Tópico original:

Tela Verde no Samsung S10 - Problema de Série - Acionando PROCON, Consumidor.org

(Tópico criado em: 01-31-2021 10:43 AM)
7260 Exibições
dhmcampos
Active Level 1
Opções
Galaxy Note

Há um ano e meio atrás, adquiri um aparelho Samsung Galaxy S10, aparelho que na época era considerado o TOP de linha da marca e EXTREMAMENTE CARO em comparação à outros concorrentes no mercado justamente por ser de uma linha mais "premium".

Assim, no decorrer deste período, o aparelho nunca apresentou qualquer defeito, pois sempre tive muito cuidado, sempre usando capa de proteção e película.

Porém, recentemente, de uma hora para outra, sem qualquer tipo de queda, poeira ou água, o aparelho apresentou uma tela verde, que não me permitia usá-lo, pois comprometia toda a tela.

Em uma pesquisa na internet, encontrei relato de várias pessoas com o mesmo problema e informações de que se trata de um problema em série do aparelho, que após mais ou menos 1 a 2 anos de uso, viria a apresentar. Inclusive alguns site conhecidos informando se tratar de um bug no aparelho.

Segue os links de vários relatos:
https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/04/clientes-reclamam-de-problema-de-tela-verde-no-galaxy-s...

https://oreporter.com/Samsung-resolve-tela-verde-em-smartphones-S9-e-S20-sem-alarde-e-propaganda,132...

https://www.clubedohardware.com.br/topic/1427481-samsung-galaxy-s9-problema-tela-verde/

https://r1.community.samsung.com/t5/galaxy-s/bug-da-tela-verde-samsung-galaxy-s9-plus/td-p/4897930

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/05/04/usuarios-relatam-falha-com-tela-verde-em-div...

https://www.youtube.com/watch?v=ggw_DDC7xqo

Ao entrar em contato com a Samsung e a realização de alguns procedimentos, como o chamado Hard Reset, nada foi resolvido.

A Samsung então disponibilizou a ordem de serviço de n. XXXXXXXX, em que enviei o aparelho a uma assistência técnica por correio (Global Express), que após a análise do técnico, constatou ser um problema na tela, informando que o valor do reparo seria de R$ 1.397,00 (mais caro que a tabela do site, pasmem!) e que deveria ser custeado por mim.

Ao entrar novamente em contato com a Samsung, fui informado pela atendente que a Samsung nada poderia fazer, pois o aparelho estava fora do prazo de garantia e que a Samsung não se responsabiliza por problemas funcionais do aparelho, MESMO QUANDO SE TRATANDO DE UM VÍCIO OCULTO AMPLAMENTE CONHECIDO PELA EMPRESA.

A atendente da Samsung ainda teve a audácia de falar que a assistência informou que o celular apresentava o problema da "tela preta" e não "tela verde" e que não aprovaria o reparo em razão disso, o que é nitidamente um descaso total, basta ligar o celular para perceber que isso não é verdade, conforme se vê nas fotos que eu anexei aqui e no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=X9asozer0MM

WhatsApp Image 2021-01-31 at 10.33.34 (2).jpegWhatsApp Image 2021-01-31 at 10.33.34 (1).jpegWhatsApp Image 2021-01-31 at 10.33.34.jpegWhatsApp Image 2021-01-31 at 10.32.49.jpeg

Por sorte, sou advogado e conheço os meus direitos, quando se trata de vício oculto o prazo decadencial para garantia inicia-se somente após a descoberta do problema, veja abaixo alguns julgados:

“9. Além disso, destaque-se que o prazo decadencial de 90 dias para reclamar por vícios ocultos somente se inicia após o término do prazo contratual de garantia, conforme estabelecido no art. 26, § 3º, CDC. No caso, a ciência do vício somente se deu em 25/1/19, logo resta caracterizada a responsabilidade da ré/recorrida pela reparação do prejuízo suportado pelo autor/recorrente. 10. Ademais, o presente caso é hipótese de vício oculto existente em produto durável. 11. Desse modo, ainda que a garantia contratual (90 dias) tenha encerrado no dia 4/3/19, a manifestação de vício oculto (fundição do motor) 17 dias após o término da garantia, frustra a legítima expectativa do consumidor e caracteriza quebra da boa-fé objetiva, porquanto se esperava que a vida útil do veículo fosse razoavelmente duradoura, mesmo possuindo alta quilometragem.” (grifamos)

Acórdão 1227387, 07332344820198070016, Relator: CARLOS ALBERTO MARTINS FILHO, Terceira Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal, data de julgamento: 4/2/2020, publicado no DJE: 11/2/2020.

