Tópico original:

Vício Oculto- Tela Verde após Atualização - S20 - Preciso do Reparo Urgente!

(Tópico criado em: 07-20-2024 11:08 PM)
917 Exibições
Eliane_SP
Active Level 2
Opções
Galaxy S

20240716_211118.jpg20240716_211027.jpgScreenshot_20240718-091550_Maps.jpgScreenshot_20240720-184611_Chrome.jpgScreenshot_20240720-184113_Chrome.jpgScreenshot_20240718-091153_Maps.jpgScreenshot_20240718-091128_Maps.jpgScreenshot_20240720-182343_Chrome.jpgScreenshot_20240720-182224_Chrome.jpgScreenshot_20240720-182458_Chrome.jpgScreenshot_20240720-182413_Chrome.jpgScreenshot_20240720-174646_Chrome.jpg

Meu celular Samsung S20 apresentou uma tela toda branca e piscando nesse domingo dia 14/07/2024.
Ele estava funcionando perfeitamente e nunca caiu ou bateu. É um aparelho super bem cuidado, nunca tirei da capa de proteção e tinha película frontal e traseira desde que comprei.

Fiz uma atualização do sistema na última sexta-feira e no domingo surgiu esse problema na tela.  Ao conectar ao carregador, a tela branca  fica toda verde e de ambas as formas, não consigo utilizar o aparelho. Só consigo ver a sombra dos aplicativos, mas é impossível ler qualquer coisa.

Minha vida toda está nesse celular, pois além do uso pessoal, ele é usado para administrar minha loja e meu trabalho. Preciso dele para fazer as fotos dos produtos e falar com os clientes, infelizmente estou há dias sem poder trabalhar direito. Já estou desesperada pois estou tendo prejuízos por não conseguir responder as clientes. Não consigo acessar o Whatsapp Business de outro aparelho porque eles enviam um código para o meu celular pra autorizar e eu não consigo enxergar o código. Estou tendo prejuízos desde o dia que a tela foi atingida por essa atualização.

Por favor,  me ajudem!

Após uma rápida pesquisa na internet, descobri que esse bug ocorre após a atualização do sistema e só a Samsung pode resolver, pois ocorre em diversos aparelhos da linha S, com relatos amplamente conhecidos em sites como: UOL,Terra, YouTube e inúmeros fóruns de tecnologia, inclusive no Community da Samsung (segue em anexo alguns prints).

Também há inúmeros relatos mostrando que a Samsung faz o reparo do aparelho sem nenhum custo, trocando a tela e a bateria em cortesia e em alguns casos já fez também a troca do aparelho por um mais novo, como o S22. As próprias Assistências Autorizadas sabem desse protocolo de reparo em cortesia e independente de prazo de garantia, visto que o vício oculto surge sempre após 1 ano e meio de uso ou bem mais tarde.
Reitero também que Vício Oculto, segundo o Código do Consumidor, obriga o fabricante a fazer o reparo ou troca do aparelho a qualquer momento em que o vício surgir, independentemente do prazo de garantia (segue em anexo matéria do IDEC).

Sabendo disso e orientada pelo próprio site da Samsung, fui até a Autorizada e deixei meu celular para análise. A atendente que me recebeu fez toda uma checagem visual no smartphone e disse que não havia nenhum arranhão ou marca de queda, que ia anotar somente "manchas de uso". Ela disse ainda que esse é um defeito recorrente e que não tendo marcas de queda ou batida, a Samsung sempre faz o reparo gratuitamente. (Nas avaliações dessa autorizada tem vários relatos de reparos e trocas gratuitas com o mesmo defeito,  segue em anexo alguns casos)
Porém hoje recebi o orçamento, e pra minha surpresa, me cobraram R$1790 e alegaram que a Samsung não aprovou o conserto em cortesia. Questionei o porquê e ele disse apenas que o celular "não passou nos testes".
Entrei em contato com o atendimento do site da Samsung informando o número da ordem de serviço para saber o porquê da negativa do reparo e me falaram que era por não estar mais na garantia. Essa informação simplesmente não faz sentido, todos os reparos em cortesia ocorrem após o vencimento da garantia, pois o vício oculto surge sempre após meses ou anos do final da garantia.

