Tópico original:

Formatar o celular depois de um update, faz sentido?

(Tópico criado em: 01-22-2024 08:29 AM)
1905 Exibições
MadMota
Active Level 1
Opções
Galaxy S

Muitos afirmam que o celular deve ser formatado depois de uma grande atualização, alegando que existem "arquivos da versão anterior" que deixariam o celular instável.

Como programador, critico muito essa informação.

Primeiro, vamos assumir que dados da versão anterior do sistema não foram limpos (e que a samsung não rodaria um script simples depois de cada atualização para otimizar o sistema, deixando-o mais lento e menos atraente).
Neste caso, o sistema utilizará e referenciará apenas os "novos dados", sem sequer utilizar os dados antigos. Se essa teoria estiver correta, talvez a quantidade de memória utilizada (armazenamento) seja um pouco maior, mas como exatamente, o uso maior de armazenamento deixaria o telefone lento? (*assumindo, é claro que exista espaço disponível de qualquer jeito)

Existe alguma base técnica para essa afirmação, ou posso seguir minha vida normalmente depois de atualizar para One UI 6?

12 Comentários
Pigarrinho
Expert Level 3
Galaxy S
Concordo com você mas na prática algumas vezes pra mim foi diferente.

Após algumas atualizacões grandes alguns aparelhos meus sempre davam problemas (engasgos, aquecimento etc) aí eu vou lá e baixo a rom e coloco via odin e magicamente desaparece mesmo mantendo o uso e apps igual antes.

É meio difícil explicar isso, então toda atualização grande sei que da trabalho mas eu baixo a FW e depois coloca ela por inteiro.
0 Kudos
rafaelnfontoura
Active Level 7
Galaxy S
Mas vc passa ela pelo Odin mantendo os dados ou resetando?
0 Kudos
Pigarrinho
Expert Level 3
Galaxy S
Tudo novo, sem backup algum.

Problema são os tokens do banco mas de resto acho tranquilo.

Consigo reconfigurar tudo em um dia kkkkkkkkk
0 Kudos
Brandon-A154G
Expert Level 3
Galaxy S
Eu só faço backup antes de atualizar para umA nova versão do Android Nunca formatei por que meu celular nunca deu problema nem todos os celulares dão problema amigão
Ricky25
Active Level 9
Galaxy S
Eu idem.
0 Kudos
Frankmann
Active Level 10
Galaxy S
Como programador, você deve ter conhecimento de como funciona o sistema de atualizações dos sistemas operacionais Windows ou Linux, eu suponho.
Eu sou usuários dos dois sistemas. Uso o Windows 11 e o Manjaro, antes usava o Arch.

Quando eu atualizo os dois sistemas ( grandes atualizações apenas) eu formato a máquina.
Justamente porque sempre ficam arquivos órfãos ou conflitantes que acarretam em algum malfuncionamento do sistema.
Eu opto por formatar porque eu não tenho tempo nem paciência de ficar procurando solução para problemas do dia-a-dia originados por motivos banais.
Alguns reclamam que o Windows é ruim, outros não usam o Linux porque da muitos problemas difíceis de arrumar. Nunca passei por isso porque sempre atuo na antecipação dos problemas. Não espero eles ocorrerem para eu correr no site da fabricante reclamando da má qualidade de seus produtos.

Pois bem, o Android é Linux. E, a premissa é que a forma de funcionamento e integração de seus componentes são as mesmas. Logo, seus problemas são gerados (e solucionados) da mesmas maneiras: 1. vc espera a empresa liberar uma atualização que arrume bugs bobos que muitas vezes se resolvem apenas limpando o cache de um programa, reinstalando-o ou resetando o sistema; ou 2, vc age na manutenção preventiva.

Eu prefiro agir preventivamente. E nunca tive esses bug narrados no fórum. Só tenho conhecimento desses problemas através do celular da minha filha e namorada que odeiam formatar seus dispositivos.

MadMota
Active Level 1
Galaxy S

É um ponto de vista interessante. Realmente podem acontecer conflitos de arquivos atualizados com os antigos.

No Windows, quando algum arquivo da pasta System32 é atualizado por exemplo, o sistema operacional passa a referenciar a biblioteca/arquivo de configuração novo, e o antigo poderia permanecer lá?

A diferença de uma atualização para (re)instalação no caso seria que no processo de atualização podem ser mantidos arquivos e bibliotecas antigos que por algum motivo não foram substituídos/excluídos no processo?

Pergunto porque não conheço muito bem o processo de atualização de sistema operacionais, trabalho mais com desenvolvimento software. E no caso de programas/jogos, geralmente não se precisa reinstalá-los para manter a otimização deles.

0 Kudos
Frankmann
Active Level 10
Galaxy S
O problema a meu ver não são os programas ou jogos em si, mas a incapacidade do proprio sistema em apagar cada bit de instalação.
Portanto, o problema na primeira pergunta não é tão superficial de apenas o arquivo ser duplicado na pasta System32. Quando me refiro a arquivos órfãos estou generalizando e englobando desde dependências que um programa tem com outros para funcionar (como por exemplo o direct x no Windows) até arquivos danificados durante a atualização.

Existem apenas dois métodos de atualização: primeiro, por substituição onde os arquivos sao gravdos sobre o anterioir; e, segundo, por desinstalação onde os arquivos são removidos antes de serem instalados a nova versão. Em ambos, os casos pode ocorrer algum problema no processo e um ou outro arquivo não ser apagado( porque o antivírus naquele momento estava acessando aquele arquivo, por exemplo); ou, ainda, pode ocorrer algum dano em algum arquivo que está sendo transferido e instalados no dispositivos.

Ja aconteceu de eu ter que reinstalar mais de 2 ou 3 vezes um programa ou jogo no computador para ele poder funcionar.
No linux, tem até uma opção no gerenciador de programas para limpar arquivos órfãos e dependências não usadas. É importante limpar porque muita informação fica armazenada em cache para manter bom desempenho no dia-a-dia.

Quando há uma atualização grande, que na verdade é um upgrade, ainda temos o problema que os apps ainda podem não 100% compatíveis. Isso vale para qualquer sistema operacional.
O Bug do áudio do WhatsApp no recente Android 14, por exemplo. Alguns usuários narraram que o problema sumiu com um atualização do próprio App.

No Android está a mercê de acontecer mesma coisa.
A Samsung, umas da melhores no quesito otimização do sistema Android, tem o competentissimo Device Care, que identifica queda no desempenho do dispositivo e o otimiza reiniciando-o.
Mas ele não limpa a partição cachê e não não procura por refugos. Mas porque isso requer ação mais profunda, e esse nao é o escopo dessa função.
0 Kudos
wtonfers
Expert Level 1
Galaxy S
Falou tudo. Não entendi o autor do post encarar a ação como uma teoria. Sigo sem problemas, com as pessoas que eu orientei também sem problemas