Tópico original:

One UI 8 e problemas de carregamento

(Tópico criado em: 10-27-2025 12:13 PM)
250 Exibições
PhilipeCosta
Beginner Level 4
Opções
Informática
Já procurei online e vi pessoas com problemas similares aos meus. Tenho um A54 e atualizei o sistema para o One Ui 8 há cerca de uma semana. Desde então não conseguia mais carregar meu celular, todo momento que colocava o carregador na tomada, dava um alerta de presença de umidade na porta usb-c, mesmo não havendo umidade alguma. Tentei trocar de cabo, de cabeça, nada funcionava. Sempre dava o mesmo erro, resolvi tentar apagar o cachê do USBSettings, de nada ajudou. Coloquei então o aparelho em um saco com sílica, nada mudou. Mergulhei ele em um recipiente com arroz, nada mudou. Eu entendo que o arroz é quase inútil, mas nas marcas que possuem uma alta concentração de amido, o amido tem a propriedade de absorver a umidade do ambiente. Ainda assim, nada mudou. Fiz uma limpeza delicada com álcool, nada mudou. Sacudi o celular, nada mudou. Chequei novamente a porta com uma lanterna pra ver se tinha alguma coisa dentro, não havia absolutamente nada. Tentei carregar desligado, não carregava e mostrava o ícone da porta com umidade. Tentei plugar e desplugar enquanto o sistema iniciava, não funcionou. Tentei remover o modo de carregamento rápido, não funcionou. Mexi em todas as configurações possíveis na área de configurações da bateria, nada funcionou. Tentei plugar no modo de segurança, não funcionou. Tentei plugar logo quando o telefone iniciou, não funcionou. Até o ponto que meu celular descarregou e eu não conseguia de absolutamente nenhuma maneira carregar e ligar.
Levei para a assistência. Abriram o telefone, testaram cada ponto para ver a amperagem e voltagem correta na porta USB-C. Estava tudo normal. Checaram a presença de umidade ou corpo estranho, nada. Removeram então a bateria para tentarem carregá-la diretamente em outro lugar, conseguiram carregar 2%. Daí colocaram de volta no celular e simplesmente voltou a carregar. 
Entretanto, o carregador deles era o Super Fast Charging, mas o meu carregou na velocidade normal, mesmo com a opção de carregamento rápido habilitada. Ao chegar em casa pego meu carregador Super Fast Charging e o problema volta, não carrega e aparece o erro de umidade. Pego o cabo e plugo no PC, o mesmo erro. Troco o cabo, o mesmo problema, plugo em outra cabeça de voltagem menor, mesmo problema. Deixei um tempo sem mexer, depois resolvi colocar novamente em um carregador que não fosse o Super Fast Charging e o celular começou a carregar, levou quase 2h30 para carregar completamente. 
Achei curioso. Depois de carregar 100% e descarregar um pouco, resolvi testar todos os cabos e todas as cabeças que eu possuia, simplesmente TODAS voltaram a funcionar e carregavam o celular. Peguei o cabo que uso no carregar Super Fast Charging e pluguei no PC, também funcionou. No momento que eu pluguei o celular no carregador Super Fast Charging, apareceu o erro de umidade na porta. Depois disso, todo outro carregador que eu usei que estava funcionando antes, toda cabeça ou cabo, todas pararam de funcionar, quando eu plugo na energia o erro de umidade volta a aparecer. Tentando novamente todos os passos de resolver mencionados acima, não resolveram. Somente quando deixei o telefone parado por 10 minutos e carreguei em um carregador que não fosse o Super Fast Charging, o celular voltou a carregar. Daí testei novamente, os cabos e as cabeças, todas voltaram a funcionar até que eu usei o Super Fast Charging, e deu novamente os mesmos problemas. Bom, agora estou usando qualquer carregador que não seja o Super Fast Charging e está funcionando, pode ser o cabo mais ***, mais ***, a cabeça mais pirata que tenha, todas funcionam. 
Foi como mencionei antes, no momento que estava na assistência e eles removeram a bateria, carregaram um pouco fora, e com ele desligado, plugaram no carregador Super Fast Charging e depois ligaram o telefone, ele conseguiu carregar, mas não no modo Super Fast Charging, mas no modo normal. Já em casa, horas depois, não consigo mais em hipótese alguma carregar no Super Fast Charging, pois quando plugo, dá esse defeito que por algum motivo começa a afetar qualquer outro carregador que eu usar e mostrar o alerta de umidade. 
Então, dá pra saber que o problema não é umidade, logo o erro é falso. O erro que acontece quando eu uso o Super Fast Charging passa a acontecer com qualquer outro cabo e cabeça. Eu sei que não tem nada de errado com o cabo que eu uso no Super Fast Charging, pois agora quando plugo ele na entrada USB-C do meu notebook ele funciona normalmente. 
Meu celular carregava com o Super Fast Charging normalmente até eu atualizar o sistema, meu celular não caiu, não quebrou, muito menos o meu cabo e a minha cabeça do Super Fast Charging, a única coisa que mudou nesse processo foi a atualização de sistema. 

