LukAura
Expert Level 5
Opções
Outros
Os processadores Exynos são uma linha de SoCs (System-on-a-Chip) desenvolvidos pela Samsung para uma variedade de dispositivos, incluindo smartphones, tablets, smartwatches. Aqui estão alguns pontos principais sobre os processadores Exynos:

Componentes Principais
CPU (Unidade Central de Processamento): Utiliza a arquitetura Arm, frequentemente com a tecnologia big.LITTLE, que combina núcleos de alto desempenho com núcleos de eficiência energética.

GPU (Unidade de Processamento Gráfico): Responsável pelo processamento gráfico, como renderização de jogos e decodificação de vídeo. A maioria dos Exynos usa GPUs Arm Mali, mas o Exynos 2200, por exemplo, possui uma GPU baseada na arquitetura AMD.

NPU (Unidade de Processamento Neural): Acelera tarefas de aprendizado de máquina e inteligência artificial, presente nos chips mais avançados.

ISP (Processador de Sinal de Imagem): Processa imagens capturadas pelas câmeras, transformando-as em fotos e vídeos.

Modelos Notáveis

Exynos 2100: Primeiro processador móvel 5G integrado da Samsung, construído com tecnologia de processo EUV de 5nm, oferecendo melhor eficiência energética e desempenho.

Exynos 9611: Um chip intermediário com oito núcleos, utilizado em dispositivos de médio porte.

Exynos 2200: Equipado com uma GPU baseada na arquitetura AMD, focado em desempenho gráfico e inteligência artificial.

Comparação com Snapdragon

Os processadores Exynos são frequentemente comparados com os Snapdragon da Qualcomm. Embora ambos compartilhem várias semelhanças, como a arquitetura ARMv9 e o processo de fabricação de 4nm, cada um tem suas particularidades. Por exemplo, o Exynos 2200 tem uma GPU AMD, enquanto o Snapdragon 8 Gen 1 usa a GPU Adreno.

Aplicações

Os processadores Exynos são usados em uma ampla gama de dispositivos Samsung, incluindo a linha Galaxy de smartphones e tablets, além de smartwatches e outros dispositivos inteligentes.
10 Comentários
danielsans
Expert Level 5
Outros
Boa, gostei do post! Muitas pessoas não curtem os chipsets Exynos, mas eu particularmente gosto bastante
LukAura
Expert Level 5
Outros
Eu gosto mais do Exynos de hoje em dia,por que eles estão bem melhorados em relação a antigamente, tanto os Exynos mais tops,quando os Exynos mais básicos.

Se a Samsung invertir pesado nele,vai ser um baita processador, que alem de potente,por ser da própria marca,vai deixar os aparelhos mais baratos,assim sendo imbatível em custo benefício.
danielsans
Expert Level 5
Outros
Exatamente! muita potência por um preço mais acessível
LukAura
Expert Level 5
Outros
Meu M13 também usa Exynos 850.
0 Kudos
LukAura
Expert Level 5
Outros
O seu é M12 né?
LukAura
Expert Level 5
Outros
Cara,eu jogo menos que antes,mas sinto que depois que eu normalizei com isso,ate que o Exynos 850 não é tão travado,pelo menos do M13,pq o Exynos 850 do A21s,meu amigo,é incrível como a otimização passa nas linhas de comando dele,é muito bom e rápido. Agora pelo que eu vi,o pior 850 em questão do antutu,é do A13.
LukAura
Expert Level 5
Outros
Acho que o A12 nacho n,pq meu amigo que tem ele,diz que T-r-a-v-a em uso básico,mas n sei o que a Samsung aprontou nele.
Oluca
Expert Level 5
Outros
Graças a Deus não uso mais aparelhos com esse processador.
Só tenho lembranças ruim.
Deuzulivre
LukAura
Expert Level 5
Outros
Te entendo cara,Exynos antes era travado e era a churrasqueira mais potente do ano.😅
0 Kudos