" 6. O Código de Defesa do Consumidor institui prazo decadencial para reclamar dos vícios dos produtos e serviços (art. 26). Um produto ou serviço apresentará vício de adequação sempre que não corresponder à legítima expectativa do consumidor quanto à sua utilização ou fruição, ou seja, quando a desconformidade do produto ou do serviço comprometer a sua prestabilidade. Independentemente do prazo de garantia, tratando-se de vício de adequação, os prazos para reclamação do consumidor são decadenciais, nos termos do art. 26, CDC, sendo de 90 (noventa) dias para o caso de se tratar de produto ou serviço durável e, se o vício é oculto, o prazo só começa a correr a partir do momento em que ficar evidenciado o defeito, prazo esse, registre-se, obedecido na presente demanda." (grifamos) 

Acórdão 1234501, 07355365020198070016, Relator: FABRÍCIO FONTOURA BEZERRA, Primeira Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal, data de julgamento: 5/3/2020, publicado no DJE: 4/5/2020.

Daí minha indignação e razão desta reclamação. Não se trata de um problema causado por quedas ou simplesmente pelo uso rotineiro do aparelho, mas sim de um problema em série em que vários proprietário do mesmo modelo relataram, e a Samsung se omitiu a resolver meu problema, me deixando com o prejuízo e violando o Código de Defesa do Consumidor.

Minha maior queixa é que até mesmo as montadoras de veículos, se constatam algum problema em seus veículos, mesmo que passem anos, realiza o chamado recall, já a Samsung prefere deixar seus consumidores na mão.

É trisque que, em época de pandemia no qual a maioria das famílias não está em condições de incorrrer em gastos, inclusive a minha, tenhamos que ser induzidos a pagar por um repardo indevida, ainda mais sendo por um problema que não demos causa.

Irei abrir a mesma reclamação no PROCON, ReclameAqui e Consumidor.org a depender da resposta da Samsung e vou até a imprensa e Juizado Especial Cível se necessário.

Obrigado.

17 Comentários
Galaxy Note
Olá, lamento por esse problema, esse bug é terrível.
Acho difícil a Samsung te responder por esses canais aí, pois a Samsung tem os canais próprios pra atender os clientes, tanto que em muitas relações na Internet, a mesma não responde.
De qualquer, estou deixando os contatos de atendimento da Samsung e esses, tenho certeza que irá ter um retorno bem mais rápido.

Chat do suporte (24H): https://livechat.support.samsung.com/Customer_new/BR

Ou, então ligue para o SAC:
4004-0000 (capitais e grandes centros);
0800 555 0000 (demais cidades e regiões)
De Seg. a Sexta das 8h às 22h, Sáb. e Dom. das 9h às 18h
0 Kudos
dhmcampos
Active Level 1
Galaxy Note
Desculpe, mas se aqui não é o canal mais apropriado qual seria? Como eu disse eu já fui ao SAC, chat e tudo mais que você imaginar, lá não tem chance de discutir, não conseguimos mandar imagem para mostrar o problema, tudo jogam nas costas da assistência técnica, dizem que só eles podem avaliar, os atendentes não tem poder de decisão nenhum e ficam te jogando de um lado para o outro. Estou errado? As fotos não estão claras o bastante? Como a assistência técnica finge que não está vendo o problema se basta ligar o celular para perceber? É realmente de deixar qualquer um indignado, preciso do meu celular para trabalhar na pandemia, o prejuízo financeiro vai muito além do celular, fora todo o stress pelo descaso.
0 Kudos
ismaeleduarte
Active Level 6
Galaxy Note
É uma piada, né? Meu Galaxy S8+ também apresentou a tela verde. levei na assistência e na OS consta que o defeito observado foi a tela verde. Qd me ligaram para informar o valor do orçamento, pedi um parecer técnico indicando as causas do problema. Veja o que recebi.

