Dhanyllo_LLZ
Expert Level 5
Opções
Outros
O iPhone 16 chegou recentemente e embora muito se tenha zoado sobre a "inovação" da vez, um botão, devo dizer que aquele pequeno botão mudará bastante a experiência de quem usa as câmeras do celular de uma forma mais profissional. Claro, não foi a Apple que inventou esse botão, como sempre, outras empresas já haviam feito coisas semelhantes, todavia não foi algo que se espalhou tanto.

Por que eu digo que mudará a experiência de quem usa mais o modo profissional?

Simples, os controles na tela não são tão intuitivos e ages como um botão analógico ou digital. Por exemplo, fazer uma transição suave de foco no Vídeo profissional sem perder o enquadramento é algo um pouco difícil de de conseguir, sem falar que os toques na tela atrapalham a captação de áudio. Eu até me pergunto o porquê da Samsung ainda não ter criado um acessório voltado exclusivamente para o Modo Pro dos dispositivos, onde eu pudesse colocar o smartphone e todos os controles extras ficasem como em um gamepad.

O botão não resolve totalmente o problema, um acessório analógico para controlar as funções da câmera seria melhor, mas melhora bastante a experiência de ajuste de foco e controle de outras funções da câmera.

Uma solução temporária seria colocar o botão de Volume como controle de foco também (já é para Zoom) lá nas opções da Câmera, seria uma maneira rápida e fácil de adicionar uma nova função para um botão já existente.

Por enquanto permanecemos com o bom e velho modo pro, que infelizmente não tem nenhum acessório externo para realmente deixá-lo mais pro.
7 Comentários
LemosG
Active Level 3
Outros
Realmente ficou bastante interessante. Agora é ver como se comporta no dia-a-dia. Pode se mostrar bastante útil ou apenas uma novidade desnecessária.
Dhanyllo_LLZ
Expert Level 5
Outros
Aparentemente a Sony já usa uma solução semelhante há anos e parece ser bem funcional. O que impressiona é a Apple agora permitir que você controle a Câmera dos iPhone, coisa que ela não deixava e o pessoal do Loop até falou sobre isso.

Wi2l_Cambui
Expert Level 4
Outros
O S24U fazendo isso com uma caneta 😎🗿
Dhanyllo_LLZ
Expert Level 5
Outros
É uma opção, mas não é tão boa quanto um hub com botões analógicos para cada função da câmera, como controles próprios para foco, WB, obturador, ISO, medição e obviamente para captura de fotos e alternância de câmeras.
Wi2l_Cambui
Expert Level 4
Outros
Acredito que com o tempo funções como essa podem começar a ser mais presentes nos celulares afinal com essa grande evolução nas câmeras, já estão usando celular até mesmo em filmagens de filmes, MVs e tudo mais. Acredito que seja questão de tempo!!
Dhanyllo_LLZ
Expert Level 5
Outros
Eu até cheguei a buscar em um ecommerce chinês algum acessório para câmera com controles de modo Pro, mas nem lá o povo teve ainda essa ideia. Talvez nos próximos anos tenhamos controles remotos ou USB para isso.

O Camera Assistant já até permite fazer retorno de áudio e imagem limpos em gravação de vídeo em equipamentos externos. Estou até querendo testar o retorno de imagem da câmera em uma TV.
0 Kudos
BTold
Expert Level 5
Outros
Na prática, esse botão não torna a experiência mais agradável devido a alguns problemas simples de execução. Por exemplo, a altura dele não ficou boa para uso com o celular na vertical, pois é preciso deslizar o dedo muito para baixo, o que não é anatômico e até desconfortável, já que você não consegue apoiar o celular adequadamente na mão. Já na horizontal, o botão fica muito longe do dedo indicador, forçando uma mudança significativa na posição da mão para alcançá-lo e realizar os gestos. Outro ponto é que, apesar da intenção de tornar a experiência de fotografar mais intuitiva, é necessário aplicar uma certa força ao pressionar o botão para registrar a foto. Isso acaba causando pequenas tremulações na imagem, tornando a experiência menos estável do que simplesmente dar um leve toque na tela. Sendo assim, não vejo necessidade de um botão assim, embora entenda o apelo.