Tópico original:

Dica: Usando o modo Pro da câmera.

(Tópico criado em: 08-23-2020 06:37 PM)
2389 Exibições
VisintSs
Expert Level 5
Opções
Galaxy S
O modo Pro das câmeras oferece opções mais avançadas como equilíbrio de cores, ISO, abertura de diafragma, entre outros.

Algumas opções podem variar de dispositivo para dispositivo, sendo que dispositivos intermediários e de entrada possuem controles de ISO, Exposição entre outros. 

Já os modelos topo de linha dispõem, além dessas opções, o controle de exposição, temperatura da foto, controle na abertura do diafragma da lente(alguns modelos) e controles gerais, como de saturação, brilho, sombra, contraste e etc.

Essas opções se localizam na parte inferior.

É fácil... Abra a Câmera e Deslize na parte inferior até achar o modo Pro. 

image

CONFIGURAÇÕES DO APLICATIVO: 
Aqui você poderá alterar o próprio aplicativo, podendo acrescentar opções te ajude a tirar determinada foto, como utilizar algum atalho no botão de volume, dentre outras funcionalidades, aqui vc pode explorar e descobrir recursos que irão te ajudar.

¶¶ FLASH: 
É uma opção legal para obter luz no objeto a ser fotografado, sendo melhor utilizado a noite, mas, o uso do flash resulta em luz no objeto a ser fotografado e escuridão no segundo plano, então tem que usar de maneira correta. Mesmo sendo uma opção legal, o melhor é evitar seu uso, recorrendo a ele se funções de Iso e exposição não forem suficientes para obter claridade na foto.

¶¶¶ TEMPORIZADOR: 
Uma opção muito útil para fotos com longa exposição, já que evita que a câmera trema no início da foto, já que quando vc clica no botão do obturador o dispositivo tende a balançar, mesmo estando num tripé.

¶¶¶¶ PROPORÇÃO: 
Esta define qual será o tamanho da sua foto, sendo a opção de 3:4 a opção que extrai todo o potencial do sensor, ou seja, ela tira uma foto com o máximo é Megapixel que o sensor da câmera tem. As proporções disponíveis além desta são: 1:1(quadrada) 9:16(proporção comum de vídeos) e Full(proporção a tela do dispositivo). As proporções variam de acordo com o que vc quer fotografar, na maior parte das vezes fotografar em 3:4 é recomendado, pois vc pode fazer um corte na imagem sem ter muita perda de qualidade.

¶¶¶¶¶ MODO DE MEDIÇÃO DE LUZ: 
Essa será responsável por indicar como está a luz de acordo com o que vc escolher, tendo as opções de Centro Ponderado, Matriz e Pontual. A medição será indicada na compensação de exposição, sendo números positivos maior claridade e negativos menor claridade. 

Desmembrando :

° CENTRO PONDERADO

Nesse tipo de medição, a exposição é medida exatamente no centro da área captada pela lente. Com isso, ela entende que no centro da cena a exposição está correta e pode expor menos ou mais luz nas outras regiões da imagem. É ideal para fotografar retratos ou objetos em destaque, pois geralmente é onde está a pessoa ou o objeto a ser fotografado. Em sua câmera, você pode selecionar a medição ponderada ao centro clicando em no ícone correpondente.


°° MATRIZ

Selecionando esse modo de medição, obtém – se uma área maior do que a medição pontual, mais ou menos de 10 a 15% do total enquadrado na câmera. É um tipo de medição encontrado, em sua maioria, nas câmeras da marca Canon.


Sua utilidade é para fotografar grandes grupos de pessoas, quando o assunto é maior do que a área central da foto. Por isso, não deve – se focar apenas uma ou duas pessoas, deixando as outras em áreas onde a condição de luz não é a ideal

°°° PONTUAL 
Com essa medição, a área considerada é apenas uma pequena parte do cenário, no centro da imagem. Então, nesse ponto a luz é considerada ideal, mas em todos os outros pontos da cena podem ocorrem subexposições ou superexposições de luz. Procure em sua câmera esse ajuste principalmente quando quiser fotografar a lua, por exemplo.
---------------------------
image


¶ O ISO: é a sensibilidade da câmera à luz. Deve ser ajustado de acordo com a luz ambiente.Quanto menor o número, menor é a sensibilidade do sensor e, por isso, será necessária quantidade maior de luz para a foto. Então, ao aumentar o ISO em um ambiente de pouca luz, essa quantidade necessária para uma foto clara diminui.

image

¶¶ O Balanço de Branco (WB): serve para deixar as cores da foto mais naturais.
Para ajustar, deslize para a esquerda ou para a direita até que as cores da foto fiquem mais naturais.
No modo automático, a própria câmera reconhece a luz ambiente e ajusta as cores da foto.

image

¶¶¶ Compensação de exposição (+, -) : Isso irá determinar a claridade da sua foto, sendo os números positivos a representação de maior claridade e números negativos menor claridade. Na prática é isso msm rsrs, mas por exemplo, ao fotografar a lua, vc quer capturar os detalhes de sombras, ent o ideal é diminuir a claridade, ou seja, compensar a exposição negativamente. O número que ele apresenta é uma importante indicação para vc saber como será a sua foto.

image

Vale lembrar que o menu da câmera é do celular A8 Plus 2018, pode ser que no seu se for mais moderno tenha outras ícones na tela. Então não estranhe se não visualizá-los aqui. Depois disso tudo tirei uma foto aqui:

- Modo: Pro
- Celular : Samsung A8 Plus 2018. 
- Flash: Sem. 
- Proporção: 3:4. 
- Medição de Luz: Pontual. 
- ISO: 100. 
- WB: Luz do dia (5500K). 
- (+,-): +0,5. 

image

É isso... Espero que gostem! 🤝 🤝 🤝 😎.



17 Comentários
Galaxy S
Dica nunca use o flash isso normalmente acaba com a foto, coloque uma lanterna ou até outro smartphone para iluminar,.
VisintSs
Expert Level 5
Galaxy S
Sim, coloquei no post. Flash só em último caso.
Galaxy S
otimas dicas
VisintSs
Expert Level 5
Galaxy S
Obrigado Eduardo. 🤝🤝
RATTES
Expert Level 5
Galaxy S
Que matéria Top VisintSs. Parabéns pela matéria. 😎👌🏽🚀
VisintSs
Expert Level 5
Galaxy S
Obrigado Rattes!!! Em breve postarei mais.
RATTES
Expert Level 5
Galaxy S
Matérias assim fazem a diferença na comunidade.
0 Kudos
Moderadora_Camila
Moderator
Moderator
Opções
Galaxy S

Muito bom, VisintSs😉

VisintSs
Expert Level 5
Galaxy S
Obrigado Moderadora Camila!! 🤝 🤝 😎😉