sd4m3h_1730.jpg

0 Kudos
RenatoGuedes
Active Level 1
Galaxy Note
Que pena que você teve esse problema. Tive uma experiência igualmente ruim com o suporte da Samsung, mas relacionado aos Galaxy Buds. O fone veio com defeito de fabricação e a assistência técnico simplesmente trocou UM fone defeituoso por outro, uma solução que nunca funcionaria, visto que eles estariam dessincronizados. Testei e não funcionou, devolvi à assistência que tentou novamente a troca, mas dessa vez, passaram-se 30 dias e não me retornaram contato. Imediatamente acionei o Decon, que entrou em contato comigo pra recolher detalhes e, em seguida com a Samsung. No fim, a Samsung me ligou dizendo que iria me enviar novos Buds com Nota Fiscal e nova garantia. Foram dois, quase três meses de discussão e um stress que não imaginava que iria passar quando comprei os Buds. Espero que você consiga resolver seu problema. Acredito que reclamando ao PROCON, a situação vai se tornar favorável a você. Boa sorte!
dhmcampos
Active Level 1
Galaxy Note
Muito obrigado pela dica, fico triste que tenha gente aparecendo aqui e dizendo que não seria o canal apropriado, como se já não tivesse feito o possível para resolver esse problema direto com eles, estou vendo que vou ter que acionar o Procon mesmo. Vou tentar todos o canais e se continuar nesse descaso eu vou mesmo é para o Juizado Especial pedir a reparação dos danos materias e morais, não podemos deixar eles fazerem o que quiserem dessa forma.
Fabgol
Beginner Level 4
Galaxy Note
Olá, adquiri meu S10+ no exato período que o seu e o tenho a quase o mesmo tempo. sempre mão cuidado, nunca teve qq colisão e simplesmente , ontem , do nada a tela ficou exatamente igual a sua. Estou realizando os trâmites protocolares de contato com a Samsung e tudo mais. Me disseram pra encaminhar para a assistência, mas pelo que tenho lido e visto vai cair no mesmo caso que o seu. O absurdo do desrespeito de uma marca como a Samsung com seu consumidor exatamente pelos motivos que vc mencionou, por já se conhecer o vício. Chega a parecer uma Enganação vender o produto sabendo e em pouco tempo o problema já conhecido vai acontecer.
b
Bom, gostaria de perguntar , vc como advogado, quais os caminhos devo seguir, provas, o que solicitar e a quem, enfim. Como você falou , isso não pode ficar assim, pois se deixarmos, sempre isso vai imperar. As grandes marcas de automóveis ao um mínimo sinal de defeito já chama seus consumidores para recall. Mas estamos vendo um descaso total na parte de celulares e eletrônicos no Brasil.
Assim como você quero ir até o fim no meu direito. Danos morais , materiais. Se puder me ajudar
abraço
dhmcampos
Active Level 1
Galaxy Note
Olá Fabgol, uma pena realmente ter que ouvir isso... Os próximos passos agora são enviar para a assistência e aguardar o retorno deles, com a negativa você poderá acionar o Procon e não havendo uma solução partir para a justiça. Você pode ingressar com uma ação no Juizado Especial Cível (pequenas causas), para ingressar basta entrar com uma peticão e pagar as taxas processuais (ou pedir justiça gratuita), você pode fazer tudo isso sozinho sem precisar de um advogado e tem bastante material na internet para ajudar com a petição. Na justiça, além dos danos materiais é possível pedir também os danos morais por toda a dor de cabeça sofrida. Espero ter ajudado, abraços!
Moderador_Pedro
Moderator
Moderator
Opções
Galaxy Note

Olá, Fabgol! Dá uma olhadinha na minha resposta anterior, aqui na publicação, tudo bem? 

0 Kudos
ismaeleduarte
Active Level 6
Galaxy Note
A Samsung reparou meu Samsung Galaxy S9+ como cortesia depois de gritar e espernear. O que surtiu efeito mesmo foi uma denuncia que fiz ao Jornal Folha de São Paulo (defesa.agora@grupofolha.com.br).

Screenshot_20210216-080632_WhatsApp_1739.jpg