Tópico original:

Ram Plus

(Tópico criado em: 12-14-2024 08:55 PM)
248 Exibições
Leonardoncm
Active Level 4
Opções
Galaxy M
Resumindo bastante e sem entrar em uma discussão mais técnica, fiz vários testes de uso e benchmark e vim aqui expressar minha opinião.

Ram Plus deixa o celular mais ou menos rápido?
Não, o Ram Plus influencia diretamente na capacidade de apps em segundo plano, em outras palavras vai evitar do Spotify fechar quando abrir um jogo pesado, mas para abrir ou fechar um app a velocidade vai permanecer a mesma.

O que é zram?
O sistema cria um disco virtual de tamanho dinâmico na própria memoria ram para compactar dados da própria memoria ram, assim conseguindo um aproveitamento da quantidade de ram disponível.

O que é Swap.
É uma parte da memoria interna usada para armazenar dados da memoria ram menos acessados quando a quantidade de ram começa a ficar insuficiente.

O quê é Ram Plus?
Nome comercial para a função de zram e swap usada juntas.
O Android já usa por padrão o zram, imagine que um celular com 4GB de ram vai rodar um jogo que precisou usar toda memoria, mas esse celular tem zram e 2GB foram comprimidos em 1GB, logo o celular consegue abrir o jogo sem travar, porque usou 3GB, (2GB não comprimidos + 2GB comprimidos em apenas 1GB), assim sobrando 1GB para o funções do sistema. Se esse celular tiver o Ram Plus ativado, os 2GB comprimidos podem ficar armazenados na memoria interna ocupando 1GB dessa memoria, e liberando a mesma quantidade na memoria ram, o que permite o celular rodar o jogo que consome 4GB e ainda sobrar 2GB, no final o celular funciona como se tivesse 6GB de memória ram.

Então não adianta ativar 64GB de Ram Plus, porque não vai ser usado como ram, o que acontece é um aproveitamento pela compreensão de dados menos acessados da memoria ram.

Quanto mais Ram Plus estiver em uso, mais dados precisarão ser comprimidos, e mais ciclos de CPU utilizado, além de que os dados precisarão ser acesados de uma memoria mais lenta, e logo vai chegar em um ponto onde o celular vai sim perder performance, porém se não tivesse o Ram Plus nem funcionaria.

image

image

11 Comentários
eucachinhos
Expert Level 1
Galaxy M
Na minha expectativa a ram plus não me atendeu. Muito boa sua análise, bem detalhada. 👏
Aece
Beginner Level 5
Galaxy M
Obrigado pela análise.
Cheguei a conclusão de desativar a ram plus, se eu notar que algum app está fechando em segundo plano, eu ativo novamento.
Leonardoncm
Active Level 4
Galaxy M
Sim, na verdade sua ideia pode ser o melhor parâmetro para decidir sobre o uso ou não.
LetíciaDS
Expert Level 5
Galaxy M
Ótima análise, boa dica. Parabéns, amigo!
Vascobgs
Expert Level 3
Galaxy M
Favoritei sua publicação para depois poder compartilhá-la. Está muito acessível de compreender, mesmo para um usuário com menos conhecimento técnico. Excelente contribuição.
ProfAlberto
Active Level 7
Galaxy M
Excelente explicação!!!
sophya_Ben
Expert Level 1
Galaxy M
Por que o m35 faz mas ponto no antutu se eles usam o mesmo processador?
0 Kudos
Leonardoncm
Active Level 4
Galaxy M
Comparado com qual dispositivo?
Mesmo processador, A54? A35?

A pontuação nem sempre é o melhor parâmetro de performance, as vezes o que faz menos pontos roda jogos melhor do celulares com mais pontos.

O benchmark é ótimo para analizar configurações e modificações no próprio celular e muitas configurações embaixo do capo pode alterar a performance, como exemplo um simples governador de cpu ou gpu.
0 Kudos
webPH
Active Level 1
Galaxy M
Tenho uma observação por experiência de uso próprio, uso um galaxy a35 5g com 6GB de ram, notei que alguns jogos não aguentavam ficar abertos em segundo por mais de 5 segundos, ativei o ram plus com 4GB e até resolveu, entretanto isso comprometeu a velocidade geral do aparelho, acho que outro ponto importante que você deveria destacar nesse post é que o ram plus impacta na velocidade da memória Rom(de armazenamento) e isso pode gerar mais demora ao abrir os apps e ter animações menos fluidas no aparelho, eu desinstalei alguns módulos good lock e coloquei alguns apps em suspensão profunda para conseguir mais memória ram, vai do gosto de qualquer um é claro, mas essa é uma observação bem importante que tive e acredito que possa acontecer com mais usuários.