Pular para solução SOLUCIONADO

Original topic:

Smartwatch carregando na tomada: pode ou não?

(Topic created on: 05-08-2021 12:11 PM)
11977 Apresentações
Sionkob
Expert Level 1
Opções
Wearables
Navegando por fóruns de smartwatches no Reddit, essa pergunta sempre é feita e sempre existem pessoas que falam que isso pode estragar a bateria do relógio, também há pessoas que dizem que não tem problema, nunca chega em um consenso, mas essa é a pergunta, pode ou não carregar seu relógio na tomada? Vou trazer um teste que eu estou fazendo esses últimos dias: eu tenho uma smartband, a Mi Band 4 que foi comprada em outubro de 2019, eu sempre carreguei essa smartband usando o carregador do meu celular, ela durava por volta de 17 dias, mas nos últimos 2 meses ela passou a durar menos, durando apenas 9 dias, então resolvi fazer um teste, coloquei a smartband para carregar no USB do meu notebook (que é um MacBook air 11 polegadas de 2013), deixei ela carregar até 100% e comecei a observar quanto tempo a bateria ia durar, hoje faz uma semana que a smartband foi carregada e está em 35%

image

O objetivo é deixar a smartband zerar a bateria (ou pelo menos chegar em 1%) e ver quanto tempo ela durou, mas antes desse teste eu tinha que carregar ela a cada 9 dias, está durando muito na minha opinião, mas pra você, pode ou não carregar smartwatches na tomada? Se você acha que não, porque acha isso? 

1 Solução

Soluções aceites
Solução
OPF67
Expert Level 1
Wearables
Sionkob,

veja bem, desconheço smartwatchs com carregamento rápidos; todos os smartwatchs da Samsung são de carregamento lento/padrão.

O que é um carregamento lento? É aquele feito em potência de 5W, com 5V de tensão e 1A de corrente, tipicamente.

Não importa qual a potência do carregador de parede, o próprio sistema diz qual deve ser a potência exata para o carregamento correto, no caso, 5W no máximo.

No caso de carregamento pela porta USB-A de computador, qualquer um, existe duas versões atualmente: a 2.0 (cor preta) e a 3.x (cor azul). O USB 2.0 tem corrente de 500 mA e o USB 3.x tem corrente 900 mA.

Fica extremamente claro de entender que carregar por USB no computador nunca se chegará a potência de 5W, pois a tensão é de 5V e a corrente de 0,5 A. Ao multiplica o valor da tensão pelo valor da corrente será obtido o valor da potência, que no caso será de 2,5W se a versão do USB for a 2.0.

E por que a bateria da Mi Band durava 17 dias e agora dura 9 dias? Depende de vários fatores, como maior número de apps instalados, apps que usam muito o GPS, muita atividade física, etc. Além disso, se a bateria usada no projeto não premium, então a durabilidade pode cair com o tempo. Não estou falando especificamente dessa marca ou modelo, mas dispositivos de baixo custo costumam ter bateria de baixo custo e que, com o tempo de uso, tendem a degradar, ou seja, passam a durar menos.

A vida útil de uma bateria considera a potência em que foi projetada ao ser carregada nesta potência original. E isso não tem nada a ver se o carregamento é feito na tomada ou na porta USB do computador.

Att.

Ver solução na publicação original

9 Respostas
Acathysto
Beginner Level 5
Wearables
Pela sua experiência, melhor não carregar na tomada. Talvez porque a carga elétrica seja mais forte.
0 Kudos
bruno12
Expert Level 5
Wearables
Pode sim até porque se não pudesse meu gear s3 nem ligava mais, O que ocorre é um desgaste natural da bateria, e claro sempre usando o carregador original compatível com a marca do relógio nada de carregador xing ling
Solução
OPF67
Expert Level 1
Wearables
Sionkob,

veja bem, desconheço smartwatchs com carregamento rápidos; todos os smartwatchs da Samsung são de carregamento lento/padrão.

O que é um carregamento lento? É aquele feito em potência de 5W, com 5V de tensão e 1A de corrente, tipicamente.

Não importa qual a potência do carregador de parede, o próprio sistema diz qual deve ser a potência exata para o carregamento correto, no caso, 5W no máximo.

No caso de carregamento pela porta USB-A de computador, qualquer um, existe duas versões atualmente: a 2.0 (cor preta) e a 3.x (cor azul). O USB 2.0 tem corrente de 500 mA e o USB 3.x tem corrente 900 mA.

Fica extremamente claro de entender que carregar por USB no computador nunca se chegará a potência de 5W, pois a tensão é de 5V e a corrente de 0,5 A. Ao multiplica o valor da tensão pelo valor da corrente será obtido o valor da potência, que no caso será de 2,5W se a versão do USB for a 2.0.

E por que a bateria da Mi Band durava 17 dias e agora dura 9 dias? Depende de vários fatores, como maior número de apps instalados, apps que usam muito o GPS, muita atividade física, etc. Além disso, se a bateria usada no projeto não premium, então a durabilidade pode cair com o tempo. Não estou falando especificamente dessa marca ou modelo, mas dispositivos de baixo custo costumam ter bateria de baixo custo e que, com o tempo de uso, tendem a degradar, ou seja, passam a durar menos.

A vida útil de uma bateria considera a potência em que foi projetada ao ser carregada nesta potência original. E isso não tem nada a ver se o carregamento é feito na tomada ou na porta USB do computador.

Att.
Sionkob
Expert Level 1
Wearables
É engraçado a Mi Band ter do nada começado a durar menos, sendo que ela é apenas um Fitness Tracker, sem possibilidade de instalar aplicativos, sem GPS, e sendo usada apenas para receber notificações, monitorar frequência cardíaca e rastrear sono, entendo que a vida útil da bateria não tem nada a ver com onde ela está sendo carregada, mas é fato que quando carregada com USB, ela está durando mais do que duraria se fosse carregada na tomada, pelo menos é bom saber que não faz diferença nenhuma carregar pelo USB ou pela tomada.
0 Kudos
OPF67
Expert Level 1
Wearables
Verdade, me esqueci de que a Mi Band tem certos limites, de modo que o problema não são aplicativos e GPS.

Veja, é sabido que um carregamento mais lento do que outro pode levar sim a uma durabilidade maior da bateria. Apesar de sua Mi Band ser relativamente nova, não era para degradar tanto, de 17h para 9h. Isto sugere que a bateria está ficando cansada muito cedo, ou seja, que algumas células não estão conseguindo manter a carga.

Provavelmente você deve estar usando USB 2.0 em seu notebook, que dá potência de no máximo 2,5W, que ajuda a manter a carga nas células problemáticas, pois conseguem obter mais corrente com maior tempo de carregamento. Mas não tem milagre caso o problema esteja realmente na bateria, daqui um tempo a potência de 2,5W será considerada alta e o problema poderá voltar, sô não dá para estimar quando será.

Abraços
0 Kudos
OPF67
Expert Level 1
Wearables
Sionkob, obrigado por aceitar o meu comentário. 😉
0 Kudos
LeoDantas
Active Level 7
Wearables
O que diz o manual? Eu tenho aparelho q me manda carregar na porta usb do PC
0 Kudos
Sionkob
Expert Level 1
Wearables
Este simplesmente não fala nada sobre onde se deve carregar
Laynes_
Beginner Level 2
Wearables
Pessoal, uma ajuda. Desde o S10 existe a opção de proteger a bateria do celular, o que é correto. Mas estou em dúvida em relação ao Galaxy Watch 6. Ele pode ir até 100% ou deve-se segui os 85%?
0 Kudos