Tópico original:

Galaxy Book3 Ultra Intel Core i7-13700H em alta temperatura

(Tópico criado em: 10-13-2023 01:15 PM)
703 Exibições
esfonseca
Active Level 3
Opções
Informática
Sou usuário do Book3 Ultra a 1 mês e estou levantando as duas hipoteses abaixo para entender o que está ocasionando as altas temperaturas no equipamento.

1. Há cerca de 1 semana abri a carcaça para instalação de um segundo M2 me deparei com "improvisações" de dissipação térmica na carcaça do equipamento que parecem ter afetado a performance de dissipação após a abertura do mesmo.
  2. Segunda situação, fiz a primeira viagem com ele e utilizei ele no hotel e a noite sai para comer e deixei na cama carregando, simplesmente fechei a tampa esperando que entrasse em algum modo de hibernação e deixei no carregador original. Ao voltar o equipamento estava em uma temperatura extrema e não acionou as ventoinhas para dissipação.
OBS: 90% desses 30 dias tenho usado o mesmo em bancada conectado a energia e com suporte de elevação e mesmo após a instalação do segundo M2 não tenho percebido aumento de temperatura isso me leva a descartar a hipotese 1 de degradação da pasta térmica na abertura da carcaça. Agora que retornei de viagem esse comportamento de alta temperatura mesmo sem carga tem se tornado frequente o que me leva a crer que a hipotese 2 pode ter afetado os componentes internos.

Estou bastante decepcionado com a falta de ferramentas de diagnótico para os notebooks da marca. Que usa Dell sabe que existe uma série de check-ups que validam a saúde do hardware mesmo antes do boot. Samsung precisa melhorar isso, ou caso exista melhorar a comunicação, até então não encontrei nada, tive que usar o HWiNFO64 v7.64 para coletar informações precisas do hardware.

Versão de BIOS: 03/22/2023 - P05ALQ.160.230322.P

Modelo: NP960XFH-XA1BR

Captura de tela 2023-10-13 110309.png

Captura de tela 2023-10-13 114213.png

pastatermica.jpg

13 Comentários
Vander_S2
Expert Level 2
Informática
2 ventuinhas, puxado né
0 Kudos
esfonseca
Active Level 3
Informática
Não entendi amigo?
0 Kudos
GlorinhaBand
Expert Level 4
Informática
O core i7 esquenta mesmo, e não é de jeito nenhum pra ser usado em cima de cama, travesseiro, cobertor...
Use o CORE TEMP pra medir temperatura w velocidade do processador
esfonseca
Active Level 3
Informática
Ele não estava em uso, ele com tampa fechada deixei carregando apenas, entendo que por padrão deveria ter entrado em standby, modo de carregamento padrão. Mais acredito que ele tenha ficado funcionando e ainda carregando e não houve acionamento das ventoinhas nesse cenário. Então considerando os 2 fatores ligado e carregando gerou um super aquecimento abrupto no equipamento.
GlorinhaBand
Expert Level 4
Informática
Mesmo com a tampa fechada ele está ligado,!
0 Kudos
esfonseca
Active Level 3
Informática
Entendo, mais o comportamento de superaquecimento e não acionamento da ventoinhas nesse cenario de tampa fechada seja uma falha grave. É um cenário bem comum no dia dia "fechar o notebook colocar para carregar e sair"
0 Kudos
GlorinhaBand
Expert Level 4
Informática
É pode ser uma falha do sistema , tente atualizar a BIOS
0 Kudos
esfonseca
Active Level 3
Informática
Esta tudo na última versão, não pede updates, comunico no forum justamente esperando que chegue ao time de engenharia da Samsung para poder avaliar o meu relato.
tiagohcp
Active Level 5
Informática
Isso aqui é um fórum de fans, talvez os moderadores tenham algum vínculo com a Samsung, mas o time de engenharia nem sabe que isso existe.

É bom relatar aqui pra ajudar quem quer comprar. Fora isso não tem muita utilidade não, pois como é comunidade de fãs, só vão defender cegamente a marca. Fiz um desabafo sobre o meu notebook e até falar que a tela azul que dá pq ele não aguenta o tranco é pq eu não sei desligar o computador...