Tópico original:

Fotografar em 4:3 ou 16:9? 📸 Importante!

(Tópico criado em: 08-28-2020 08:51 PM)
22014 Exibições
VisintSs
Expert Level 5
Opções
Galaxy A
Oi pessoal, boa noite para todos!!!

Existe um detalhe em nossos smartphones na parte da câmera que se não configurarmos da maneira correta deixamos de ganhar qualidade no processo final da foto, inclusive fotografando com menos pixels.

image

Basta você abrir a sua câmera, clicar no ícone de configuração (⚙️) na tela da câmera daí vai abrir essa página abaixo 👇, lembrando que como o meu celular é um A8 Plus com Android 9, as vezes algumas expressões, letras ou páginas sejam diferentes.

1) Clique na opção foto traseira e se o seu estiver em 16:9 altere para 4:3 e depois clique foto frontal e faça a troca; no passo 2 você entenderá o motivo. 

image

2) Repare só, quando você deixa na opção 16:9 sua foto fica com a qualidade de megapixels MP menor, no meu caso, o meu cel tem qualidade máxima de 16MP, se eu deixá-lo na opção de 16:9 minha qualidade cai pra 12 MP e na 4:3 fica na de 16MP.

image

* Aí você me pergunta, o que são esses números? 

Explicação 

§ 4:3

--- 4:3 é uma proporção popular usada em câmeras com sensores pequenos, tais como câmeras pequenos ou smartphones. 

--- Esse formato captura mais informações e qualidade da foto. 

image

§ 16:9

--- A largura da proporção 16:9 é maior que a de outros formatos, portanto, pode capturar uma área mais ampla que outras proporções. 

--- Se você usar a proporção 16:9, não poderá capturar o maior número possível de imagens com cada foto tirada.

image

Aí vai do gosto de cada um, eu uso as minhas em 4:3 pelo simples motivo de usar os megapixels totais do meu celular.

Espero ter ajudado a esclarecer um pouco 👍 

Samsung [<O>
20 Comentários
Galaxy A
Muito bom 👏🏻👏🏻👏🏻
Mas no caso os MP é só resolução, por isso que muda, pois 4:3 tem resolução maior que 16:9. Mas isso não significa nem melhora nem perda de qualidade..
0 Kudos
VisintSs
Expert Level 5
Galaxy A
Depende, vendo na tela do cel sem ampliar os dois modos parecem a mesma coisa, mas a diferença está quando ampliamos a imagem, logo, existe mudança sim. Porque a quantidade de MP megapixels interfere sobre a ampliação da imagem que será possível realizar com ela, ou seja, a resolução de 4:3 16MP será a melhor nessa configuração do 📱.
Guilhermejpa
Active Level 4
Galaxy A
Com certeza, na ampliação da foto vc vera mais qualidade, imperceptível no celular, não e a mesma qualidade
0 Kudos
Guilhermejpa
Active Level 4
Galaxy A
Só acho que eles deveriam fazer o sensor de 64mp com tela de 16:9 , porque em muitas fotos, de um grupo por exemplo, pela distância as vezes não dá para enquadrar todos com tela 4:3 , nós obrigando a usar 16:9, uso muito a de 64mp e depois corto ela e transformo ela em 16:9 no snapssed fica ótima e com resolução de 18mp
Guilhermejpa
Active Level 4
Galaxy A
Vou informar a vcs o que ocorreu com meu S23 na atualização para Android 14 one ui 6, a câmera 4:3 era 12 e 50 mp e mantiveram, anteriormente a resolução 16:9 que aparece 12 no visor na verdade é 9 mp, nas configurações poderiam ver, portanto 4:3 tem melhor qualidade. A única modificação que veio com está atualização que eu achei otimo foi aumentarem a resolução da 16:9 para 50 mp, que na verdade e 37,5 mp, eu sempre reclamei disso principalmente em fotos de paisagens ou grupos de pessoas, mesmo que não seja 50 tá ótimo, muita definição.
0 Kudos
Galaxy A
muito boa sua explicação.
VisintSs
Expert Level 5
Galaxy A
Obrigado Eduardo. 🤝
VisintSs
Expert Level 5
Galaxy A
Na esquerda 👈 a de maior resolução e na direita ➡ a de menor resolução. Sem zoom, aparentemente são iguais, agora com ampliação existe sim diferença.
GiovanaIshii
Active Level 6
Galaxy A
Caramba,não sabia dessa não.
Adorei saber esta dica!
Vou alterar o meu agorinha mesmo!
0 Kudos