação/desativação do aplicativo. Porém, é o sistema android! 
O que fazer? Nao baixo nada fora da app store original e nem saio abrindo qualquer link. 

Edit: Passei o antivírus nativo do celular e nao deu nada, apenas que estava tudo ok e seguro. 

Será bug do sistema? Mas por que agora? Se a ultima atualização foi 23/12/22.
Uma observação é que durante a passada de antivírus avast, o modo rotina (dormir) estava ativado. E nao reparei se nas outras vezes combinou de passar antivírus e ele estar ativado. 
51 Comentários
Safranina
Active Level 4
Galaxy M
Segundo o avast é esse aqui. Quando coloca para resolver o problema, é esse q abre.Screenshot_20230106_022136_Settings.jpg
0 Kudos
Galaxy M
Bem estranho, pois esse é literalmente um aplicativo de fábrica do sistema Android e aí seria bem complicado ter algo malicioso em um app desses. Inclusive se não me engano ele é um arquivo de biblioteca androidx, por isso eu te recomendaria a entrar em contato com o suporte da Avast (especialmente se tiver o Avast premium) e relatar a eles o id da detecção e aplicativo em questão, pois não acho que seja uma infecção.
Safranina
Active Level 4
Galaxy M
Então seria um bug deles? Será que relatar como falso positivo ja nao bastaria?
0 Kudos
ThiagoJose
Expert Level 1
Galaxy M
O problema resolveu hoje:Screenshot_20230106_151018_Avast Mobile Security_1000004914_1673032219.pngScreenshot_20230106_151045_Avast Mobile Security_1000004916_1673032245.png
0 Kudos
Safranina
Active Level 4
Galaxy M
O meu tbm? Como assim vc afirma com tanta veemência? 😮
0 Kudos
Safranina
Active Level 4
Galaxy M
Relatei ao avast.
0 Kudos
Safranina
Active Level 4
Galaxy M
Ai oq o avast falaScreenshot_20230106_022803_Avast Mobile Security.jpg
0 Kudos
ThiagoJose
Expert Level 1
Galaxy M
Limpa os dados do Avast e abre ele de novo e tente fazer um teste da versão paga(premium), para ver se resolve. Além disso atualize as definições de vírus.
Safranina
Active Level 4
Galaxy M
Nao tenho o premium no cel. Só no note.
0 Kudos
ThiagoJose
Expert Level 1
Galaxy M
Eu já sou o inverso: no celular a versão premium e em computador a versão gratuita.