Tópico original:

SSD M2 no notebook E-30 (NP350X)

(Tópico criado em: 09-27-2022 12:24 PM)
203 Exibições
Tiago021985
Active Level 3
Opções
Informática
 Olá galera, vou compartilhar aqui tudo que é preciso para seu note Samsung Essentials  voar com SSD M2.
 Sim nele tem entrada M2, porém eu pesquisei e achei mais prudente instalar um SSD M2 SATA 2280, pois existem postes de técnicos dizendo que esse notebook não suporta o SSD M2 MVe.
 Tirei a tampa traseira e instalei o M2 de 240gb para rodar os programas e sistema operacional, mantendo o HD original de 1Tb para arquivos.
 E agora como passar o Windows para o SSD?
 Pesquisei muito e vi que precisa clonar o HD no SSD e que para isso existe um programa chamado MACRIUN REFLECT FREE.
 Assisti tutoriais de como fazer, mas me deparei com um problema, pois o HD além das partições de sistema tinha apenas uma partição a C:, contendo os arquivos de programa, mas também todos arquivos de mídia e documentos e esses arquivos não cabiam no SSD M2 de 240gb.
 Foi aí que pesquisei e vi que deveria particionar o HD e separar os os arquivos de programa e de configurações dos arquivos comuns, assim caberia no SSD.
 Fui fazer a partição pelo Windows, mas dava erro de espaço, foi aí que pesquisei mais e encontrei o programa MINITOOL PARTITION WIZARD e criei outra partição com o espaço que ainda sobrava no C:, criando o d:
 Após isso transferi tudo que não era dos programas e sistema para o d
 Agora no MACRIUM REFLECT clonei as partições do sistema e o C: para o SSD, reiniciei o note e apertei o F2 para abrir a BIOS e configurei para fazer o boot do Windows no SATA 2 que é onde ficou o SSD.
Pronto, abrindo o Windows em menos de 30 segundos, agora o que era uma carroça virou um avião, mas o C: virou o SSD, o d: virou a partição do Windows no HD que manterei como backup e o E: ficou com a partição dos documentos. 
 Mas quando cricava nas fotos ou vídeos não encontrava os arquivos, tinha que ir em meu computados, abrir o E: para encontrar, então reconfigurei o ONE DRIVE para abrir no E: e nas pastas vídeos, imagens, documentos, área de trabalho, entrei em propriedade e na aba LOCAL alterei o caminho o de estavam os respectivos arquivos no E:. Agora sim, tudo como estava, até a área de trabalho, tudo perfeito.
 Não postei aqui os passo a passo para esse poste não ficar muito longo, mas vocês podem pesquisar os tutoriais das ações que aqui descrevi.
 Boa sorte a todos, muito cuidado que dará certo.
1 Comentário
Guuh86
Active Level 3
Informática
Obrigado pela dica!