Tópico original:

Modo Pro: Saiba como usar

(Tópico criado em: 10-06-2021 01:41 PM)
Cayke_Augusto
Active Level 6
Opções
Guias da Comunidade
 As câmeras dos smartphones evoluíram bastante e trazem para os usuários vários recursos e funções, permitindo capturar imagens de alta qualidade realizando ajustes automáticos ou manuais através do modo profissional, que apesar de aumentar a quantidade de possibilidades a serem realizadas com os sensores do aparelho ainda é pouco utilizado pelos usuários, que optam por alterar apenas o básico: temperatura e foco.

image

 Além de permitir ajustar manualmente algumas características da foto, o modo pro permite aumentar a qualidade da imagem e criar alguns modos que não estão presentes de forma nativa, como 'rastro de luz', em que o obturador mantém uma exposição maior e cria efeitos interessantes. Vem comigo para entender mais sobre esse modo!

Para que serve o modo Pro?

 Se você já avançou entre os modos de câmera disponíveis no seu celular, provavelmente, já se deparou com o chamado modo "Pro" (de "profissional") em que há várias configurações disponíveis para aprimorar a qualidade da imagem ajustando manualmente algumas definições dos sensores, como tempo de exposição, velocidade do obturador e temperatura da imagem, por exemplo.

 A quantidade de recursos pode variar de acordo com o modelo do smartphone, sendo que os celulares mais caros costumam trazer mais ferramentas para ajustar a imagem que está sendo capturada pelos sensores.


Entenda algumas funções


 À primeira vista, o modo pro é intimidador. No modo automático, você simplesmente aponta e dispara, mas com o Modo Pro, você precisa primeiro configurar sua foto antes de tirá-la. Mas, uma vez configurado, não importa o ambiente, você pode tirar a foto desejada, e não o software de processamento de imagem da Samsung que você deseja. Pode parecer complicado, mas na verdade é bem simples de entender:


 

  • ISO

 

 

image

 Pense no ISO como uma maneira de retocar a exposição na sua foto. ISO é a sensibilidade do sensor à luz. Quanto maior o ISO, mais brilhantes as fotos. No entanto, com essa sensibilidade, surgem mais ruídos ou pixels em blocos indesejados. Devido ao aumento do ruído, o ISO deve ser encarado como último recurso, aumentando apenas quando a velocidade do obturador não puder mais aumentar (mais sobre o próximo).
 Uma recomendação geral para uma área brilhante e bem iluminada é definir ISO entre 100 e 200. Se o assunto estiver na sombra ou nublado, defina ISO entre 400 e 800. E para fotos com pouca luz e noturnas, defina ISO como pelo menos 800. Com esses tipos de fotos, vá o mais alto possível, levando em consideração o ruído adicional.

  • Velocidade do obturador
 O termo "velocidade do obturador" representa o período de tempo em que o sensor está ativo e recebendo luz. Isso é mostrado como uma fração de segundo, então 1/125 é mais rápido que 1/10. Velocidades mais baixas do obturador permitem que mais luz atinja o sensor e forneçam mais detalhes a cenas mal iluminadas, enquanto velocidades mais rápidas do obturador levam a imagens mais escuras, mas possibilitam capturar objetos em movimento rápido sem tremido.

image

 Ao selecionar o ícone, o número que aparece abaixo dele no modo retrato indica o tempo que o obturador fica aberto em segundos. Ajuste o controle deslizante para a quantidade desejada e selecione o ícone de velocidade do obturador novamente para confirmar a alteração. O Galaxy S20 Ultra permite ajustar a velocidade do obturador entre 1/12.000 de segundo e 30 segundos.
 Na verdade, poucas configurações alteram a imagem tanto quanto a velocidade do obturador. Por exemplo, o uso de um obturador rápido em um objeto em movimento rápido congela o objeto, enquanto um obturador lento desfoca o movimento. As velocidades longas do obturador podem criar pinturas claras, como na figura abaixo.

