Tópico original:

Pedido à Samsung: liberar Shutter Speed de 1/48 e 1/120 no Vídeo Profissional

(Tópico criado em: 12-11-2024 01:31 PM)
88 Exibições
BTold
Expert Level 5
Opções
Galaxy S
Olá, Members! Hoje venho sugerir uma atualização específica para as câmeras Samsung, especialmente no modo Vídeo Profissional. Não sei se aparelhos mais modernos, como os Galaxy S24, já possuem essa funcionalidade (nunca tive acesso a um desses, pois ainda uso o S20 FE).

Como expliquei em outro post (link aqui: https://r1.community.samsung.com/t5/galeria-galaxy/como-deixar-qualquer-vídeo-cinematográfico/td-p/3...), a melhor Shutter Speed para gravar um vídeo cinematográfico a 24 fps é 1/48. Isso segue a regra de 180° do cinema, onde o tempo de exposição deve ser o dobro da taxa de quadros para criar um movimento fluido e natural, com o desfoque de movimento típico do cinema.

Na câmera nativa da Samsung, os valores mais próximos de 1/48 disponíveis são 1/45 e 1/50. Embora 1/50 seja uma boa aproximação para 24 fps, ele é mais adequado para 25 fps, o que deixa a precisão comprometida.

image
Câmera do S20 FE 

image
Câmera do S20 FE 

Além disso, aos 30 fps, temos a opção correta de 1/60, o que é ótimo para redes sociais, mas ainda não é ideal para vídeos cinematográficos.

image
Câmera do S20 FE

Aos 60 fps, o problema se repete: não há 1/120, apenas 1/125 como aproximação.

image
Câmera do S20 FE

Por causa dessas limitações, sou obrigado a usar aplicativos de terceiros, como o Blackmagic, para conseguir gravar com precisão cinematográfica. Esses aplicativos permitem não apenas o uso de 1/48 a 24 fps, mas também oferecem a opção de medir o Shutter Speed diretamente em ângulos. Com isso, basta configurar para 180°, e o app ajusta automaticamente o valor ideal para qualquer taxa de quadros escolhida.

image
Blackmagic camera no S20 FE

image
Blackmagic camera no S20 FE

Sei que talvez aparelhos mais novos da Samsung já tenham implementado esses valores exatos. Se alguém souber, me avise! Caso ainda não, fica aqui minha sugestão para uma atualização. Essa melhoria faria o app de câmera nativo ainda mais completo e realmente profissional, eliminando a necessidade de recorrer a soluções de terceiros para ajustes tão específicos.
6 Comentários
Skybound
Expert Level 3
Galaxy S
Uau vc trabalha com câmeras?
0 Kudos
BTold
Expert Level 5
Galaxy S
Não exatamente haha. Eu sou músico, mas estou aprendendo sobre câmeras e filmagens para conseguir gravar meus clipes futuramente. Só preciso de um celular com uma câmera que não superaqueça e pare de gravar no meio 🥲.
LetíciaDS
Expert Level 5
Galaxy S
- Ótima petição e excelente ponto à considerar.
BTold
Expert Level 5
Galaxy S
Vai ver o S24 já tem isso e eu não sei, né?
tsmdsnt
Active Level 5
Galaxy S
Pelo que vi no S24FE ainda não, eu acho que eles deveriam colocar mais variantes de configurações no modo pro
BTold
Expert Level 5
Galaxy S
Que triste 🥲, deveriam mesmo incluir mais possibilidades, nem que fosse com uma configuração no menu.