Dannen
Beginner Level 4
Opções
- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Inscrever-se no RSS Feed
- Realçar
- Imprimir
- Relatar conteúdo como inapropriado
em 11-09-2024 12:04 AM
Galaxy NoteGostaria de expressar meu profundo desapontamento com a assistência técnica da marca Samsung.
Possuo um Galaxy Note 20 Ultra e, há cerca de 14 dias, surgiu uma linha verde vertical no lado esquerdo da tela. O aparelho jamais sofreu qualquer queda ou impacto que pudesse justificar o problema. A linha verde surgiu espontaneamente e, além de comprometer a tela, causa superaquecimento mesmo durante o uso normal.
Ao levar o aparelho à assistência técnica da Samsung em Porto Alegre (Rua Dom Pedro II, nº 991), fui recebido com tentativas de atribuir o problema a outros defeitos. Alertaram-me para marcas de uso nas laterais e insinuaram que a tela parecia descolada, o que provavelmente acarretaria a cobrança pela troca.
Aborrecido com a abordagem, cheguei a deixar a loja. Refletir, porém, que o problema não era decorrente de mau uso, pois sempre cuidei do aparelho com zelo. Assim, retornei e solicitei novo atendimento para obter um laudo técnico.
Para minha surpresa, o laudo técnico limitou-se a "tampa descolando, não passou nos testes para cortesia". Trata-se de uma descrição genérica, sem especificar o defeito e sem relacioná-lo à linha verde na tela. É evidente a intenção de evitar o conserto do vício oculto.
Recusei-me a pagar pelo serviço. Ao retirar o aparelho, questionei a atendente sobre o suposto descolamento. Ela indicou vagamente as laterais do aparelho, sem qualquer precisão.
Examinei atentamente o aparelho e não constatei qualquer descolamento.
Meu Galaxy Note 20 Ultra está em excelente estado de conservação, praticamente como quando o adquiri há três anos. As marcas de uso mencionadas não passavam de sujeira, facilmente removível, já que o aparelho estava protegido por uma capa.
Estou profundamente decepcionado com os serviços da Samsung. Sempre fui um entusiasta da marca, influenciado pelas propagandas sobre seu ecossistema. Possuo relógio, fones de ouvido, celular e aparelhos de TV da marca, assim como meus filhos. Inclusive, meu antigo Galaxy Note 8, impecável devido aos meus cuidados, foi passado para meu filho quando adquiri o Note 20 Ultra. Ressalto que a excelente condição do aparelho antigo só foi possível porque ele não apresentou o problema da linha verde.
Não aceito o laudo do protocolo de atendimento (Ticket nº 2217777983). A alegação de que a "tampa estava aberta" e que, por isso, "não se enquadrou nos padrões" é vaga e questionável. Quais padrões? Em que ponto a tampa estava aberta? A informação via WhatsApp — "tampa descolando, não passou nos testes para cortesia" — reforça a falta de clareza e profissionalismo.
Um laudo técnico deve ser preciso e detalhado. A superficialidade do laudo sugere a intenção de desestimular o cliente na busca por seus direitos. No meu caso, a assistência técnica claramente tentou negar a existência do vício oculto no meu Galaxy Note 20 Ultra.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o vício oculto é um defeito no produto que não é percebido de imediato, mas que se manifesta ao longo do uso. O CDC estabelece que o fornecedor é responsável pelos vícios ocultos durante a vida útil do produto, mesmo que a garantia contratual tenha expirado.
Solicito providências da Samsung do Brasil.
6 Comentários

Global Community Manager
Opções
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 11-09-2024 12:39 AM
Galaxy NoteOlá, @Dannen! Estamos acompanhando a sua mensagem e gostaríamos muito de te ajudar com a sua solicitação, pedimos por favor que entre em contato em um de nossos canais digitais para que possamos acompanhar o caso de perto e auxiliá-lo da melhor maneira possível. Segue o link: https://cutt.ly/cwqfWFAD
Dannen
Beginner Level 4
Opções
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 11-11-2024 07:22 AM
Galaxy Note
Bom dia. Mas eu acessei o canal de suporte e já fui na assistência técnica (protocolos citados na minha mensagem), porém o problema não foi resolvido.
feraline
Active Level 1
Opções
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 11-11-2024 05:40 PM
Galaxy Note
Olá Dannen, você teve algum retorno? Eu falei com o chat, pediram para ir na assistência. Lá verificaram que não tem marcas de mau uso e nada, mas disseram que a Samsung só arruma dentro dos 3 anos. O meu apresentou problema semana passado (exatamente 6 mês após o fim da garantia). Liguei no 40004 e falaram a mesma coisa. Que só pagando para arrumar mesmo sendo problema de fabricação (note 20 ultra aqui também). Vou abrir reclamação no Procon, você abriu ou resolveram seu problema?
Dannen
Beginner Level 4
Opções
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 11-11-2024 06:28 PM
Galaxy Note
Olá feraline, não resolveram meu problema na assistência, pois lá meu celular "não passou nos testes para cortesia", assim eu teria que pagar o conserto. Então registrei reclamação no Procon.
GlorinhaBand
Expert Level 4
Opções
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 11-14-2024 07:08 PM
Galaxy Note
Não querendo ser do contra. Mas a lei é clara garantia de 1 ano, e o nosso Note 20 Ultra já tem mais de 3 anos
"Todo produto, por lei, tem garantia, independente de ser oferecida ou não pelo fornecedor. É a chamada “garantia legal”: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. A garantia oferecida pelo fornecedor é complementar à legal: é a “garantia contratual”, oferecida mediante documento escrito. De mais 9 meses totalizando 12:meses" Fonte CDC, PROCON.
"Todo produto, por lei, tem garantia, independente de ser oferecida ou não pelo fornecedor. É a chamada “garantia legal”: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. A garantia oferecida pelo fornecedor é complementar à legal: é a “garantia contratual”, oferecida mediante documento escrito. De mais 9 meses totalizando 12:meses" Fonte CDC, PROCON.
feraline
Active Level 1
Opções
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 11-22-2024 10:09 PM
Galaxy Note
Sim, isso é para problemas aparente. Porém tem mais um pedaço da Lei "Os bens de consumo possuem uma durabilidade prevista conforme suas singularidades, assim, qualquer inadequação ocorrida dentro da vida útil do item recebe a proteção da legislação consumerista. Dessa forma, se o vício é oculto, é somente a partir da descoberta é que começa a contagem dos prazos de 30 ou 90 dias da garantia legal (art. 26, II, § 3º, do CDC).". Como eles garantem atualização de segurança por 5 anos, da para entender que a vida útil dele seria essa...