Tópico original:

Testando o standby do A73 + Entendendo o Modo "Doze" do Android.

(Tópico criado em: 08-11-2023 01:40 PM)
293 Exibições
MakizoOP
Expert Level 4
Opções
Galaxy A
Ontem eu estava olhando meus posts antigos e notei que esse, onde eu falo do gasto de bateria absurdo que meu antigo Galaxy M21s vinha tendo em Standby, já tem mais de 800 views, o mais visto dos meus posts. Era coisa de 6 a 10% de gasto por madrugada num aparelho de 6000mah de bateria. 

Estou há 8 meses com o Galaxy A73. Ele já recebeu varios patchs, One UI 5, 5.1 e eu nunca fiz hard reset, está do mesmo jeito desde que veio de fábrica, então resolvi fazer o primeiro monitoramento de uso de bateria em standby com o Accubatery.

Porém agora, as condições agora são exatamente as mesmas nas quais eu sempre usei o aparelho: Todos os apps que uso estavam minimizados na RAM e, além do AccuBatery, também estiveram ativos o KDE Connect (para integração entre PC e smartphone), o One Hand Operation e a sincronização. Sem modo Avião, sem wifi desligado, nada, exceto o Bluetooth e 4G, esses sim, desativados. 

image
Com 6hrs e meia em standby, o gasto foi de 1.7% com a tela desligada e 87% do tempo com o aparelho em sono profundo. O ideal seria acima de 90%, mas lembrem que o KDE Connect sincroniza a área de transferência entre smartphone e PC, e mesmo sem usar, ele estava ativo.

image
O segundo resultado é bem interessante e mostra a eficiência energética do Snapdragon 778G. O modo hibernação do Android não significa que o aparelho fica parado sem receber nada. Na verdade, o processo é dividido em ciclos. Apps com uso otimizado de energia ficam suspensos de acesso à Internet e outras permissões temporariamente, com o sistema abrindo uma janela para a sincronização a cada minuto. 
image
Figura. O Soneca fornece uma janela de manutenção recorrente para que os apps usem a rede e realizem atividades pendentes. Fonte: Reprodução (Android Developers).
Percebam no gráfico como o sistema define períodos chamados "janelas de manutenção", e que quanto maior o tempo em que o smartphone fica parado, maior será o tempo em modo "Soneca", com as janelas de manutenção se tornando menos frequentes, mas maiores. Android é uma maravilha. Geralmente os problemas com gasto excessivo de bateria são apps de sistema com algum bug ou falha de sincronização, ou falha em alguma tarefa específica, ou mesmo um processador problemático (o provável problema do M21s). A One UI tem mais de 350 apps, dos quais pelo menos uns 80 estão, nesse momento, rodando algum processo no seu aparelho, seja sincronização com a nuvem, ou serviços, como preenchimento automático e o Google Play Services, principal "vilão" de bateria dada a sua importância no Android. Imagine que manter tudo isso funcionando sem problemas é um esforço até de engenharia de software.

Voltando ao teste, esses foram os apps mais usados entre o final da noite de ontem e o período com o smartphone em Standby. 
image

O tempo total de tela não tem sido aquela maravilha toda. Hoje, em específico, eu joguei bastante antes e depois de chegar em casa, e boa parte do tempo foi jogando a 120hz com 4G. Além disso, esse aparelho tem 120hz fixo. Hoje ele passou de 7hrs, mas normalmente tem rodado as 6hrs e 40. No entanto, para o meu uso ele fica um dia inteiro sem problemas, o que é ótimo. 
image

10 Comentários
MakizoOP
Expert Level 4
Galaxy A
Alguns detalhes sobre meu uso: Eu uso bastante o ChatGPT e Bard, então por isso tem mais de 1hr de uso no navegador, e bastante vídeos no YouTube.
0 Kudos
cordeirowesley
Active Level 5
Galaxy A
O meu tbm tá igual o seu. Tbm tenho uns 8 meses que tenho o meu a73. Nunca resetei nem nada. Tá original ainda. Só sinto a bateria do meu acabando bem mais rápido quando uso muito o navegador e o Instagram... Até os app de streaming o uso de bateria deles eh aceitável.
Estou pensando em fazer um hardreset no meu, pra dá uma boa resetada.... Será que vale a pena?
MakizoOP
Expert Level 4
Galaxy A
Se a bateria não está durando quanto você precisa, recomendo fazer um hard reserva sim. Eu só não faço porque sempre perco alguma coisa que não devia no processo
cordeirowesley
Active Level 5
Galaxy A
Fazendo o backup antes, não perde nada, o problema eh ter que reconfigurar os app tudo novamente... Ainda mais os de banco... Kkk
cordeirowesley
Active Level 5
Galaxy A
Fiz um hardreset ontem no meu a73. Aparelho ficou outro. Bateria está melhor. Consumindo menos memória. Até pra carregar ficou mais rápido... Na hora de configurar, como tinha feito o backup restaurou tudo como era antes... Só os app de banco que tive que reconfigurar por causa de segurança.
MakizoOP
Expert Level 4
Galaxy A
Estou começando a cogitar fazer isso então, sinceramente.
cordeirowesley
Active Level 5
Galaxy A
Pode fazer... Como eu disse, eu particularmente senti uma diferença... Celular tá mais fluido.. bateria durando mais. E até o carregamento está melhor... Pra baixar todos os app e configurar alguns levei uma hora e meia por causa da internet...
0 Kudos
Galaxy A
O meu tá igual quando veio da loja. Mas fiz reset pq eu enchi a memória KKKKK muito mesmo, aí formatei. Tiro foto demais e muito app. Agoras dei uma maneirada..
MakizoOP
Expert Level 4
Galaxy A
O meu eu formatei há alguns dias, a bateria melhorou de fato, mas o transtorno de quase ter perdido todas as contas naocompensou kkkkk