O celular de outra pessoa que mora aqui em casa já havia tendo problemas com carregamento há um tempo, esse, no caso, um A13. Qualquer cabeça ou cabo, sempre que colocado pra carregar, o carregamento ia no modo lento, SEMPRE, dizendo que demoraria 20 horas para carregar o celular, quando o mesmo carregador e cabo no meu celular carregava em 2h30. O único carregador que não apresentava o erro era o Super Fast Charging, o UNICO. 

Agora com esse erro no meu A54, obviamente testei o carregador Super Fast Charging em todos os celulares daqui de casa, sendo que eu fui o único até o momento a receber a atualização e atualizar. Em todos o carregador funciona sem o menor problema.

8 Comentários
xClash
Expert Level 5
Informática
O eu A54 só carrega lento e o cabo só de um lado. É um problema que atingiu vários A54, tem vários relatos. Eu acho que é problema no conector. O problema é esperar 2h30m pra carregar. As vezes vc quer sair de casa e não consegue!
No meu esse problema vem desde a One UI 6.1.
emmanuelfarias
Beginner Level 2
Informática
O meu s21 fe da acontecendo o mesmo. Tentei de tudo, tá carregando só por indução 😮
rueenshssjegeehshs
Beginner Level 2
Informática
Ônibus
0 Kudos
rueenshssjegeehshs
Beginner Level 2
Informática
Ônibus
0 Kudos
lim_dsl
Active Level 3
Informática
eu percebi esse mesmo problema no meu ontem, e percebi que depois da última atualização (sem ser a da one iu 😎 que começou a acontecer, coloquei para atualizar hoje achando que iria resolver, mas não adiantou de nada...
0 Kudos
Active Level 3
Informática
O meu não está carregando rápido, após a atualização da one ui 8. Demora mais de 4h para completar a carga, isto com o carregador original de 15w. Além da bateria ter mudado a projeção e estimativa de uso. Baixou para 11h apenas, o que antes marcava18h 19h
0 Kudos
otterley
Beginner Level 3
Informática
Tem acontecido exatamente o mesmo comigo. Samsung está dando uma de apple agora e piorando os telefones um pouco mais antigos via software para forçar a troca.
Se for isso mesmo, triste fim.
0 Kudos
EduGodoy
Beginner Level 2
Informática
Temho um A55 e estou com esse problema de umidade após a atualização do sistema para o ONE 8 UI. Sempre utilizei celulares da Samsung e inclusive fiz pessoas que utilizavam outras marcas trocarem pra Samsung. Estou incrivelmente decepcionado com a Samsumg, espero que tenha solução pois comprei este celular a pouco tempo e preciso dele para trabalhar e estudar.
0 Kudos