- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Inscrever-se no RSS Feed
- Realçar
- Imprimir
- Relatar conteúdo como inapropriado
08-01-2023 04:59 PM - editado 08-01-2023 08:35 PM
InformáticaEstou postando esta informação apenas para registro, nenhuma ajuda é necessária.
Tenho um Samsung Book X30, modelo 550XCJ/550XCR, que veio com HD SATA de 1 TB.
Esse HD é terrivelmente lento e eu queria trocar por um SSD.
Em contato com o Suporte, foi-me informado que o SSD compatível com essa máquina deve ter a especificação M.2 2280 NVMe PCIe Gen3 x4 e que outro não seria compatível.
Por engano, acabei comprando um PCIe 4.0 NVMe M.2 da Kingston, que estava em promoção no Amazon.com:
Tanto o Suporte quanto duas autorizadas que consultei disseram que esse SSD não é compatível e eu não poderia usar.
Querendo evitar a incomodação de devolver, pedir reembolso e depois comprar outro (que inclusive seria mais caro), dei uma de teimoso e instalei esse mesmo assim.
Resultado: está funcionando perfeitamente. A máquina ficou tão rápida que estou até assustado! 😂
Bem, é isso. Só para informação de quem puder se beneficiar dela.
Para quem quiser saber como transferi o sistema de um HD para outro sem precisar reinstalar nada, com o SSD instalado e com o HD original ainda no lugar, usei a aplicação AOMEI Backupper para fazer um clone do HD no SSD, depois foi só remover o HD que a máquina já deu boot pelo SSD normalmente.
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
08-01-2023 06:10 PM - editado 08-01-2023 06:11 PM
InformáticaNo caso você vai utilizá-lo com a velocidade no máximo do padrão 3.0, o que já é absurdamente mais rápido que o seu HD anterior! Parabéns pelo upgrade.
E fica a dica para todos que tenham um computador que esteja lento. Um SSD pode revigorar sua máquina.
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 08-01-2023 07:08 PM
InformáticaObrigado pelo comentário, Tiago.
O que chama a atenção neste caso é que, como descrevi, tanto o Suporte quanto duas autorizadas disseram que meu SSD não funcionaria nesta máquina. Aparentemente esse pessoal está precisando de uma reciclagem. 😉
Fiz questão depois de falar com os três canais desmentindo a informação.
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
02-25-2025 05:46 AM - editado 02-25-2025 05:56 AM
Informáticahttps://www.kingston.com/br/blog/pc-performance/pcie-gen-4-explained .
Acredito que pode ser desinformação e falta de conhecimento ou mesmo no caso da assistência técnica preguiça de ajudar o cliente, pois não ganha com isso e muita vezes são trocadores de peças, bem como, a própria Samsung não ganha com isso. Uma vez que o consumidor por falta de conhecimento acha que tem comprar um novo notebook novo e etcs..., por achar que não é compatível a PCIe 4 na interface PCIe 3 acha que tem comprar um novo, por exemplo. Por fim, esse tipo de notebook o custo benefício de comprar um novo processador e outros componentes placa mãe e processador) de modo geral não compensa para um "upgrade", exceto SSD e memória ram.