Os motivos pelos quais a Samsung precisa se responsabilizar pelo reparo ou troca do aparelho afetado:

- Por ser um Vício Oculto.
- Por ser causado por uma atualização do sistema que a própria Samsung envia para os celulares, danificando seus sistemas.
- Por não termos o controle ou conhecimento do que estas atualizações vão fazer no sistema, apenas confiamos que seja uma atualização de segurança.
- Por ser aparelhos considerados top de linha, toda a linha S possui preços elevados e promessas de ter as melhores tecnologias.
Segundo a lei, o consumidor tem até 30 dias para reclamar de defeitos em um bem não durável (aparelhos descartáveis, por exemplo), e de 90 dias em caso de produto durável (eletroeletrônicos). Porém, caso se trate de um problema não perceptível de imediato, que só se manifeste depois de um tempo de uso (vício oculto), o prazo de 30 ou 90 dias começa a contar a partir da percepção do problema, mesmo que o prazo de garantia contratual já tenha expirado.
Vale lembrar também que, de acordo com o entendimento do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, o celular é um produto essencial e, dessa forma, em caso de defeito, a troca do aparelho deve ser imediata http://www.idec.org.br/emacao.asp?id=2362)
Decisão deliberada pela 65ª Reunião do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor realizada no Rio de Janeiro ratificou entendimento do Ministério da Justiça,de que o telefone celular é produto essencial e, por isso, deve ser substituído imediatamente pelo lojista que o comercializou, em caso de defeito de fabricação.

Exposto tudo isso, espero ter o meu reparo ou troca do aparelho o mais urgente possível para evitar maiores prejuízos financeiros no meu trabalho e vida pessoal.

Sou fã da marca Samsung, tenho TVs, HD externo,  smartphones e smartwatch, nunca tive problemas e gostaria de continuar admirando a marca.

Agradeço o atendimento e aguardo a solução.
Eliane 

9 Comentários
Lƴ
Expert Level 5
Galaxy S
Por aqui infelizmente você não terá atendimento, pois é uma comunidade. Mas recomendo que leia com atenção o post desse member @Dhanyllo, espero que você consiga 😊

https://r1.community.samsung.com/t5/outros/linha-listra-verde-parte-2-ajuíze-uma-petição-para-exigir...
Eliane_SP
Active Level 2
Galaxy S

Eu enviei esse texto por e-mail também para a Samsung, com todos os comprovantes e protocolos. 

Caso eu não obtenha solução, vou usar a petição indicada.

Muito obrigada pela ajuda! 🙏

Lƴ
Expert Level 5
Galaxy S
Imagina, espero que você consiga solução 😊🤭
RicardoSoars
Expert Level 5
Galaxy S
Que medo eu tenho dessas coisas
Eliane_SP
Active Level 2
Galaxy S

Alguém sabe o que significa esse laudo? OW? GF?

A Assistência diz que a Samsung negou a cortesia por estar fora da garantia, porém a única observação é "manchas de uso" que a atendente colocou na minha frente depois de procurar por sinais de batida ou queda e não achar,  ela disse "Vou colocar só manchas de uso pra não ficar sem nada"

Com isso eu poderia provar que o problema foi causado somente pela atualização e não por mim?

Screenshot_20240721-103328_Drive.jpg

jami7h
Expert Level 5
Galaxy S
As atualizações não são diretamente a causa desse problema, mas sim aqueles momentos de temperatura elevada, como acontece durante as atualizações, dito isto, com certeza esse laudo vai te ajudar a demonstrar que o telefone está em perfeito estado e o problema é um vício oculto mesmo
Eliane_SP
Active Level 2
Galaxy S

Obrigada! 🙏

Eliane_SP
Active Level 2
Galaxy S

A Assistência se nega a dizer em que teste o celular não passou. Já é a segunda vez que questiono. Não recebi o laudo, somente o orçamento. A Samsung diz que o motivo da negativa é estar fora da garantia, não alegou nada mais. Liguei no Procon e a moça me disse que eles são obrigados a reparar sem custo algum e pediu para eu formalizar a reclamação no site do Procon enviando todos os documentos. Fui fazer isso e agora só dá pra entrar pelo gov.br e advinha? Eu tinha verificação em 2 etapas no App Gov.br do meu celular e eles não me permitem entrar, aí preciso fazer todo um procedimento pra cancelar a verificação e provar que sou eu mesma 🤡🤡🤡

20240722_171501.jpg

0 Kudos
Samsung_moderador
Global Community Manager
Global Community Manager
Opções
Galaxy S

Olá, @Members_0hHkgDe estamos acompanhando a sua mensagem e gostaríamos muito de te ajudar com a sua solicitação, pedimos por favor que entre em contato em um de nossos canais digitais para que possamos acompanhar o caso de perto e auxiliá-lo da melhor maneira possível.

Segue o link: https://cutt.ly/cwqfWFAD

0 Kudos