  • Abertura
 Abertura é a abertura da lente pela qual a luz passa. É representado em f-stops, onde um número inferior indica uma abertura maior e um número maior equivale a um furo menor e menos luz. Um número maior também significa uma profundidade de campo menor (modo retrato).
 Além da abertura, você também pode controlar a profundidade de campo ajustando sua distância do assunto. Só para exemplificar, o Galaxy S20, S20 + (f / 2.2) e S20 Ultra (f / 1.8) possuem uma abertura relativamente grande; portanto, ao querer colocar o fundo em foco, você precisará dar alguns passos para trás do assunto. Aproxime-se e você pode adicionar efeito bokeh à sua foto semelhante ao recurso "Retrato".

image
Uma profundidade de campo rasa capturada com a lente da câmera principal no S20 Ultra.

image
Profundidade de campo mais profunda criada recuando (capturada com as mesmas configurações de lente e abertura).

  • Balanço de Branco
 O balanço de brancos refere-se ao calor ou frescura da sua foto. A luz quente parece mais amarela, enquanto a luz fria é azulada. No modo manual, essa configuração é usada para corrigir a luz natural da cena aplicando um "filtro" para que a luz apareça neutra ou branca. Também pode ser usado para obter o efeito desejado sem a necessidade de luzes externas, como dar uma foto aos velhos tempos com um balanço de branco mais quente.

image

 Para a maioria das fotos, recomenda-se deixar essa configuração no modo automático. Você pode editar o balanço de branco após a foto ser tirada praticamente sem perda de qualidade, e o telefone faz um ótimo trabalho de ajuste do balanço de branco com base na cena.

  • Medição
 A medição é como a câmera do seu smartphone determina a velocidade correta do obturador com base na quantidade de luz que chega à câmera e no ISO atual. Essencialmente, é o medidor de luz da sua câmera. Na maioria dos Galaxy's que possuem o modo pro, você verá três opções: Ponto, Matriz e Centro ponderado.
 A medição pela Matriz pega o quadro inteiro, divide-o em várias áreas e depois os analisa para tons claros e escuros. Ele também determina a zona mais importante e ajusta a exposição para priorizar essa zona. O Centro Ponderado avalia a exposição com base no meio do quadro, ignorando qualquer ponto de foco que você selecionar. A medição pelo Ponto determina a exposição com base no seu ponto de foco, ignorando em qualquer outro lugar.

image

 A medição pode mudar drasticamente a aparência da sua foto antes de você alterar as configurações. Idealmente, você deseja usar o modo de medição padrão, Matriz, para a maioria das fotos. Para fotos na cabeça ou outras fotos em que uma área grande é o foco, centralize-a no quadro e use "Centro Ponderado". Para objetos pequenos, como flores e pássaros, use "Ponto".

  • Modo de foco
 Basicamente, se resume ao foco automático ou manual. Reduzindo o foco, a câmera irá focar apenas nos objetos mais próximos a ela e você terá o efeito Macro. E aumentando o foco, a câmera irá conseguir focar objetos e coisas que estejam mais longes, servindo para quem adora fotografar paisagens e tirar fotos da Lua, por exemplo.

image

  • Exposição
 Em resumo, essas configurações controlam a luminosidade ou a escuridão da sua foto. Os números positivos representam maior luminosidade e os números negativos menor luminosidade. Não tem muito mistério, na prática vai funcionar exatamente desta forma. Você escolhe o que se adequa melhor à sua fotografia. Mas aqui vai uma dica: se você for fotografar a lua, diminua a luminosidade da fotografia!

image


Dicas e considerações finais

 Ao tirar fotos, considere ISO, velocidade do obturador e abertura como interconectados, onde uma alteração em um, exigirá uma alteração em outra. Também fará mais do que ajustar a exposição, pois o aumento de cada um afetará outros aspectos da imagem.
 Uma ferramenta para ajudá-lo é o medidor de luz no aplicativo da câmera. Qualquer alteração na velocidade do obturador e no ISO será refletida no medidor de luz, que indicará se o objeto está sobre ou subexposto. Um número positivo indica uma foto superexposta enquanto um negativo significa que é subexposto. Você também pode usar este medidor para criar seu próprio HDR no software combinando diferentes imagens de exposição do mesmo assunto.

