Tópico original:

Samsung Book bloqueia clock de CPU Intel i5 1135G7 na bateria (boost)

(Tópico criado em: 06-23-2024 12:01 PM)
304 Exibições
RmlBR
Active Level 3
Opções
Informática

Possuo um Samsung Book 550XDA (Intel i5 1135G7), que possui clock de CPU base de 2,40GHz mas com Intel Boost até 4,2GHz no modo Single Core e 3,8GHz no modo multi core.

Porém no Samsung Book o Boost só funciona se estiver ligado à tomada. Enquanto está na bateria ele só funciona no clock padrão. Ou seja:

Desempenho na bateria = 2,4GHz

Desempenho no carregador = 3,8GHz / 4,2GHz.

Não sei se isso é algo desejado, mas considerando que no Samsung Settings existe tanto o modo "Desempenho Máximo" que só deixa ser habilitado quando está ligado na tomada (e aperta o FN + Q pra habilitar) quanto o "Bateria plus" que só deixa ser habilitado quando está na bateria , e considerando que o Windows 11 tem os modos "Melhor eficiência energética", "Equilibrado" e "Melhor desempenho", não seria possível melhorar essas funções com melhor integração com o Sistema Operacional?

Para utilizar a CPU com a máxima performance possível eu preciso, necessariamente: 1) Notebook ligado no carregador; 2) Windows configurado para melhor desempenho; 3) Samsung Settings configurado para "Desempenho máximo".

Eu gostaria de sugerir que haja uma opção de Desempenho máximo no modo bateria, ou que pelo menos tivesse uma opção pra habilitar o Intel Turbo Boost enquanto estivesse na bateria, mesmo que diminuísse a autonomia. Considerando que o Intel Turbo Boost é algo a nível de processador que considera temperatura e energia disponíveis pra liberar a frequência máxima, acredito que caso fosse possível habilitar o Turbo Boost na bateria o processador utilizaria o que fosse possível nas condições citadas.

Ainda mais considerando projeto energético "fraco" do Samsung Book que com um carregador inadequado pro que o Core i5 pode oferecer, tira performance da CPU se você liga um periférico na USB (como se faltasse energia na CPU pra entregar os clocks máximos se você está alimentando uma base de resfriamento USB, ou um hub de teclado e mouse, ou coisas do tipo. 

3 Comentários
AliandraPa
Active Level 6
Informática
Amigo isso é normal em qualquer notebook meu notebook da lenovo *** o fps da tela em 30 quando fora do carregador
0 Kudos
AliandraPa
Active Level 6
Informática
E também se voce usar o desempenho maximo fora da tomada a bateria dele vai pro ralo em minutos
0 Kudos
RmlBR
Active Level 3
Informática
Ontem eu estava mexendo em um notebook Dell com o mesmo i5 1135G7, e notei que esse da Dell o i5 estava com o clock liberado acima dos 2,4GHz mesmo na bateria.

Isso da sua tela estar em 30fps pode ser alguma configuração sua mais agressiva de economizar bateria, não tem sentido capar os frames pra 30.

E como opção eu acredito que seria uma boa, porque hoje eu uso 99% do tempo meu Samsung Book com carregador justamente pra ele ficar "esperto" pois com esse bloqueio de performance acho ele muito lento pra fazer as coisas (clicar em um app pra abrir, fazer alguma tarefa). Então fico refém do carregador se eu quiser que um i5 11gen tenha desempenho decente de um i5 11gen.

Não ligo se a autonomia cair pra 30, 40 minutos, até porque as vezes preciso fazer algo rápido e justamente essa lentidão geral do notebook na bateria me faz gastar mais tempo pra ligar o carregador, acaba sendo um paradoxo rs.

E estou pedindo para verificarem essa questão e possibilidade como algo OPCIONAL, um modo que explicitamente faça o processador funcionar "normalmente", nem precisa ser desempenho máximo.

Ou seja: liberar os boosts temporários pra hora que precisa de performance, como na hora do boot que carrega várias coisas ao mesmo tempo, ao abrir um navegador, um Word, essas pequenas ações que sofrem alguns segundos de lentidão pq o notebook ta pensando em poupar bateria.
0 Kudos