Tópico original:

🎧 Eis o meu novo "Buds"... com fio!

(Tópico criado em: 02-28-2025 11:44 AM)
162 Exibições
BTold
Expert Level 5
Opções
Wearables
Fala, Members! Acaba de chegar o meu mais novo companheiro sonoro, os fones USB-C da Samsung com AKG! 🔥

image
Foto por S24

Eles vinham na caixa de alguns Galaxys antigos, como o S20 FE 4G, mas como o meu é a versão 5G, nunca tive a chance de experimentar. Recentemente, encontrei um original por R$90 e resolvi adquirir, tanto por curiosidade quanto por alguns motivos que já mencionei em posts anteriores.

Como vocês sabem, eu já tenho o Buds Live e o Buds2 Pro, e fiz review de ambos aqui:

📌 Buds Live: https://r1.community.samsung.com/t5/wearables/review-buds-live-2-anos-depois/td-p/30807663?src=Share...
📌 Post sobre Bluetooth e HiFi: https://r1.community.samsung.com/t5/wearables/bluetooth-e-áudio-hi-res-não-combinam/td-p/30646768?sr...

Mas como comentei antes, Bluetooth e Hi-Res/HiFi ainda não combinam nas tecnologias atuais. O áudio transmitido por Bluetooth é sempre comprimido, o que limita a fidelidade sonora. Além disso, venho usando meus Buds o tempo todo no notebook, TV e celular, tanto para estudar quanto para entretenimento, e a bateria não tem dado conta. Então, quis um fone cabeado para aliviar esse uso e prolongar a vida útil dos meus Buds.

image
Uso do Buds no Tidal, áudio compactado

image
Uso dos fones cabeados no Tidal, áudio sem perdas

🎵 Pontos positivos do fone USB-C:
Qualidade de áudio mais definida, sem compressão.
Suporte ao otimizador UHQ, alcançando até 32 bits/96 kHz.
Boa opção para quem usa Tidal ou outro serviço Hi-Fi.
Sem preocupações com bateria.

🎵 Pontos em que os Buds saem na frente:
Muito mais práticos, sem fios atrapalhando.
🔇 Têm ANC, essencial em ambientes barulhentos.
📡 Conectividade estável, permitindo mobilidade sem perdas de áudio.
🎚 Melhor equilíbrio de frequência por padrão, sem necessidade de ajustes.

image
No Buds, a opção Otimizador UHQ permanece indisponível

image
No fone USB tipo C, é possível ativar o Otimizador UHQ

No geral, gostei bastante, mas senti que as frequências dos fones USB-C são um pouco desbalanceadas nos padrões da Harman. Felizmente, dá para corrigir facilmente no equalizador do próprio celular.

image
Exemplo de equalização rápida para aproximar da curva dos Buds2 Pro, ou da curva Harman

Seria incrível se a Samsung lançasse uma nova versão desse fone com curvas de frequência mais refinadas, aproximando-se ainda mais dos Buds. Mas é fato que fones com fio se tornaram um nicho, principalmente depois da remoção da entrada P2 nos celulares. Além disso, usar a porta USB-C do celular para áudio pode desgastar a entrada, já que ela já sofre bastante com o uso constante para carregamento.
16 Comentários
Roarr
Expert Level 5
Wearables
Para meus ouvidos os bluetooth são excepcionais rss. Mas já ouvi muita gente comentando isso mesmo.
BTold
Expert Level 5
Wearables
Eles já são ótimos mesmo!
lucasgaab
Active Level 6
Wearables
Deveriam voltar colocar fones de ouvido na caixa 🙏
ManuSM
Expert Level 4
Wearables
Simmm
Ávila_Member
Active Level 6
Wearables
Essa questão de compressão de audio é ilusório nos codecs modernos, sendo sincero. A qualcomm tem o Aptx losless e a huawei lançou o L2HC-4 losless sem compressão e sabe o que significa? Nada... um LDAC da vida já é mais do que um ouvido humano pode escutar em um fone. Vida que segue. Mas esse fone é bom mesmo, gostava do Mic dele nas chamadas do Zoom.
BTold
Expert Level 5
Wearables
Exatamente, seria bom se a Samsung implementasse pelo menos o LDAC nos Buds, além do SSC. O triste é que não existe essa possibilidade.1740756728241.jpg
0 Kudos
FernandoCF
Active Level 10
Wearables
Parabéns pelo gosto musical.
Por essa e outras que mantenho meu LGG5 com Hi-Fi Dac calibrado pela B&O.
Também tenho o LG G8X com Hi-Fi Quad Dac de excelente qualidade.
Lógico que ambos só entregam fidelidade com fontes bons com alta impedância.
Olha a dupla aí:20240616_112807_1000005378_1718548088.jpg
BTold
Expert Level 5
Wearables
Valeu, Fernando! Que massa, hein? Não conhecia esses modelos, mas pesquisei e vi que são máquinas para audiófilos. Setup excelente demais! 👏
FernandoCF
Active Level 10
Wearables
Quando o assunto é qualidade sonora a LG estava bem a frente.
Pena que saiu do mercado.
0 Kudos