- Marcar como novo
- Favorito
- Inscrever-se
- Inscrever-se no RSS Feed
- Realçar
- Imprimir
- Relatar conteúdo como inapropriado
em 08-05-2024 04:58 PM
TVPossuo uma Smart TV 55" Neo QLED 4K 55QN85A adquirida em 11 de Agosto de 2021, pouco uso a TV e em pouco menos de 36 meses ( ou seja 3 anos ), eu assistindo a TV , do nada simplesmente desligou sozinha e começou um loop de liga-desliga infinito. Escolhi o modelo mais caro da marca, buscando me resguardar de inúmeras reclamações em modelos de linhas mais baratas e de nada adiantou, os modelos mais caros também tem problemas. È isso mesmo Samsung?
Logo após o ocorrido, pesquisando o problema na internet, e me deparei com inúmeros relatos de pessoas com problemas similares ao meu se queixando , problemas estes que se manifestaram também algum tempo após a fim da garantia, o que denota aparentemente um vício oculto presente nas TVs desta marca.
Por se tratar de vício oculto, não havia possibilidade de detecção do problema antes de ele se manifestar, muito menos buscar solução dentro do prazo de garantia.
O artigo 18 do CDC, ao responsabilizar fornecedores por possíveis defeitos ou imperfeições, define o que é considerado um vício:
Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com as indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.
Segundo o Art. 23 do CDC, "A ignorância do fornecedor sobre os vícios de qualidade por inadequação dos produtos e serviços não o exime de responsabilidade", não excluindo ainda a hipótese de obsolescência programada, visto a quantidade de queixas encontradas do mesmo produto e com o mesmo problema.
Ao contatar a Assistência Técnica Autorizada da Samsung, enviaram um técnico, e me passaram um orçamento para conserto com valor bem superior ao de uma SMART TV nova. Entrei em contato novamente com os canais de atendimento da SAMSUNG e me disseram que era isso mesmo, que estava fora do prazo de garantia e que buscasse o reparo junto a Assistência técnica Autorizada. Uma TV com pouquíssimo uso em termos de horas e com menos de 3 anos já inviabilizada de conserto ?
Trata-se de um bem durável, que conforme entendimento do CDC ( código de defesa do Consumidor ) tem sua vida útil estipulada além do prazo normal de garantia e portanto tendo havido frustração da legítima expectativa de uso.
Busco solução justa para o problema que aparentemente é comum á varios usuários em modelos semelhantes.
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 08-05-2024 05:17 PM
TV- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 08-09-2024 02:42 PM
TVAna Cardoso,
Boa tarde,
Recomendo como consumidor e cliente, pesquisar nos foruns, youtube e sites, sobre o referido modelo visto também ter me surpreendido com o problema apresentado e pior, ter sido ainda mais surpreendido com os inumeros relatos sobre problemas semelhantes. Comprei o modelo mais caro da marca, buscando tecnologia e talvez durabiliadde e o que consegui até o presente momento o flagrante prejuizo e um abaorrecimento proporcional ao tamanho da TV.
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
em 08-06-2024 02:59 AM
TVOi, AnaCardoso! Estamos acompanhando a sua mensagem e gostaríamos muito de te ajudar com a sua solicitação, pedimos por favor que entre em contato em um de nossos canais digitais para que possamos acompanhar o caso de perto e auxiliá-lo da melhor maneira possível.
Segue o link: https://cutt.ly/cwqfWFAD
- Marcar como novo
- Inscrever-se
- Realçar
- Imprimir
08-09-2024 02:36 PM - editado 08-09-2024 02:37 PM
TVBoa tarde,
Agradecço o seu contato, mas já entrei em contato com os canais digitais da empresa e não houve solução para o problema. Paguei a taxa de R$ 180,00 para uma visita técnica em minha residencia, e conforme o relato, para minha surpresa e decepção, não se tratava de qualquer travamento ou problema de software na Smart TV. Informo e deixo claro que os técnicos sequer tocaram na tv, se limitando a somento olhar o LED abaixo da mesma piscando 2 vezes após ligada e mediante consulta a alguma tabela de códigos internos, me passaram o fatídico diagnóstico de que o problema seria no Display. Diante disso indaguei : Como assim ? Uma TV com 2 anos, 11 meses e 20 dias de uso, uso este praticamente somente no máximo 3 horas a noite, sem uso nos finais de semana praticamente apresentar problema no Display? Eu não utilizo a TV para jogos e não tenho qualquer um em casa e a vida util do equipamento é essa mesmo? Uma TV é considerada um bem durável segundo CDC e qual é a vida útil de um bem durável? Mesmo consternado e não aceitando tal justificativa, me aconselharam a solicitar um orçamento e nova surpresa me foi apresentada : Um orçamento de R$ 9.017,00 me foi apresentado. Agora convenhamos, é sério isso ? Um valor para reparo quase 30% acima do valor de compra de uma Smart TV do mesmo modelo ? O fato é que eu não sou um usuário Samsung, eu sou cliente Samsung e tenho em minha residência inumeros outros eletrodomésticos da mesma marca. Diante da postura da Samsung com relação ao problema apresentado, centenas de ocorrencias e relatos semelhantes na internet e em determinado site conhecido de reclamações, a postura da empresa de não apresentar solução aos problemas e reclamações apresentados, fora outras consultas ainda mais preocupantes como tomado conhecimento de que o IDEC ( Instituto de Defesa do Consumidor ) notificou a Samsung em 2022 também com relação a problemas em determinado modelo de Smart TV onde a marca não foi clara em suas respostas e argumentações apresentadas, Redes Sociais onde grupos criam paginas para reclamar da empresa e diante desse cenário adverso, faço a seguinte indagação? Adianta gastar milhões em campanhas e marketing, se os departmentos tecnicos, qualidade não se conversam? Será que vale a pena investir em Eco Sistema, Smart Things ? Essa visão míope de determinados problemas ao longo do tempo pode estar subtraindo silenciosamente o Market Share da empresa, onde por vezes um unico produto dentre outras linhas da empresa contamina a credibilidade da marca como um todo, diante da postura, solução ou mesmo negligência em encarar seus proprios problemas, problemas estes que não dizem respeito á nós clientes e consumidores. Se a Marca Samsung optou pelo caminho da obsolência programada em seu segmento de TVs, talvez esteja errando em muito o cálculo desta estimativa, não tão somente pelo espectro temporal de vida apresentado, mas porque na grande maioria das vezes este tipo de visão tem vida curta, pois não se sustenta a longo prazo justamente pelo desgaste que isso representa perante ao publico consumidor.
Em sintese é isso.
Estarei avaliando os proximos procedimentos á seguir.
Obrigado