Bônus:
Quer fotografar a lua? Confira como:

1. Use um tripé: Fazer fotografias à noite, quando a iluminação é muito baixa, faz com que as câmeras demorem um pouco mais para captar a luz ambiente. Sendo assim, uma leve tremidinha pode deixar a imagem borrada. Utilize algum tripé ou qualquer apoio que dê estabilidade para a câmera. Isso evita qualquer distorção desagradável na imagem.

2. Altere manualmente as configurações da câmera: Se você quer tirar uma foto da Lua, vai precisar fazer alterações manuais nas configurações, usando algumas das técnicas apresentadas lá em cima.

3. Reduza o ISO: Como já dito, o ISO de uma câmera se refere à sua sensibilidade à luz. Quanto menor o ISO, maior será a sensibilidade. Se você está na praia, por exemplo, a iluminação é muito alta. Então, a câmera não precisa estar muito sensível para fazer uma boa foto. Logo, um ISO alto resolve. À noite, é situação é inversa. Reduza o ISO o máximo que puder — o ideal é que chegue a 100. Assim, a pouca luz da noite será suficiente para tirar foto da Lua.

4. Reduza a velocidade do obturador: Quanto mais lento for, mais luz vai ser absorvida. Lembre-se que a Lua já reflete luz. Reduza a velocidade do obturador entre 1/60 e 1/125 para ter uma imagem da Lua mais clara e nítida.

5. Controle a abertura: É possível tirar uma foto da Lua com a abertura da lente em f/11 mantendo a velocidade do obturador e o ISO em valores recíprocos. Ou seja, com abertura f/11, coloque velocidade em 1/100 e ISO 100. Ou com abertura f/11, selecione velocidade f/200 e ISO 200. Isso, é claro, vai variar de acordo com as configurações manuais que sua câmera oferecer. Faça testes e veja qual tem o melhor resultado. Mas, tome sempre como base a abertura f/11 ou f/16.

6. Foco automático: É muito importante você ter controle de como a câmera vai registrar a imagem final. Use o foco manual para garantir que a Lua seja captada com a devida clareza, com os seus contornos e detalhes bem definidos, principalmente se houver nuvens.

7. Zoom: Não se esqueça que você está no controle da situação, dê o zoom máximo que seu aparelho permitir para que chegue ainda mais perto dos detalhes.


Obrigado por chegar até aqui! 😁
16 Comentários
Ledzeppelin
Expert Level 5
Guias da Comunidade
Para se tirar foto da Lua a abertura da lente influência? Não entendo muito pois sou leigo no assunto.
No meu caso tenho um M51 e já tentei de tudo para tirar foto da Lua e não consegui, também não achei tutorial que ensine para este modelo de smartphone.
Cayke_Augusto
Active Level 6
Guias da Comunidade
Olá! Então, a abertura costuma influenciar sim, já que ela controla a entrada da luz. No geral, o celular vai tentar clarear a fotografia ao ser apontado para o céu escuro, para isso, ele vai captar mais luz. Logo, o ideal é que a abertura seja diminuída para o foco permanecer claro na Lua!
Ledzeppelin
Expert Level 5
Guias da Comunidade
Vou tentar mas na condição que se encontro tremo demais, precisaria de um tripé para tentar tirar uma foto da Lua...
Cayke_Augusto
Active Level 6
Guias da Comunidade
Você pode tentar improvisar um apoio para manter o celular estável na falta de um tripé. Também recomendo que limpe as lentes da câmera antes de tirar qualquer fotografia. Às vezes elas sujam sem que a gente perceba.
Ledzeppelin
Expert Level 5
Guias da Comunidade
Ok, obrigado pelas dicas, só falta por em prática... ✌🏻👍🏻
Cayke_Augusto
Active Level 6
Guias da Comunidade
Disponha! Depois compartilha o resultado da Galeria Galaxy! 😉
Ledzeppelin
Expert Level 5
Guias da Comunidade
Ok... ✌🏻
Wah07
Active Level 6
Guias da Comunidade
Top meu amigo, excelentes informações
Cayke_Augusto
Active Level 6
Guias da Comunidade
Obrigado!! 😁