Tópico original:

Favela de Taipas, periferia de São Paulo

(Tópico criado em: 01-24-2023 05:17 PM)
129 Exibições
Magpe
Active Level 4
Opções
Galeria Galaxy
Favela de Taipas, periferia de São Paulo

Incrustada em uma montanha de 1.214 metros de altitude na Borda da Cantareira Núcleo Taipas, no distrito de Jaraguá, São Paulo, a favela de Taipas é um dos lugares da cidade com mais pessoas em situação de risco em termos de moradia precária.

image
Favela de Taipas, em São Paulo, incrustada em uma montanha de 1.214 metros de altitude. Foto com SG-A52S-5G (24/Jan/2023)

Vale dizer, com os seus mais de 1.200 metros, o morro de Taipas é mais alto do que o Pico do Jaraguá, que tem 1.135 metros. Toda a favela situa-se em São Paulo, porém, o topo do morro de Taipas pertence ao município de Caieiras. Daí que ele não pode ser considerado o mais alto de São Paulo, status este que pertence ao Pico do Jaraguá.

A foto que acompanha este post foi clicada com o Samsung Galaxy A52s-5g a partir do estacionamento do Sonda Supermercados Taipas.
11 Comentários
RenatoSpada
Expert Level 5
Galeria Galaxy
Adeus vegetação... 😪
Magpe
Active Level 4
Galeria Galaxy
Infelizmente, essas pessoas não têm outro lugar.
marilzameins
Expert Level 5
Galeria Galaxy
Esse morro é preservado ! Ou a população pode construir? Parabéns pela foto
Magpe
Active Level 4
Galeria Galaxy
Não permitido construir ali. Além de ser área de risco, é área de preservação ambiental. Por outro lado, essas pessoas não tem para onde ir. Essa favela começou a nascer há mais de 50 anos e foi crescendo, crescendo, crescendo...
pintadinha
Active Level 10
Galeria Galaxy
O que nunca vou entender é pq além de estarem em área proibida e perigosa , eles arrancam toda vegetação isso só faz ficar mais perigoso ainda , o que eles tem contra vegetação ? Porque não querem árvores no pátio, porque o pessoal das favelas não plantam uma árvore frutífera ? Não fazem um jardim ? As favelas podem ser bonitas enfeitadas , basta plantar , nunca vou entender pq fazer da favela um lugar perigoso e feio se podem deixar menos perigoso se não desmatar tanto , as árvores seguram a terra a grama tbm .
Magpe
Active Level 4
Galeria Galaxy
É que essa favela segue o modo de expansão de São Paulo, onde os mais ricos ocupam áreas centrais e a maioria dos pobres as regiões periféricas. São Paulo é mais ou menos como no filme "O poço", onde os ricos ocupam o topo e os demais os andares inferiores. Quanto mais fundo, menos recursos e mais migalhas. A favela de Taipas ocupa o fundo. É o "fundão". Ela começou a nascer há mais de 50 anos e cresceu desordenadamente. É uma área de risco, porém essas pessoas não têm outro lugar para onde ir, infelizmente. As pessoas começaram a construir aí provavelmente porque "era o que tinha". A prefeitura foi deixando e a favela ficou imensa.
pintadinha
Active Level 10
Galeria Galaxy
Sim , isso eu entendo e essa é a forma não só de SP mas do Brasil todo , até aí é até "normal" pra um país de terceiro mundo , o que não entendo é pq não plantam árvores, grama , façam jardins , pq desmatar tanto ao invés de preservar o pouco que tem ? Isso são coisas que não precisa de dinheiro não custa nada , se eles pegam tantos animais que esses sim têm um gasto muito grande , pq não plantam , pq não cuidam de seu pedaço de chão ? Isso que nunca vou entender , eu quando morava em casas eu plantava árvores frutíferas , outros tipos de plantas , sempre fiz jardim , não precisa viver em um lugar feio , triste, podem viver num lugar mais limpo e bonito , é isso , e não precisa gastar nada , sou da opinião de que deve ter mais verde e beleza , menos lixo e tristeza , já basta ser pobre né 😄
Magpe
Active Level 4
Galeria Galaxy
É que é uma favela. A principal preocupação ali não é viver, mas sobreviver. Não existe projeto de urbanismo e jardinagem para um local que é considerado área de risco. E não dá nem para reclamar muito porque nem as áreas mais ricas da cidade conservaram sua vegetação. Olhando São Paulo de cima do pico do Jaraguá o que se vê é uma selva, mas uma selva de pedra.
pintadinha
Active Level 10
Galeria Galaxy
Não vejo necessidade de esperar por um projeto para ter mais verde e beleza mas fazer o que , como dizia minha mãe , matei o porco mas ninguém queria bacon kkk ditado dela que sempre me faz rir kkkkkk