fmotta
Expert Level 1
Opções
- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Inscrever-se no RSS Feed
- Realçar
- Imprimir
- Relatar conteúdo como inapropriado
03-11-2025 06:47 PM - editado 03-11-2025 11:00 PM
Guias da ComunidadeBom, primeiro eu notei um comentário de alguém falando do gif da imagem de perfil de outra pessoa, foi aí que eu saquei que a imagem de perfil poderia ser um gif animado! E tive a ideia de fazer essa animação brincando com as iniciais FM de meu username, ao mesmo tempo que fazia o trocadilho com o logo do Members.
Partindo de uma imagem do ícone do app Members (com o M branco em um fundo azul), eu fiz outra imagem só trocando o M por um F (desenhado no Paint mesmo, imitando o M).
Daí eu transformei os dois arquivos .PNG acima em dois arquivos .SVG (tem ferramentas online que fazem isso), ou seja, as imagens se tornaram vetorizadas, para eu depois aproveitar só as letras de ambas, sem o fundo azul.
Num slide em branco do PowerPoint, inseri as duas imagens .SVG e, em cada uma, apliquei o comando Desagrupar para separar as partes vetorizadas. Com alguns cliques + DEL eu apaguei tudo (fundo azul, etc.) exceto o que me interessava, que eram as letras F e M preenchidas. Na letra M tive apenas que agrupar de novo a parte branca com o pequeno trecho azul claro.
Inseri uma terceira imagem de bola azul estilizada (também vetorizada, mas nem precisava ser) e coloquei dentro da bola, centralizado, as letras M e F que tinham sido separadas. O F sendo mostrado e o M oculto.
O próximo passo foi configurar uma animação em ambas as letras, com o F saindo (deslizando para a esquerda) ao mesmo tempo que o M surgia (idem).
PowerPoint em meu Galaxy Book
Dupliquei o slide, e coloquei o M visível e o F oculto. Configurei a transição do segundo slide para iniciar automaticamente após o primeiro e as animacões das letras para o M sair ao mesmo tempo que o F surgia (ambos também deslizando para a esquerda).
Toda animação aplicada a um objeto do PowerPoint tem seu tipo (Surgir, Sair, etc.) e seus parâmetros (direção do efeito, no caso da direita para a esquerda; se ela inicia com um clique ou se inicia algum tempo após a anterior ou se inicia junto com a anterior, que foi meu caso; velocidade do efeito; etc.). Foram algumas tentativas até acertar.
O "pulo do gato" é, no PowerPoint, exportar o arquivo como um vídeo (no menu arquivo, além da opção Salvar, tem uma Exportar), e o resultado é um arquivo .MP4 reproduzindo toda a sequência de slides e suas animações que tinham sido configuradas.
Exportando a apresentação animada como um vídeo
Mas o vídeo não era no formato 1:1 (quadrado), só pegando a bola, e sim retangular, mostrando uma grande área branca do slide PowerPoint. Para resolver, abri o .MP4 no Clipchamp (editor de vídeos da Microsoft que já vem no Windows 11) e recortei o formato para ficar quadrado (igual recortamos uma imagem). Também cortei um pequeno trecho no final do vídeo pois estava demorando muito no F parado.
Clipchamp
Salvei o .MP4 editado e o transferi para o celular. Então foi só abrir o vídeo na Galeria, clicar em ⋮ (Mais opções) e depois em 'Criar GIF' para salvar no álbum GIFs a minha imagem de perfil personalizada.
2 Comentários
LukaPianco
Active Level 6
Opções
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Inscrever-se no RSS Feed
- Realçar
- Imprimir
- Relatar conteúdo como inapropriado
em 03-11-2025 07:33 PM
Guias da Comunidade