Tópico original:

Internet de 1 giga no s21 ultra

(Tópico criado em: 05-11-2022 08:04 AM)
901 Exibições
Rafaelsilva464
Active Level 6
Opções
Galaxy S
Bom dia galera, me tirem uma dúvida, para alcançar Internet de 1 giga no wifi, devo comprar um roteador wifi 6?
Tenho um archer c6 wifi 5 porta gigabit, no wifi só chega a 600 mb no s21 ultra. 
Quando falo 1 giga no wifi é aproximado, entre 800 a 1.000.
16 Comentários
OPF67
Expert Level 1
Galaxy S
Verdade, ele só supera os 600 Mbps em modo AX, que ele já tem.
OPF67
Expert Level 1
Galaxy S
Caríssimos Dan e Rafael,

fiz alguns testes hoje e aproveito para relatar aqui.

Anexei três prints: aqueles dois que têm Ping igual a 3 ms foram tirados de um S20 Plus. O print que tem Ping de 15 ms foi obtido com um S22 Ultra.

O meu plano é de 1 Gbps de download e 500 Mbps de upload. O roteador usado nos testes é um TP-Link modelo AX73, com largura total de banda de 5400 Mbps (aproximadamente 4,8 Gbps em 5 GHz e um pouco menos de 600 Mpbs em 2,4 GHz). Em 5 GHz esse roteador sobra em termos do plano contratado.

Veja no print do S22 Ultra (aquele com Ping de 15 ms) que a velocidade é quase a máxima do plano. Note que ele está usando o protocolo AX, que pode ser visto no ícone do Wi-Fi onde aparece um pequeno 6 (Wi-Fi 6 = padrão AX).

Nos dois outros prints, no S20+ (Ping igual a 3 ms), um tem o ícone do Wi-Fi com o número 6 (AX ativado) e no outro print, não (o AC estava em uso, ou seja, Wi-Fi 5 aqui). A diferença em ambas medições não é grande, mas é um pouco melhor no AX.

Agora notem que a velocidade obtida no S22 Ultra é bem maior, mesmo com Ping cinco vezes maior do que no S20+.

Nas configurações do Wi-Fi o S20+ aponta, aqui, largura de banda de no máximo 1,1 Gbps. No S22 Ultra o valor típico é de 2,3 Gbps, mas já consegui 3,2 Gbps (o máximo deste relógio é 3,6 Gbps).

Apesar de o S20 ter Wi-Fi (como confirma um dos prints), ele parece não lidar bem com velocidades acima de 600 Mbps. É preciso mais testes para entender essa lógica, ou seja, se o padrão AX da linha S20 é efetivo ou não. Até agora o AX não se mostrou muito superior ao AC.

Abraços, meus caros.Screenshot_20220516-175607_Speedtest_6226_1652735286.jpgScreenshot_20220516-175923_Speedtest_6227_1652735286.jpgScreenshot_20220515-124946_Speedtest_6217_1652735167.jpg
DANS20
Expert Level 2
Galaxy S
Caríssimo, OPF67

Me parece que as linhas S21 e S22 contam com o WIFI6(E) que dizem operar sem sopreposição aos canais já utilizados pelo WIFI 2.4/5 e até mesmo algúns do 6. Não posso afirmar ser essa a diferença no tratamento dos modelos citados para a linha S20. Mas, lendo as "specs" disponíveis, esta é a única diferença notada.

Vale dar uma conferida em qual canal os modelos estão conectados, antes de realizar os testes.

Caso o roteador que você utiliza ofereça o WIFI6(E), estará aí o motivo dessa diferença entre os testes.
OPF67
Expert Level 1
Galaxy S
Dan,

realmente as linhas S21 e S22 contam com Wi-Fi 6E, mas não me recordo sobre a linha S20. Sei que a linha S20 foi a primeira a ter Wi-Fi 6, mas não me lembro se já o 6E; acho que não.

Por outro lado, o Wi-Fi 6 já é giga bit, não era para eu obter velocidades menores no S20+. O roteador é o mesmo, a distância entre roteador e os smartphones também era a mesma. Tenho uma desconfiança: talvez a antena do S20+ não seja lá essas coisas, pois a diferença de velocidade entre o AC e o AX foi muito pequena. Talvez, na época do projeto, a antena tenha sido pensada para essa velocidade, algo perto de 600 Mbps no máximo, o que não é pouco para uso em smartphone. Posso estar enganado, mas...

Sobre os canais: eram sempre os mesmos. Quando um canal não é suportado, então o dispositivo não enxerga a rede, ela não aparece na lista. Claro, não testei, mas é razoável supor que o S20+ tenha desempenho melhor em algum canal específico. Vou testar quando possível e comento depois.

Abraços

Edit: sim, o roteador Archer AX73 é Wi-Fi 6 E.
DANS20
Expert Level 2
Galaxy S
Se utilizando os mesnos canais, podemos pender para o conjunto WIFI ser melhor nas linhas S21/22. Já que os padrôes VHT80 (VeryHighTransmition) e HE (HighEfficiency) do WIFI 5 e 6 estão presentes em todos os citaddos. Salvo engano de minha parte.

E sim, você está correto. A linha S20 não conta com o WIFI6(E).
OPF67
Expert Level 1
Galaxy S
Rafael,

apenas uma dica: dispositivos da Huawei para uso doméstico não são bons. Eles têm pouca potência. Compre apenas se for um modelo testado por você ou com review feito por gente capacitada e que ateste qualidade. Todos que pude testar foram decepcionante.

Sobre a velocidade nos S20 e S21, ambos Ultra, que você tem, não faz sentido para mim, pois ambos são AC 1,1 Gbps e AX com mais de 3 Gbps (acho).

Não sei como está configurado o seu roteador. Alguns tratam as duas bandas, 2,4 e 5 GHz, como se fosse uma única rede. Outros separam em duas redes distintas. Quando configuro a minha rede para apenas uma (as duas em um só canal), então não consigo a velocidade máxima, mas consigo maior alcance e maior estabilidade. Veja se este é o seu caso; se sim, deixe duas redes distintas e conecte na de 5 GHz para fazer os testes.

Outra coisa: às vezes habilitamos ou desabilitamos algumas coisas e nos esquecemos depois. Nas configurações de Wi-Fi, clique nos três pontinhos e escolha Avançado. Na tela que se abre, veja se a opção Modo economia de energia Wi-Fi está habilitado. Habilitar este recurso implica em queda de desempenho. Tem outras configurações que também afetam o desempenho do Wi-Fi. Tente revisar essas coisas.

Abraços

Moderadora_Aline
Moderator
Moderator
Opções
Galaxy S

Olá, Rafaelsilva464. Espero que as dicas deixadas pelos members, tenha sanado a sua dúvida. 😉