Tópico original:

Notebook apresentando tela preta e reiniciando APENAS com SSD NVME

(Tópico criado em: 06-23-2025 09:47 PM)
54 Exibições
Matheus_Coutinho
Active Level 1
Opções
Informática

Samsung NP550XDA reiniciando com SSD NVMe – Alguém passando por isso?

Tenho 3 notebooks Samsung NP550XDA e todos apresentam o mesmo defeito: com qualquer SSD NVMe, eles reiniciam ou desligam sozinhos depois de algumas horas de uso (tipo vendo YouTube, etc).
Com SSD SATA, o problema simplesmente não acontece.

Já testei:

-Formatação limpa com Windows 10 e 11

-SSDs NVMe de marcas diferentes

-Drivers via Windows Update, Samsung Update, Driver Booster

-Plano de energia em Alto Desempenho

-Desativei ACPI

No modo de segurança, o problema não ocorre

Além disso, o site da Samsung removeu drivers e BIOS do modelo, e o Samsung Update não acha nada.
A última BIOS é a P23CFB, e não consigo testar versões antigas.

O suporte da Samsung não ajudou porque está fora da garantia, mas é claramente um problema de projeto.

Alguém aí já passou por isso ou tem alguma solução?

8 Comentários
danielMangy
Active Level 7
Informática
use o Samsung Device Care para baixar drivers nesse modelo, o samsung update é apenas para modelos com processador de 10ª geração ou inferior

e estranho.. eu tenho um do mesmo modelo e isso não acontece com o meu NVMe (que é da marca samsung tambem)

ele tá dando tela azul ou algo assim?
0 Kudos
Informática
Sem telas azuis, só dando tela preta, às vezes dá algumas listras e reiniciando após o tempo. Penso que é sobre uma incompatibilidade driver-firmware, pois não deu problema no modo seguro. Mas driver acredito que não seja, o windows update deveria ter resolvido isso.

Qual modelo é seu Samsung book, e qual versão da sua bios? Esse é meu ssd que estava:VppDlwo8hF.jpgn92cpoO45x.jpg
0 Kudos
Informática
Adendo: Também descartei a possibilidade de ser problema no carregador — testei com dois carregadores diferentes e ambos funcionam normalmente no meu outro notebook, um Samsung NP550XDA, que está em perfeito funcionamento.

Suspeito que o problema possa estar relacionado à BIOS, mas isso não faz muito sentido para mim, já que ambos os notebooks estão com a mesma versão da BIOS (P23CFB). Qual versão da BIOS você está utilizando?

Vou anexar uma foto para mostrar o problema que está ocorrendo. Já tentei reiniciar os drivers, usar Ctrl + Alt + Del, mas nada resolve. Também conectei um monitor externo para verificar se o problema está na tela do notebook, e não está — ele realmente para de transmitir a imagem, o sistema *** por completo

O jeito então é mudar a bios, mas agora vou precisar achá-la em comunidades por fora, pois a Samsung não disponibiliza os downloads, difícil...
Meu modelo é NP550XDA-KF6BRt8rmGOycRe.jpgcuxscrBkSr.jpg
0 Kudos
ThiagoJose
Expert Level 1
Informática
Olá. Nesse caso atualize a Bios através do Samsung Bios Update.
0 Kudos
Informática
Aí que está! Como falei na descrição não aparece atualização de Bios, não sei se é porque estou na última(P23CFB). Se fosse fácil assim, eu já teria resolvido.
0 Kudos
ThiagoJose
Expert Level 1
Informática
É que tem tipos de NVME que não é aceito. Eu por exemplo uso um Ssd Kodak X350 NVME.
0 Kudos
Informática
Sim, mas eu estou usando o original que veio com ele, e não está sendo aceito.... Já testei com 3 acho dificil ser isso. E se for, qual é o critério para ser aceito ou não
0 Kudos
ThiagoJose
Expert Level 1
Informática
Então. O problema pode ser no ssd.
0 Kudos