Tópico original:

3 anos com o A51. Hora de trocar?

(Tópico criado em: 03-28-2024 08:46 AM)
611 Exibições
h3m1
Active Level 6
Opções
Galaxy A
Quando comprei, o A51 veio com android 10, não lembro se era One UI 3 ou 3.1, mas o aparelho era bem rápido e estável. A bateria descarregava rápido nas primeiras semanas, mas depois normalizou.
Conforme as atualizações foram chegando, elas foram trazendo também alguns bugs. E a performance? Infelizmente foi caindo a cada atualização. Mesmo fazendo a restauração de fábrica do aparelho, a performance era a mesma.
Na atual versão da One UI 5.1, o aparelho até performa bem, mas venho percebendo que ele sofre bastante com a interface. Engasgos frequentes nas animações da interface, seja ao minimizar, trocar de aplicativo, ir à tela inicial, até mesmo abrir o painel de notificações e principalmente quando abro e fecho o aplicativo da câmera. Chega a dar dó. 
A performance geral do aparelho se assemelha muito a de um modelo de entrada, sem falar no bug chato no áudio que do nada fica chiando e com a qualidade horrível, e que só volta ao normal quando bloqueio e desbloqueio a tela. Bug que talvez nem seja corrigido, já que o aparelho está na última atualização prometida pela Samsung.
A vontade de voltar ao android 10 é grande, mas, segundo a própria Samsung, não é possível. 

Ok, já estou considerando mudar para um aparelho mais "atual" da Samsung, como o S23. Porém... fico com um pé atrás justamente pela minha experiência de atualizações com o A51. Não estou disposto a pagar quase 3000 reais em um aparelho para perder performance e ficar bugado por causa de atualizações, o que me faz pensar seriamente em uma mudança mais drástica: migrar para um iPhone. Mesmo não gostando da ideia, mesmo não gostando do visual do iOS, mas sim pelo que me dizem, que parece ser bem mais estável que a One UI.

14 Comentários
DanSori
Expert Level 5
Galaxy A
Iphone vai ter menos dor de cabeça porém vai perder a liberdade.

S23 tá ótimo pra durar longos anos. Foi uma linha bastante elogiada.

Porém se for de iphone no mínimo o 13. Ideal era logo o 15 pra ter o cabo USB.

S23 vai ser a melhor opção
h3m1
Active Level 6
Galaxy A
Penso o mesmo, porém fico com um pé atrás por causa das atualizações. Acho que se eu decidir comprar o S23, não vou atualizar ele 😬.
DanSori
Expert Level 5
Galaxy A
Mas aí meio que perde o sentido. Pois é como se tivesse usando um top que não recebe mais atualizações. Aí era melhor ir de Note 20 ultra.

joaolucasS23fe
Expert Level 4
Galaxy A
Cara o A51 só foi perdendo desempenho e bugando por conta q o processador dele é de um intermediário de médio porte de 2020 q hj em dia é ainda mais fraco q de um A05... e aliados a 4gb de ram faz com q bug nas coisas... por conta disso q ele foi ficando fraco a cada atualização do android, pois o seu processador não era tão forte assim pra aguentar tantas versões do sistema.

Se vc investir na linha S23 pode ter certeza q vai aguentar tranquilo e mantendo um ótimo desempenho até a versão final do android q for receber, pois a linha S23 vai atualizar até o android 17 e até lá ela provavelmente vai estar ainda entregando mais desempenho q um intermediário top da samsung como da linha A5x... e logo vai ter um desempenho muito bom....
Hyenna
Expert Level 5
Galaxy A
É basicamente isso aí mesmo.

O problema é que muitos esquecem que enquanto o software continua a evoluir, como novas versões do sistema e aplicativos; o hardware não, pois as peças dentro do telefone não podem ser atualizadas. Então é claro que depois de uns anos o telefone não vai conseguir entregar a mesma performance de quando ele foi lançado, já que novas versões do sistema vão ter chegado, exigindo ainda mais do hardware do que antes, assim como os aplicativos do dia a dia que também vão ficando mais pesados e exigentes conforme vão ganhando mais funcionalidades e afins.

Então mesmo sem atualizar o telefone, o resultado ainda seria praticamente o mesmo.
joaolucasS23fe
Expert Level 4
Galaxy A
Sim sim, tanto q a linha S20 q foi lançada junto com o A51. Ainda consegue entregar um desempenho ótimo hj em dia q bate de frente com o A55 lançado essa ano mesmo após 4 anos e com 3 versões do android nas costas.
h3m1
Active Level 6
Galaxy A
Não, não sou um desses muitos que esquecem que o hardware não consegue acompanhar o software. O problema central que eu relatei no post são atualizações da One UI que deveriam melhorar e não piorar a performance do aparelho e trazer bugs.
0 Kudos
h3m1
Active Level 6
Galaxy A
Não cara. A culpa é da Samsung mesmo. O software dela que é mal otimizado.
0 Kudos
Gille
Active Level 7
Galaxy A
Tenho um S22 e atualizei pra onde ui 6 patch março, o aparelho passou a aquecer do nada, consumo de bateria piorou bastante. Por causa do bug da proteção contra burn in voltei o aparelho para a 5.1 através do odin. O aparelho voltou ao normal, não aquece, bateria como sempre foi (não é lá essas coisas).