LetíciaDS
Expert Level 5
Opções
Geral
- Olá, Members! Mais uma da série Acessibilidade. Vamos abordar aqui resumidamente sobre a função "TalkBack" que temos nos nossos dispositivos Galaxy! É uma função super útil para quem tem deficiência visual, ajudando a usar o celular com mais facilidade. Ele descreve o que está na tela por voz e vibração facilitando muito mais a acessibilidade e compreensão para o usuário.

Ativando:
Nas Configurações: Vá em Configurações > Acessibilidade > TalkBack.
Atalho: Pressione os botões de volume (para cima e para baixo) ao mesmo tempo por três segundos.

Configurando:
Ajustes de fala e gestos: Vá em Configurações > Acessibilidade > TalkBack > Configurações.
Ajuste a velocidade da voz, configure eco do teclado e personalize os gestos da melhor forma para você.

Como usar:
Exploração por toque: Deslize o dedo pela tela para ouvir as descrições.
Toque duas vezes para selecionar algo.
Deslize para a direita ou esquerda para navegar.

Gestos:
Deslize para cima ou para baixo para mudar a leitura (tipo palavras, linhas).
Deslize para a esquerda ou direita para ir para o próximo item.

Dicas:
Comandos de voz: Use o Google Assistant ou Bixby para abrir apps e enviar mensagens.
Teclado Braille: Adicione o teclado Braille nas configurações do TalkBack para digitar em Braille.
Comandos rápidos: Configure atalhos para acessar funções que você usa bastante.

E aí, você usa o TalkBack? Se usa, me conta o que você acha e se acredita que pode melhorar ou acrescentar algo/alguma função. 😊
16 Comentários
Lƴ
Expert Level 5
Geral
Conheço dois usuários aqui que utilizam, infelizmente precisam melhorar muitas coisas ainda 😕
LetíciaDS
Expert Level 5
Geral

- Também concordo. Seria ótimo implementarem mais funcionalidades úteis.

Lƴ
Expert Level 5
Geral
Como não é uma parcela alta, infelizmente deixam um pouco de lado.
LetíciaDS
Expert Level 5
Geral
- É aí que mora o problema. 😥 Só investem alto naquilo que retorna como lucro. Sei que o mercado é assim, infelizmente. Poderia muito bem se tratar pelo menos de HUMANIDADE melhorar as funções de acessibilidade e não somente sobre números... 🥺
Hyenna
Expert Level 5
Geral
É sempre importante chamar atenção pra essas funcionalidades e também exigir melhorias, pois muitas vezes nem nos ligamos sobre o quão importante elas são pra quem realmente necessita.
LetíciaDS
Expert Level 5
Geral
- Isso mesmo, Hyenna. Você disse tudo. Também precisamos lutar por esse público específico! Eles já não têm muita voz dentro da sociedade por conta do sistema e de todo o preconceito criado desde os primórdios, então, o mínimo que podemos fazer e expandir esse assunto e também contrinuir na petição de melhorias nas funcionalidades e modos de acessibilidade! Acredito que esses apps ainda podem melhor muito mais, a julgar também por todo esse hype de IA que estamos vendo. Eles poderiam muito bem dar mais atenção e construir algo mais ágil e aprimorado com a ajuda da IA!
Hyenna
Expert Level 5
Geral
Exato. Poderiam criar um Talkback atualizado com IA, onde a pessoa poderia perguntar o que tem na tela e a IA daria uma breve descrição e perguntaria se há algo em específico que a pessoa gostaria de fazer ali, como comentar ou interagir com botões por falar.
LetíciaDS
Expert Level 5
Geral
- Seria ótimo!!! 👏🏻
JayneArmond99
Active Level 8
Geral
Nossa, me surpreendeu encontrar um post de alguém que nem tem nenhuma necessidade de saber sobre esse aplicativo Fazer uma publicação Explicativa/informativa por aqui sobre isso 👏🏼Parabéns, ficou muito boa a explicação De como funciona com detalhes!!! 😉👍🏼.
E respondendo sobre: eu particularmente usei por vários anos, principalmente depois que a Samsung fez uma parceria com a Google e unificou os leitores de tela... mas atualmente eu uso um alternativo!que Sinceramente ao meu ver é bem superior. Mas realmente, tanto a Samsung quando a Google tem muito a melhorar mesmo Em ambos!!! Por só atualizar na teoria e na prática não mudar nada Na questão de desempenho e novas funcionalidades E isso não é de hoje 🤦🏼‍♀️😬 São incontáveis bugs que tem desde o início Como uma lentidão absurda,a demora na resposta na digitação, atrapalhando muito quem quer ter um mínimo de agilidade entre outros 🥱, mas enfim.
Ficou muito bom, de verdade 😉🤝🏼 Já podemos ter uma nova moderadora por aí! Rs ☺️