Tópico original:

Samsung notes apaga conteúdo do PDF

(Tópico criado em: 05-29-2023 04:25 PM)
7829 Exibições
mmendelson
Active Level 2
Opções
Tablets
Eu abro um arquivo pdf e seleciono para abrir utilizando o "Samsung Notes - Leitor de PDFs". O pdf abre direitinho, consigo fazer minhas marcações com caneta e tudo mais. Em seguida, eu salvo o arquivo. Seleciono para salvar como pdf mesmo. Fecho o arquivo e abro novamente. Aparecem as anotações e o conteúdo original, tudo certinho, conforme esperado. Entretanto, se eu pego esse arquivo já com anotações e realizo novas edições e salvo, o arquivo é armazenado cheio de defeitos: conteúdos do pdf original desaparecem e ficam marcações de caneta em páginas em branco. Ou seja, da segunda edição em diante, o arquivo fica comprometido, dessa forma não consigo utilizar o aplicativo oficial da samsung. Fico basicamente com pdfs em branco com anotações e grifos flutuando sem conteúdo. E isso acontece com basicamente todos os pdfs que uso. Já fiz esse teste com meu S22 Ultra e com meu Tab S6 Lite, ambos apresentam o mesmo comportamento. Já estou com todos os aplicativos atualizados, cache limpo, reiniciei os aparelhos e tudo mais que o suporte me sugeriu.. Só não levei a uma assistência técnica, porque isso não faria sentido.
40 Comentários
OPF67
Expert Level 1
Tablets
Mendelson,

não uso o Samsung Notes para editar arquivo PDF. Uma sugestão que veio agora é você exportar o arquivo editado ao invés de salvar. Veja se é possível. A segunda sugestão é "salvar como", ao invés de só salvar.
0 Kudos
mmendelson
Active Level 2
Tablets
Fiz esses testes já. Já tentei colocar para exportar como PDF e salvar como um arquivo novo mesmo. Ocorreu o mesmo problema. A solução, que acho bem ruim, mas que tenho usado, tem sido exportar todo o PDF como imagens individuais para cada página e usar um aplicaivo terceiro para gerar um novo PDF com essas imagens. Só assim tenho conseguido editar e salvar com minhas anotações. Mas assim não consigo fazer pesquisa textual, por exemplo. Já vi e fóruns gringos pessoas com o mesmo problema desde 2020 e até agora a Samsung não se manifestou nem corrigiu.
OPF67
Expert Level 1
Tablets
Bem, entendo, mas até que uma correção apareça é necessário usar soluções paliativas. Por exemplo, você consegue algo positivo gerando um PDF com imagens. Ótimo! Para que o arquivo seja pesquizável é simples: basta usar um editor de PDF que permita fazer um OCR (em inglês, Reconhecimento Ótico de Caracteres) no PDF. Com isso ele fica pesquizável. Tem muitos aplicativos que fazem o OCR.
0 Kudos
mmendelson
Active Level 2
Tablets
Pois é, há soluções alternativas (apesar de beeeeem trabalhosas, imagina exportar todas as páginas, unir em outro app e dps fazer um OCR em outro aplicativo, e isso tudo para cada um dos vários PDFs que utilizo). Quem não tem cão caça com gato, mas acho que esse é um problema muito básico pra um aplicativo tão importante e que inclusive me fez comprar o tablet. Fico triste porque não há nenhum canal para reportar e resolver esse tipo de problema de forma eficiente. Já conversei via chat e até mesmo já enviei aqui pelo Samsung Members, mas não tive resposta efetiva.
OPF67
Expert Level 1
Tablets
Entendo e concordo, mas é preciso ter em mente que o Samsung Notes não é um editor de PDF nativo, ele é um quebra galhos. Sugiro que olhe uns aplicativos da Adobe, são ótimos, mas são pagos. Se você trabalha com muitos PDF, então pagar pela licença pode ser interessante.
0 Kudos
mmendelson
Active Level 2
Tablets
Ah! E ainda esqueci de mencionar que, se eu estiver com a edição aberta e bloquear a tela, quando desbloqueio tem vezes que ele não salva as alterações que fiz! Eu mando salvar e ele diz que salvou, mas quando reabro sumiram as anotações. É meio roleta-russa!
OPF67
Expert Level 1
Tablets
Discordo, não é roleta russa, é um aplicativo pra lá de bugado. 🤣🤣🤣

O Notes, que uso pouco, está pior do que eu imaginava. Putz!
aderley
Beginner Level 2
Tablets

o meu acontece a mesma coisa, estudando pra concursos e isso ocorre

0 Kudos
nonbin_machine
Active Level 4
Tablets
Tem que salvar como PDF depois de editar
0 Kudos