- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Inscrever-se no RSS Feed
- Realçar
- Imprimir
- Relatar conteúdo como inapropriado
em 12-23-2023 11:40 AM
InformáticaPossuo um Samsung Book NP550XDA, Core i5-1135G7, (11ª geração) com vídeo Intel Xe integrado.
A performance do Notebook é excelente, e a placa, mesmo onboard, não faz feio (usando Dual Channel).
Porém, tenho um problema constante com os drivers de vídeo desse notebook. TODA VEZ que atualizo o driver de vídeo pelo site da Intel pela versão mais recente, o notebook automaticamente baixa pelo Windows Update uma versão antiga de driver, forçando a "volta" do driver.
Hoje aconteceu mais uma vez: Saiu a atualização de driver 31.0.101.5084 (21/12/2023), atualizei o notebook, reiniciei para concluir, ao reiniciar e checar atualizações no Windows Update, ele encontra o seguinte pacote: Intel Corporation - Display - 30.0.100.9805 (agosto de 2021).
Eu preciso esperar o sistema "desatualizar" o driver pra essa versão (é sempre essa mesma versão), para ir no Gerenciador de Dispositivos, Drivers, Intel Iris Xe Graphics, Driver, Reverter Driver. Aí o Windows desinstala o driver 30.0.100.9805 e volta pro 31.0.101.5084.
E isso funciona até sair um novo driver, aí acontece o mesmo ciclo.
Por algum motivo o Samsung Book reconhece que esse driver 30.0.100.9805 é o mais recente, mais moderno e ideal pro notebook, sobreponto qualquer outra versão que se instale.
Então gostaria de pedir que a Samsung corrija essa questão, podendo tanto ser validado pelo fabricante as versões mais novas (assim o Windows Update sempre checaria a versão mais nova de fato) ou que desabilite essa checagem pra quem está usando o driver fornecido direto da Intel, pois é no mínimo ridículo que um notebook de 2022 considere que o driver mais recente é um driver de agosto de 2021, ainda mais de uma plataforma nova (Intel Xe) que constantemente está recebendo melhorias e recursos de drivers.
Obrigado!
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 12-28-2023 03:40 PM
InformáticaO bom seria se os fabricantes no geral tivessem esses cuidados para manter os respectivos hardwares atualizados, sem precisar de ir no site da Intel atualizar o driver de vídeo por exemplo.
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 01-17-2024 06:09 AM
InformáticaTem uns caras aí dizendo pra tu fazer coisas mirabolantes, ir no editor e desmarcar atualizações de drivers e outras coisas sem sentido. Como você mesmo mencionou, drivers podem ter vulnerabilidades, e se o Windows não atualizar esses drivers, o usuário certamente não vai expondo-o a insegurança.
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 01-27-2024 02:32 PM
InformáticaObrigado pelo feedback, eu faço isso sempre, atualizo o driver pelo site da Intel e mantenho sempre tudo atualizado.
O problema é que isso que você relatou (do Windows Update instalar a versão velha) acontece TODA VEZ que sai um driver novo.
Então infelizmente TODA VEZ que a Intel lança um driver novo, você atualiza seu notebook, reinicia, o Windows identifica que o driver foi "desatualizado" e baixa a versão velha de 2021 e instala por cima. Aí você tem que fazer exatamente esse procedimento de ir lá no Gerenciador de Dispositivos e mandar reverter o driver, aí volta a ficar com a última atualização e o Windows não te perturba até sair o driver mais novo.
Inclusive nesse exato momento em que escrevo a Intel está atualizando o driver 31.0.101.5186, mas quando eu terminar e reiniciar o notebook o Windows Update vai instalar a versão 30.0.100.9805 por cima, e vou ter que fazer isso de "reverter o driver" pra voltar pra 5186...
Ajuda a gente aí Samsung!

- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 01-28-2024 01:30 PM
InformáticaOlá, boa tarde! Vimos seu comentário e gostariamos de ajudar você, quall o modelo do seu aparelho?
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 05-19-2024 11:42 AM
InformáticaEm segundo ponto, o notebook é um Samsung Book NP550XDA, Core i5-1135G7, (11ª geração) com vídeo Intel Xe integrado. Obrigado!
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 05-19-2024 11:30 AM
InformáticaMuito tempo depois do comentário original e o problema persiste, e pior, se repete em outros modelos. Tenho um Book2 i5 1235u com a mesma placa gráfica e o MESMO problema ocorre. Toda vez que atualizo para o driver mais recente que a Intel lança, o Windows Update baixa e instala um driver antigo que tem desempenho MUITO inferior, me obrigando a ir no Gerenciador de Dispositivos e reverter o driver para o atualizado.
Abri uma reclamação na comunidade da Microsoft, mas foi a mesma coisa que nada. Tudo o que se resumem a falar é que eu deveria manter o driver que é empurrado pelo Windows Update porque hipoteticamente seria mais adequado usar o fornecido pelo fabricante, como se a INTEL não fosse a fabricante do hardware que a Samsung usou no equipamento. E se o desempenho do que a Samsung oferece não é adequado, como no caso, é ÓBVIO que eu vou procurar um driver que forneça melhor desempenho.
Ao que percebo pelas duas comunidades, nem a Microsoft e nem a Samsung estão muito interessadas em conhecer a experiência dos seus usuários e em resolver os problemas causados por seus produtos. Por isso na minha próxima compra vou desconsiderar ambas as marcas e não as recomendo para mais ninguém.
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 05-21-2024 01:33 PM
InformáticaOlá.
No meu caso coloquei em dual channel, atualizei o driver para a versão 31.0.101.5522 de 12/05/2024 e mesmo assim o i3 1515u não esta reconhecendo a Intel Iris Xe Graphics. Alguém sabe como resolver?
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
05-23-2024 11:08 PM - editado 05-23-2024 11:10 PM
InformáticaBom não sei se já conseguiram resolver, no meu caso já atualizo a iris xe do meu notebook Samsung book 2 a um tempo. E aprendi em um canal no youtube. No final ele ensina como fixar a atualização.
Vou deixar aqui no link e seguem passo a passo que funciona:
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 05-24-2024 08:01 AM
InformáticaEla tem que entrar em contato com a Microsoft e resolver essa questão, pros novos drivers virem pelo Windows Update, ou que pelo menos pare de obrigar a utilizar o drive antigo.
Não existe isso de ficar obrigando sempre a ficar atualizando driver, esperando o windows update instalar o original e depois reverter a desinstalação pra ficar com o driver recente.
Esse vídeo é ótimo pra ajudar com o problema em si, mas com a intel lançando driver quase 3x no mês fica impraticável essa reversão toda hora.
Intel ajuda a gente!!!!
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
05-24-2024 04:08 PM - editado 05-24-2024 04:11 PM
InformáticaCom certeza!
O certo era sempre ser disponibilizado automaticamente a atualização sem que ficarmos presos a uma atualização antiga de driver.