Tópico original:

Mensagem de umidade no aparelho celular Samsung e impedimento de carregamento : Buscando uma solução

(Tópico criado em: 02-11-2025 04:23 PM)
438 Exibições
AbilioRM
Active Level 1
Opções
Galaxy A

Olá, comunidade Samsung,

Gostaria de compartilhar uma experiência que tenho enfrentado com o meu Samsung Galaxy A54. Há algumas semanas, meu aparelho vem apresentando uma mensagem constante sobre umidade e poeira na entrada de carregamento, o que tem dificultado bastante o carregamento do dispositivo.

Ao pesquisar sobre o assunto, notei que há diversos relatos semelhantes em fóruns e plataformas de reclamação, o que me levou a questionar se outros usuários estão passando pela mesma situação. Isso me fez refletir sobre a possibilidade de que possa haver um problema recorrente com alguns aparelhos da linha.

Desde que o problema começou, entrei em contato com a assistência técnica da Samsung por telefone, WhatsApp e também visitei uma assistência técnica autorizada em Taubaté. No entanto, as soluções propostas envolvem a troca de peças com custos adicionais, o que me deixou preocupado. 

Gostaria de destacar que já realizei todos os procedimentos sugeridos para resolver o problema: Limpei a entrada de carregamento; Sequei a entrada de carregamento em local ventilado e com auxílio de um ventilador; Utilizei álcool isopropílico para limpar a entrada, garantindo que evaporou completamente antes de tentar carregar novamente; Reinicializei o aparelho várias vezes; Verifiquei e atualizei o software para a versão mais recente; Realizei a limpeza de cache, conforme orientação da assistência remota da Samsung.

Apesar de todas essas tentativas, o problema persiste. Mantive contato com a assistência técnica de diferentes formas, mas até o momento não obtive uma solução definitiva. Acredito que situações como essa podem ser frustrantes para os consumidores. As soluções oferecidas envolvem a troca de peças com custos significativos, o que não considero justo.mensagem sansung.jpg

Peço a outros usuários que estejam passando por situações semelhantes que compartilhem suas experiências aqui. Acredito que, juntos, podemos contribuir para que a Samsung identifique possíveis melhorias e ofereça soluções eficazes para todos os usuários afetados.

Agradeço a atenção e espero que, com o apoio da comunidade, possamos encontrar uma resolução para esse problema.

11 Comentários
Samsung_moderador
Global Community Manager
Global Community Manager
Opções
Galaxy A

Se após às orientações e procedimentos acima, o ícone ou mensagem não sair e continuar com a falha na porta USB, siga às orientações abaixo:

Realize a secagem do aparelho

Os aparelhos com certificação IP67/IP68 (resistência a água e poeira), assim como outros aparelhos, estão equipados com sensor de detecção de umidade para evitar danos causados por liquido no aparelho.

Se for detectado umidade na porta USB, será apresentado mensagem de erro e o funcionamento da porta USB será interrompido. Fazendo com que o aparelho não consiga carregar ou utilizar outras funções através da porta USB, até que o sintoma seja resolvido.

Neste caso, desligue o aparelho e remova qualquer utilização da porta USB (ex: carregamento), limpe com um pano seco ou agite ligeiramente o aparelho (5-10x) com a porta USB virada para baixo, assim, soltando o excesso de umidade ou impurezas. Coloque o aparelho sobre um pano em uma área ventilada (não deixar muito próximo de ventilador e não utilizar secadores ou produtos similares no qual podem ocasionar aquecimento no aparelho).

• Observações:

Excesso de força na agitação ou limpeza no aparelho, poderá causar danos. Tenha cuidado!

Poderá surgir o sintoma de "Umidade" mesmo que o aparelho possa não ter entrado em contato com liquido. Isso ocorre, pois, a exposição a ambientes altamente úmidos poderá ativar a proteção. Tente secar o aparelho, e se a porta USB estiver completamente seca, reinicie o aparelho.

Ícone ou mensagem de umidade não sai mesmo depois de secar e limpar o aparelho e a porta USB

• Mantenha o aparelho atualizado:

Vá em: Configurações > Atualização de software > Baixar e instalar

• Force a parada e limpe os dados do USB Settings:

Vá em: Configurações > Aplicativos > "Mostrar aplicativos do sistema" > Busca(lupa) digite "USB" > Forçar parada (Ok) > Armazenamento > Limpar dados (Ok)

Após os procedimentos acima, reinicie o aparelho

Limpar partição do Cache (Android Recovery)

Somente utilize o procedimento abaixo, caso às opções acima, tenham sigo realizadas. Porém, o sintoma permanece.

1) Desligue o aparelho

2) Com aparelho conectado em um Computador ou TV, ligue o aparelho segurando os botões (volume + / power) até aparecer a tela do Android Recovery

3) Na tela do Android Recovery, a navegação é realizada pelos botões volume -+ e selecionar a opção desejava, apertando o botão power.

4) No Android Recovery, vá em: Wipe Cache Partition > Ok

Obs: Vai aparecer a tela do Android Recovery, a mesma utilizada para realizar o Hard Reset. Porém, iremos realizar outro procedimento (Wipe Cache Partition) no qual, não vai apagar os dados ou restaurar às configurações.

5) Voltando para tela principal do Android Recovery. Vá em: Reboot System Now

O aparelho vai reiniciar, após a realização do procedimento acima.

Xchoye
Active Level 3
Galaxy A
No meu celular (S20 FE) volta e meia aparece esse aviso e fica dias assim. Uma coisa que tem funcionado comigo é desligar o celular, carregar via cabo, deixar uns minutos e ligar o aparelho. Ele continua carregando e some o aviso
0 Kudos